Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS


LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS
27 DE MAIO DE 2012


TEXTO ÁUREO
“E vi outro grande e admirável sinal no céu Sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus”. Ap 15.1

VERDADE APLICADA
Só entenderemos as maravilhosas implicações de pertencer à Igreja, quando formos arrebatados para estar para sempre com o Senhor.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Exaltar a importância da igreja e o privilégio incomparável de pertencer a ela;
Enfatizar que estaremos prontos para julgar o mundo quando amarmos justiça e a santidade; e;
Deixar claro que só serão julgados por Deus aqueles que se recusarem a sofrer a disciplina do Senhor.

GLOSSÁRIO
Vindima: colheita de uvas
Impraticável: que não se pode por em prática, inexequível; e;
Recrudescimento: aumentar, recrescer.

HINOS SUGERIDOS:
514, 525, 421

TEXTOS DE REFERÊNCIA:

Ap 15.5, - E, depois disto, olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu.
Ap 15.6 - E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos com cinto de ouro pelo peito.
Ap 16.1 - E ouvi vinda do templo, uma forte voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
Ap 16.7 - E ouvi outro do altar que dizia: Na verdade, ó Senhor, Deus Todo Poderoso, verdadeiros e justos são os Teus juízos.
Ap 16.17 - E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do Templo do céu, do Trono, dizendo: Está feito.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 14.14-20
  • Terça feira: Ap 15.2-4
  • Quarta feira: Ap 16.2-6
  • Quinta feira: Ap 16.8-11
  • Sexta feira: Ap 16.12-16
  • Sábado: Ap 16.17-21

INTRODUÇÃO
Você estudou na lição anterior que a pregação do Evangelho Eterno será, ao mesmo tempo, apelo à conversão, anúncio da destruição da sociedade fundada na injustiça e na soberba humana e aviso quanto ao destino último da Besta e de seus adoradores. Cumpridas estas etapas o julgamento divino sobre a terra e seus habitantes será concluído e as últimas sentenças serão executadas “porque nelas é consumada a ira de Deus”.

1. CURIOSIDADES INICIAIS
A seção intitulada “A ceifa e a vindima” (Ap 14.14-20) faz parte dos preparativos para o derramamento das últimas pragas da ira de Deus, por isso, foi incluída nesta lição. Nela aparecem quatro anjos que somados aos três de Apocalipse 14.6-13 perfazem um total de sete. Pelas suas características parecem apontar para os anjos das trombetas em Apocalipse 8.2, e para os que derramarão os sete cálices do furor de Deus sobre a Terra. 

1.1. O anjo de coroa na cabeça e foice na mão
Apocalipse 14.14 e Daniel 7.13 indicam que esse anjo é o Senhor. Esse alguém como "filho do homem" é uma figura de Cristo, que está pronto para lançar a foice do julgamento, em um mundo já amadurecido pela maldade e perversidade. É bom observar que o anjo não dá ordem ao que está assentado, ele dama, como alguém que sabe o momento de agir. O versículo 17 deixa claro que o que executa não é o que está assentado, é "outro anjo", o que fica bem claro no texto é que o anjo do versículo 14 é o próprio Senhor Jesus.

Muitos eruditos acreditam que, nesta época, o Senhor levantará um grupo de pregadores que com grande poder darão seu testemunho. Quando Jesus estava entre os homens designou um grupo de pregadores e ordenou-lhes que pregassem, "primeiro as ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10. 5-7). O texto nos indica que são anjos, mas a maneira como se apresentarão aos homens não nos e revelada. Sabemos que por força de sua aliança com Abraão, Deus sempre se manifesta de forma visível a Israel (Dt 4. 31- 34). Deus diz mais: 'Jl ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus, nenhum outro há, senão Ele (Dt 4.35). Este é o grande segredo de Israel: o que esse povo vê do Senhor, é o que o levará a conversão. O Senhor Jesus também disse: “Se faço, e não me credes, crede nas obras (Jo 10.38)”.

1.2. A colheita final
O julgamento final acontecerá 'em dois tempos: primeiro serão recolhidos os servos de Deus, representados na lavoura de trigo madura (Ap 14.15); depois, serão condenados os demais habitantes da terra, os adoradores da Besta, representados pela vinha madura: os cachos de uvas serão colhidos e lançados no lagar da ira de Deus (Ap 14.19), "mas o trigo, ajuntai-o no Meu celeiro" (Mt 13.30).

1.3. Os três anjos e a proclamação dos juízos (Ap 14. 6-13).
Observamos mais uma vez outro vislumbre da graça divina, um último alerta, um último
escape. Deus nunca se deixou a si mesmo sem testemunho. Antes de sua manifestação como o Messias de Israel, enviou João Batista (Mt 3.1). Observando o Apocalipse vemos que Deus
t
em pausado juízos para aplicar Sua benigna misericórdia. Agora, os anjos saem antes que as sete últimas taças sejam lançadas na terra. O objetivo da mensagem é que toda tribo, língua e nação tema ao Senhor e lhe dê glória, porque vinda é a hora do juízo (Ap 14. 6.7). Na sequência, o segundo anjo traz a revelação antecipada da queda de Babilônia (a igreja falsa
mundial
), e o terceiro avisa que os que forem selados pela besta estarão perdidos para sempre (Ap 14. 8-11). A conclusão da mensagem é paciência, morte e bem-aventurança (Ap 14.12,13). Neste tempo não haverá a frase "sou evangélico", como muitos apenas a declaram sem ter nada haver com Cristo. Neste tempo, ser cristão não será status, será renunciar a própria vida.
Apocalipse 14.15 informa-nos que é chegado o tempo da colheita. O termo grego para maduro é o verbo "zeraino". Nos dias de Jesus na terra, já havia chegado o "tempo", mas faltava a "hora".  Em seus dias, os campos estavam apenas brancos para a ceifa (Mt 4.36). Agora, será lançada a foice, pois a seara já está madura (Ap 14.15b).

2. OS ANJOS DAS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS
O capítulo 15 relata a detalhada preparação para o julgamento final. “E os sete anjos... saíram do templo” (Ap 15.6). O juízo provém do mesmo templo celestial. Os anjos saem não como servos ou mensageiros, mas como administradores reais do juízo, cingidos à altura do peito com cintos de ouro. A ira de Deus é repartida entre os sete anjos por um dos seres viventes e estará contida em sete taças de ouro.

2.1. Eles saíram do Templo no Céu (Ap 15.5,6)
No presente texto, "o templo" que João viu se "abrir" não foi na terra, mas no céu. O apóstolo contemplou o interior do "lugar" do testemunho de Deus. Os judeus criam que as coisas terrenas eram figuras das coisas celestiais (Hb 8.5; 9.23), de maneira que o templo terrestre era apenas uma cópia do celestial (Ap 3.12; 7.15; 11.19; 14.15). A grande lição que aprendemos aqui é que do templo procede à justiça e, sendo a igreja uma cópia do templo celeste, devemos estar prontos para combater a toda sorte de injustiças através de nossos agentes.
O comentário da Bíblia Pentecostal destaca o texto de Mateus 5.6 como um dos mais importantes versículos do Sermão do Monte. Porque à desejo por justiça é condição fundamental para uma vida de santidade. Tal fome é percebida no maior líder que a nação de Israel já teve Moisés (Ex 33.13,18). Na verdade, o estado espiritual do cristão durante toda a sua vida não somente dependerá da Palavra de Deus, Sua presença e sua volta, mas também de ter fome e sede de justiça (Dt 4.29; Sl11 9; 2Tm 4.8; Mt 5.6).


2.2. Eles estão vestidos de linho puro
Observemos que os trajes dos anjos, no presente texto, são semelhantes aos trajes de Cristo descritos no capítulo 1.13. Eles simbolizam a "dignidade e o "elevado ofício". O linho puro aponta para a justiça dos santos, roupagem que a noiva de Cristo vestirá (Ap 19.8). Temos nesta comparação um vislumbre do futuro. Seremos semelhantes a Cristo, que por sua vez está trajado como os anjos (lJo 3.18).

2.3. Peito cingido com cinto de ouro
Em Isaías 15.11 está escrito: "E a justiça será o cinto dos seus lombos". Estas vestes e
cintos só eram usados pelos sacerdotes e juízes da Alta Corte. No
caso dos Anjos nesta seção, refere-se à função de "juízes'" por eles desempenhada. Os sete magistrados da Suprema Corte estavam cingidos com cinto de ouro e a mesma coisa é dita acerca de Cristo (Ap 1.13). Eles eram uma comissão proveniente dos mais elevados céus. Seus trajes simbolizam poder, dignidade, retidão e verdade (Is 22.21; Ef 6.14).


3. OS ALVOS DAS QUATRO PRIMEIRAS TAÇAS
No capítulo 16, à semelhança das pragas derramadas sobre o Egito, os sete anjos recebem ordem para despejar suas taças sobre a terra. Será o julgamento definitivo anunciado pela proclamação do Evangelho Eterno. Será também a última etapa do resgate do povo de Deus dos domínios do ‘iníquo’ e da purificação do planeta. Um processo parecido com a colheita e o preparo do solo para um novo plantio. Depois virá o Milênio.

3.1. O solo
O primeiro anjo despejará sua taça sobre a terra e atingirá todas as pessoas que trouxerem em seus corpos a marca da Besta. Os adoradores da Besta adoecerão de umas chagas malignas e dolorosas, semelhantes a úlceras (Ap 16.2; Zc 14.12,13). Será o complemento da primeira trombeta (Ap 8.7), quando somente a' vegetação for atingida. Os servos de Deus nada sofrerão desta e das outras pragas, porque os que não tiverem morri do pelas mãos da Besta (Ap 13.7), gozarão da proteção especial do selo de Deus.

3.2.  As águas
O segundo e o terceiro anjo derramarão as suas taças sobre as águas. O primeiro, no mar, ou seja, em todas as águas que separam os continentes. Morrerão todos os seres que habitam nas
águas
, que se tornará em sangue (Ap 16.3). A navegação se tornará impraticável. O segundo derramará sobre as águas potáveis que, feitas sangue serão dadas a beber aos assassinos
dos santos e profetas
(Ap 16.6). Estas duas pragas completam os julgamentos iniciados pelos
toques da segunda e da terceira trombeta (Ap 8.8-11)
.

3.3. O sol
O quarto anjo despejará sua taça sobre o sol que emitirá muito mais calor do que o habitual (Ap 16.8). Essa praga é o fechamento dos juízos começados em Apocalipse 8.12 e exibirá de uma vez por todas o caráter dos ímpios. Debaixo do excessivo calor solar blasfemarão de Deus (Ap 16.9). É o recrudescimento da criatura contra o Criador, que já foi mostrado em Apocalipse 9.20. Assim, vemos que quando o homem rejeita a graciosa salvação em Jesus, traça, ele mesmo, o seu próprio destino: A primeira morte e a segunda (Ap 19.21), que é o lago de fogo (Ap 20.15).
As trevas derramadas sobre o trono e o reino da Besta é que causarão os ciúmes e as rivalidades dos dez reis que aborrecerão a meretriz (Ap 17.16). A destruição dela. Anunciada, ai é a mesma da consumação de Apocalipse 16.19. A confusão será tal que destruirão a única coisa que os separa da destruição: A imponência de Babilônia e supremacia dela sobre as demais nações. Quando ela cair não haverá mais demora: os juízos de Deus serão derramados sobre todas as nações que andarem após a Besta. Consulte um mapa do mundo antigo. Você verá que o Eufrates é um rio caudaloso e regular, fazendo possível a navegação e a construção de canais para irrigação, e que a capital do antigo império Babilônico estava edificada às suas margens. No Antigo testamento, muitas vezes Babilônia é identificada com o Eufrates. E o secamento dele significa o fim do próprio império (Jr 50.38). A mesma Linguagem é usada em Apocalipse, portanto a mesma ação que secará o Eufrates derrubará a Babilônia apocalíptica e abrirá o lado oriental da Palestina para a entrada de exércitos invasores. Apocalipse 16.13,14 parece indicar que Deus induzirá a Besta a destruir a própria cidade domicílio, a fim de com este evento enganar as nações e convencê-las a reunirem todos os esforços para destruir os destruidores de Babilônia, pois os reis que aborrecerão a meretriz são os confederados da Besta e o próprio reino dela. A soberba dela será tal que não perceberá que tanto ela quanto todos os seus aliados estarão sendo conduzidos para o lagar da ira de Deus.

CONCLUSÃO
O controle de todas as coisas pertence a Deus. Quando chegarem os dias compreendidos pelo derramar das sete taças, todos os poderes inimigos de Deus e resistentes ao Seu domínio estarão a serviço dEle, e prepararão o palco, onde eles mesmos serão julgados e condenados. Portanto, querido irmão, se tudo estiver dando errado na tua vida, sossegue Deus está no controle.

QUESTIONÁRIO

1. Qual o vislumbre da graça observado na mensagem dos três anjos?     
R. Que Deus nunca se deixou a si mesmo sem testemunho.
2. O que simboliza as vestes de linho puro? .
R. Eles simbolizam a "dignidade e o elevado ofício".
3. A que se refere "peito cingidos com cinto de ouro"?
R. Refere-se a função de "juízes" por eles desempenhada.
4. Quem serão os atingidos pela taça do primeiro anjo?
R. O Solo, as águas e o sol;
5-. O que acontecerá quando o sexto anjo despejar o seu copo?
R. O leito do Rio Eufrates se secará.



Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 09.

2 comentários:

  1. a paz do senhor!

    Sou de Anápolis da igreja Assembléia de Deus Madureira, acabei de chegar da escola bíblica,e teve uma questão que gerou um certo debate, 4. Quem serão os atingidos pela taça do primeiro anjo? em AP. 16.2 diz assim "E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos "homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem"

    a resposta não seria os homens que tinham o sinal da besta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, gostei muito do seu comentário, a principio gostaria de informar que no que tange a publicação trata-se apenas de umas transcrição do que se encontra escrito na revista do professor da Editora Betel, mais considero seu comentário muito pertinente, como se encontra no livro Manual de escatologia de J. Dwight Pentecost, Th.D."Essas taças pare¬cem fazer referência particular aos incrédulos, uma vez que experimen¬tam uma ira especial de Deus (16.9,11), e têm referência especial à besta e a seus seguidores (16.2).
      A primeira taça (16.2) é derramada sobre a terra como aconteceu com a primeira trombeta. Nesse juízo Deus derrama Sua ira sobre os adoradores da besta.", Mas se eu poder te ajudar em mais alguma coisa me mande uma mensagem via twitter @preduardo2709

      Excluir