Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A PROTEÇÃO, A MISERICÓRDIA E OS JUÍZOS DIVINOS


LIÇÃO 08 - A PROTEÇÃO, A MISERICÓRDIA E OS JUÍZOS DIVINOS
20 DE MAIO DE 2012



TEXTO ÁUREO
“Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Ap 14.7

VERDADE APLICADA
Hoje, mais do que em todas as gerações passadas, precisamos pregar o Evangelho.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que aquele que tiver a marca do caráter de Cristo herdará o novo céu e a nova terra;
Exibir a perfeita unidade entre o Apocalipse e as profecias do Antigo Testamento;
Estimular a igreja a pregação ousada dos juízos contidos no Evangelho Eterno.

GLOSSÁRIO
Tendência: propensão, inclinação e disposição;
Distinção: diferença, ou efeito de distinguir; e
Impenitentes: obstinado no erro, ou no crime.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Mt 7.13-14
  • Terça feira: Hb 4.1-3
  • Quarta feira: Mq 4.1-3
  • Quinta feira:  Am 9 11-12
  • Sexta feira: Ef 4.11-13
  • Sábado: Jr 5.02


INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 14.1-13, Jesus mostra o destino dos selados e o ministério deles. Informa que eles são primícias para Deus e para o Cordeiro. Encoraja os judeus a permanecerem firmes no propósito de seguir a Cristo, pois os que receberem o selo de proteção sofrerão angústias indizíveis, mas sobreviverão a elas e seguirão o Cordeiro para onde quer que Ele vá. Informa, também, que não executará os últimos juízos antes que o Evangelho Eterno seja pregado a todos os habitantes da Terra para adverti-los quanto ao fim dos que seguirem a Besta e aceitarem sua proteção.

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A tendência geral entre os intérpretes é evitar explicar a preferência de Deus a Israel e por Sião, atribuindo significado simbólico a Apocalipse 14.1, porém isso não é necessário, pois os pensamentos de Deus são superiores aos nossos (Is 55.8,9; Jr 29.11). Portanto, podemos confiar que Deus, por razões próprias de Sua soberania e conhecimento ilimitado, elegeu a Israel para seu povo na Terra e a Sião para sede de Seu governo físico no Planeta. Além do que, o texto não trata propriamente de eleição, mas da harmonia entre Céu e Terra. Vejamos:


1.1. Uma festa no céu (Ap 14.2)
O Cordeiro e os selados estão sobre o Monte Sião e do céu se ouve a voz de um grande coral acompanhado de uma orquestra de harpistas. As vozes são tão jubilosas que parecem com o rebentar de muitas águas e com o ribombar de um grande trovão. São as celebrações da redenção. Finalmente a "vontade de Deus será feita na Terra como no Céu" (Mt 6.10). O Cordeiro resgatou a Terra e sobre ela reinará para sempre (Zc 14.9).

1.2. A mesma festa na Terra (Ap 14.2,3)
o pecado quebrou a harmonia entre Terra e Céu. Por sua morte na cruz, Jesus edificou a Igreja e deu a ela condições e autoridade para comunicar-se com o Céu (Mt 18.18; Jo 15.7).  Mas esta comunicação seria feita em meio a grandes tentações (Mt 4,3) e exaustivas batalhas espirituais (Ef 6.12). Por isso, diz Paulo: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus" (Ef 6.11). Mas, quando se cumprir Apocalipse 11.15 e 12.8, Satanás será destronado e não mais haverá interferência entre o Céu e Terra. Haverá livre comunicação e perfeita harmonia.

1.3. O perfil do povo de Deus
O perfil dos fiéis (Igreja) no Céu se harmoniza com o perfil dos fiéis na terra (selados). O caráter dos santos que habitam no céu é demonstrado pelas roupas que receberam (Ap·6.11;  7.9; 19.8). Os israelitas cujas vidas serão guardadas da Besta e aparecem aqui seguindo o Cordeiro (Ap 7.3 e 14.1). O termo virgens indica um sentido espiritual. Eles permaneceram "puros", recusando-se a se conformar com o sistema mundial ímpio. São preservados por um ato soberano de Deus (Ap 7.3). Deus conhece a cada um de nós, é capaz de suspender o juízo para que não sejamos contados com os ímpios, Ele fez isso nos dias de Enoque, nos dias de Ló, nos dias de Noé. Fará antes e durante a tribulação. Ele tem compromisso com quem tem compromisso com Ele (lSm 2.30).
Como aplicação prática, aprendemos neste texto dos mártires pedindo a justiça de Deus aos seus inimigos, que é precioso ser pacientePorque Senhor tem demonstrado que sempre age de acordo com seu próprio cronograma, a sua eficaz justiça é uma de suas preciosas promessas. Entretanto, nenhum sofrimento por amor ao Reino de Deus terá sido em vão.


2. DISTINGUINDO ENTRE MÁRTIRES E SELADOS
Ainda não ficou esclarecido se a multidão dos mártires (Ap 7.9-14) fala de um grupo de salvos e os selados de outro agrupamento de remidos ou se ambos tratam do mesmo grupo de salvos, apenas designados por nomes diferentes. Entendemos que se trata de grupos distintos de remidos. Vamos às razões para esta conclusão

2.1. O texto
Em Apocalipse 14.1 João viu os cento e quarenta e quatro mil no Monte Sião. Ao mesmo tempo ele viu uma grande multidão de salvos vindo da terra (Ap 7.9). São realmente dois grupos: "os selados, das tribos de Israel, chamados de primícias (Ap 14.4)e os gentios. O texto que eles eram:
l)  uma grande multidão, que ninguém podia contar;
2) eram de todas as naçõestribospovos e línguas;
3) trajavam vestes brancas;
4) lavaram suas vestes e branquearam no sangue do cordeiro e vieram da grande tribulação (Ap 7. 9,13.14).

2.2. O contexto
Em Apocalipse 15.2vemos os que saíram vitoriosos da besta em pé junto ao mar de vidroComparando com Apocalipse 4.6."mar de vidroespelha a divina beleza de Deus e Sua transparência. Eles cantavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro (Ap 15.2). Fala da unidade essencial da Antiga e da Nova dispensação. Apresenta uma redenção que não conhece os limites de tempode espaço e de raça. Observe que mais uma vezantes de iniciar o juízooutro grupo de salvos chega da Tribulação(Ap 15.4).

2.3. O motivo da selagem dos israelitas
O fato de serem selados por Deus não significa que estejam protegidos da morte nem do martírio resultante da perseguição de Satanás. No capitulo 13.7,15 e 16, o Anticristo espalha terrorperseguição e mortetanto aos santos quanto aos que não o adorem. O capitulo 14.1, apresenta eles no céu perto do Cordeiro, e o versículo 4 apresenta a maneira "foram comprados da terra". O motivo as selagem é claro "Foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro(Ap 14.4b)São as "primíciasindicando que muitos outros se salvarão. Logo depois destas coisas (Ap 7.9).
Apesar de todo o cenário catastrófico que o Livro do Apocalipse desenha na mente de todonós, é fundamental! Explicar aos alunos que nenhum crente verdadeiro deve se preocupar de qual grupo de remidos irá fazer partePorque Deus inclui e protege a cada um de seus filhos com o amor de Pai eternoE nos fater a segurança de que temos um lugar para sempre em sua presença (Jo 14.1-3; 14.27; 16.22,23; 13.33,3614.18,28; 12.261Ts 4.16).

3. 144.000 SELADOS
Neste tópico, deter-nos-emos sobre os cento e quarenta e quatro mil selados, visto que a presença deles no Apocalipse desperta calorosas polêmicas. Inicialmente, é importante destacar que eles são reais, embora o número seja um número perfeito e completo de mil dúzias de dúzias. Neste caso, simboliza os crentes judeus fiéis na terra, que permanecem firmes no meio da calorosa perseguição do Anticristo, pois não se curvaram diante de suas ordens demoníacas. No entanto, para outros teólogos que não fazem distinção entre Igreja e Israel, a multidão e os 144.000 são um mesmo povo, pois eles acreditam que a Igreja no Novo Testamento é o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6.16).

3.1. O selo de Deus
Entendemos que o selo dDeus sobre ugrupo disraelitas é literal e nãsimbólicoTrata-se dmesmo selo do Espíritono quatodoos salvos são selados para o Dia da Redenção: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção". (Ef 4.30). A diferença é que em nós o selo já foi posto e nos protegerádesde agoraaté que atravessemos em segurança as regiões celestiais ao encontro de Cristonos israelitasporém, será colocado depois do arrebatamento da Igrejae será proteção para
seus corpos físicos e o salvo conduto deles nos domínios da Besta: 
"E foi-lhes dito que
não fizessem dano à erva da terra
nem a verdura algumanem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus"(Ap 9.4b).

3.2. A virgindade dos selados (Ap 14.4)
A primeira maneira de interpretar este ponto é analisando o sentido literal do texto “Não estão contaminados por mulheres, porque são virgens”, esta é uma das razões que os faz primícias à semelhança de Cristo as primícias dos que dormem (1 Co 15.20). A segunda maneira de interpretar é o sentido espiritual (Mt 24.1). "São virgens". Em contraste com a igreja apóstata: "E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu! Caiu Babilônia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição"! (Ap 14.8), que espiritualmente era uma prostituta (Ap 17.1). Significa que não foram desviados da fidelidade ao Senhor, conservando em si mesmos o amor virginal (2Co 11.2; Ef 5. 25-27; Ap 2.4) .

3.3. O caráter irrepreensível dos selados
Os profetas do Antigo Testamento apontam para um tempo em que as sociedades
ímpias serão eliminadas da terra 
(Is 34.2.3) e, os pecadores israelitas serão mortos (Am  9.10). Das nações sobrarão os mansos que observarem os juízos de Deus e buscarem a
Sua justiça (Sf 2.3)
Elas adorarão a Deus em Jerusalém (Zc 14,16). Dos judeus ficará
somente um remanescente humilde e pobre que confiará no Senhor (Sf 3.12)
Este terá
o mesmo perfil dos remidos do Apocalipse (Sf 3.13). As profecias que indicam uma terra 
literalocupada por nações literais e que literalmente terão Jerusalém como centro
político-religioso ainda aguardam cumprimento
.


Depois de se deleitar com a revelação da vitória dos fiéisJoão ouve anunciar os últimos
juí
zos de Deus sobre a terra (Ap 14.6-13)Será feita durante todo tempo entre arrebatamento a Manifestação de Jesus em glóriaPor esta pregaçãoos salvos se multiplicarão sobre a terra, mesmo em face da perseguição do anticristoSerá último apelo do Deus misericordioso aos homens. A poderosa mensagem de salvação trará tão grande convicção que se cumprirá cabalmente a palavras proferidas por Jesus "qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará (Mc 8.35bAp 6.9Ap 20.4).

CONCLUSÃO
Ao estudar esta lição, você pôde observar a providência amorosa de Deus para com Israel, para com a humanidade e para com o Planeta. E viu também que sua justiça e santidade não são limitadas por seu amor e paciência. No tempo oportuno, os pecadores impenitentes serão julgados e para sempre castigados junto com o líder e protetor deles Satanás. Portanto, “se hoje ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureçais o vosso coração”.

QUESTIONÁRIO

1. O que João ouviu quando observava o Cordeiro e os remidos no Monte Sião?
RA voz de um grande cora! acompanhado de uma orquestra de harpistas.
2. Como fica demonstrado o caráter dos santos que habitam o céu?
RPelas roupas brancas de Linho fino que receberam.

3. Quem foram os que saíram vitoriosos da Besta?
RAqueles que foram selados.

4. Quando os israelitas servos de Deus serão selados?
RDepois do arrebatamento da igreja.

5. O que representa antiga Babilônia?
RA sociedade ímpia unificada organizada contra Deus desde os tempos da torre de Babel.




Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário