Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

domingo, 27 de maio de 2012

A GRANDE BABILÔNIA


LIÇÃO 10 - A GRANDE BABILÔNIA
03 DE JUNHO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 17.4,5
  • Terça feira:  Ap 17.8-14
  • Quarta feira: Ap 17.15-18
  • Quinta feira:  18.1-8
  • Sexta feira:  Ap 18.9-24
  • Sábado: AP 19.1-10

TEXTO ÁUREO
“E ouvi outra voz do céu que dizia Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorrais nas suas pragas”. Ap 18.4

VERDADE APLICADA
Sob nenhuma hipótese, a Igreja do Senhor na terra, pela qual Ele entregou a própria vida na morte, deve ser confundida nem comparada com a meretriz do Apocalipse.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Entender que os falsos cristãos são, por Satanás, introduzidos na igreja, mas não fazem parte dela;
  • Ensinar que a meretriz não é somente a instituição religiosa, mas todo o conjunto de doutrinas e idéias que apoiam projetos contrários a Deus e ao Seu reino; e
  •  Enfatizar que verdadeira igreja não deve tolerar a Meretriz. Mas rejeitá-la através de ensino veemente e constante da sã doutrina. 

GLOSSÁRIO
Descrição: narração pormenorizada;
Teocrático: governo em que o poder está na mão do clero, ou de Deus; e
Hesita: ter falta de decisão.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 17.4,5
  • Terça feira:  Ap 17.8-14
  • Quarta feira: Ap 17.15-18
  • Quinta feira:  18.1-8
  • Sexta feira:  Ap 18.9-24
  • Sábado: AP 19.1-10

HINOS SUGERIDOS
  • 203, 234, 256
TEXTO DE REFERÊNCIA

Ap 17.1 - E veio um dos sete anjos que falava comigo, dizendo-me: Vem e mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas,
Ap 17.2 - com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
Ap 17.3 - E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.
Ap 17.6 - E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E vendo-a, eu maravilhei-me com grande admiração.


ESBOÇO DA LIÇÃO:

Introdução
1.A mulher montada na besta
2.O mistério da Besta
3.O mistério da mulher
Conclusão

INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 16.17, já foi dado o anúncio da queda de Babilônia. O capítulo 17 se detém na descrição daquela que foi, e será a grande prostituta, até que seja julgada e destruída. O capítulo 18 se ocupa dos pormenores da queda e destruição dela, bem como das suas conse-  quências para os habitantes da terra.


1. A MULHER MONTADA NA BESTA
Ao estudar os capítulos 17 e 18 de Apocalipse, somos tentados a identificar tanto a Besta quanto a meretriz com algum sistema político ou religioso passado e contemporâneo. Até somos estimulados a isso pelo próprio livro (Ap 13.18). Porém aqui evitaremos esta linha e nos esforçaremos para obter a maior compreensão possível do texto.

1.1. A área de influência
A mulher assentada sobre muitas águas. Não é preciso de que façamos identificação geográfica das muitas águas, pois o anjo disse a João que elas são "povos, e multidões, e nações, e línguas" (Ap 17.15), sobre os quais a mulher exerce fascínio, influência e autoridade.
O aspecto espiritual de um povo e sua expressão religiosa é representado na Bíblia, pela: figura feminina. Assim, Israel era a esposa de Jeová (Is 54.5) e, quando seguia o caminho idólatra das nações, era chamada de adultera (Jr 3.8); Nínive e Babilônia eram chamadas de "a grande e graciosa meretriz que atrai os povos à feitiçaria" seduzindo-os com riquezas, luxo e Luxúria (Na 3.4). Logo, a mulher aponta paro. a religião oficinal, professada por todas as nações dos tempos do fim e é identificada com a cidade que terá as mesmas características de injustiça, impiedade e imoralidade da antiga Babilônia, e será onde estará instalada a sua sede mundial.


1.2. Os trajes da mulher
São da mesma cor do dragão (Ap 12.3), e da Besta (Ap 17.3). Isso sugere que ela tem com Satanás e com o sistema dele um tipo de relacionamento que imita a união da igreja com Cristo. A mulher de vermelho (Ap 17.4) está ricamente enfeitada e tem na mão um cálice de ouro, o que aponta para um tempo de muita prosperidade econômica a qual terão acesso somente os que se renderem à Besta e a sua amazona, é o que se pode entender do cálice que ela segura "cheio das abominações e imundícies da sua prostituição".
Na Bíblia as roupas simbolizam a identidade das pessoas. Assim, vemos Jesus no capitulo 1 usando uma túnica que só os reis-sacerdotes usavam. Mais tarde, vemos os sete anjos vestidos da mesma forma, o que os identifica com Cristo. Portanto, as roupas em dois tons da cor vermelha que a prostituta usa é sinal de que ela e a Besta têm o mesmo espírito, caráter e propósito.

1.3. A embriaguez da mulher
O consumo excessivo de bebidas fortes é comum às meretrizes, porém esta está embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus (Ap  17.6). Isso reforça a ideia de um estado 'teocrático' onde Satanás é o deus e senhor, e seu sistema religioso persegue os servos de Deus que, naturalmente, lhe fazem oposição. Os santos apontam para todos os mártires do Antigo Testamento por amor da Palavra de Deus, e as testemunhas de Jesus para todos os mártires da Nova Aliança, inclusive os da tribulação.


2. O MISTÉRIO DA BESTA
Já tivemos oportunidade na lição sete, de estudar um pouco a respeito desta Besta, por isso, neste tópico, analisaremos somente sua relação com Babilônia, a grande meretriz. Leia atentamente o capítulo 17 para maior aproveitamento da lição.

2.1. Era e já não é (Ap 17.8a)
Essa expressão aponta para os impérios mundiais e seus imperadores descritos em Daniel, e que no tempo de João já haviam caído. As cabeças e chifres da Besta. em número igual aos do dragão, mostram que todos foram fundados no espírito e propósito do dragão (Ap 12.3; 13.1). A meretriz assentada sobre a Besta indica que eles sustentaram e usaram a religião para atingir um único objetivo: usurpar o lugar de Deus.
Para maiores informações sobre os impérios que 'eram e já não são', consulte Revista da EBD, trimestre de 2005. Bispo Manoel Ferreira - Daniel: A soberania de Deus emerge claramente e traz conforto à igreja. Lições 9 e 10.

2.2. Ainda virá
Os impérios e as organizações religiosas por eles sustentadas caíram. Sobreviveram, porém, as motivações e o espírito que os impulsionavam e sustentavam: a soberba e o orgulho humanos somados aos de Satanás. Depois do arrebatamento da igreja, homens ímpios se unirão ao Dragão para formar um império à prova de intervenção divina, do mesmo modo que tentaram fazer depois do dilúvio (Gn 11.4). Será a mais poderosa e abrangente organização político-religiosa que o mundo jamais viu.

2.3. As sete cabeças e os dez chifres
São a totalidade dos impérios mundiais, desde o primeiro até aquele que se formará nos últimos dias. O último e seu. Representante são chamados de 'a Besta', por ser a ressurreição do império, antiga forma de estado que engloba sob sua égide e controle o maior número possível de povos e nações, que mantêm certa autonomia, mas são submissos a um chefe supremo e a ele devem lealdade absoluta (Ap 17.11-13).
O oitavo rei será aquele que convencionou chamar-se de anticristo. A união do humano com o diabólico. Satanás não criará um império, mas se apoderará de um que possivelmente já exista hoje. Ele fará isto através da Besta. O anjo disse a João que o oitavo rei subiria do abismo para ir à perdição. Esta declaração não se refere à Besta, aponta para a prisão de Satanás em Apocalipse 20.1, quando ele será Lançado no abismo e para a soltura dele depois do milênio, quando ele será Lançado no inferno.


3. O MISTÉRIO DA MULHER
A meretriz do capítulo 17 pode e deve ser identificada com o sistema religioso que desde sempre se opõe ao povo de Deus. Porém jamais deve ser confundida com a igreja visível, pois esta foi edificada por Jesus (Mt 16.18) e será sustentada por Ele mesmo depois que os fiéis forem arrebatados (Ap 12.14). Ela não se transmutará em meretriz, mas deixará de existir quando se extinguirem os motivos para sua existência.

3.1. Quem é a Meretriz
A prostituta é a grande antagonista da esposa do Cordeiro, a igreja. Ambas têm leis e relações próprias. A primeira é serva de Satanás é do poder temporal e satisfaz-lhes as ímpias vontades, que culminam na morte dos santos, profetas e testemunhas de Jesus (Ap 17.6) e na opressão dos povos. Quando seus interesses são contrariados não hesita em se opor ao seu senhor e este a ela; a segunda, ao contrário, é composta de filhos de Deus (Jo 1.12). Para viver e cumprir sua missão (Jo 15.16) a igreja precisa manter íntima comunhão com Deus (Jo 15.7) e fidelidade incondicional a Ele (Ap 2.10b), ainda que isso signifique rompimento radical com o mundo e com o poder temporal (l Jo 2.15). Ela é exortada a amar os inimigos, abençoar os maldizentes e orar pelos que a maltratam (Mt 5.44). Ela goza de proteção, amor e cuidados irrestritos de seu edificador e Senhor (Mt 16.18; Ef 5.25-27; Ap 12.,14).
A verdadeira igreja difere da meretriz em todas as coisas, mas, principalmente, quanto ao que ela é: Um organismo. O termo organismo indica que a coisa especificada está saturada em todas as suas partes com uma vida comum. É a mesma vida na raiz e na estrutura superior de uma árvore. É a mesma vida que está em cada membro do corpo
humano. Assim
, a mesma vida que está em Cristo está na igreja. Cada pessoa que está na igreja, não somente foi batizada num corpo, mas a cada uma foi dado beber de um mesmo espírito (l Co 12.13).

3.2. Como surgirá a cidade da meretriz
É possível que uma grande e poderosa cidade se levante entre o arrebatamento e a Segunda vinda, com o espólio de cerca de três bilhões de pessoas que morrerão após a abertura do quarto selo (Ap 6.8) e em consequência da guerra deflagrada no toque da sexta trombeta (Ap 9.15). A cidade, rica e poderosa, se tornará a capital política, a sede econômica e o centro religioso do mundo. Essa cidade terá soberania espiritual e temporal sobre os reis da terra (Ap 18.3), pois abrigará o trono da Besta (Ap 16.10, 19), por isso, tanto a meretriz quanto a cidade são chamadas de Babilônia.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos experimentaram um período de grande crescimento econômico. As potências Aliadas financiaram a reconstrução da Alemanha e do Japão, e transformaram os escombros da guerra em
prosperidade. Este dado histórico ajuda a entender, que pode sim, haver grande reunião de recursos financeiros e fortalecimento incomum da economia no s-guerra. Os países, supracitados, depois da Segunda Guerra, em poucos anos Lograram prosperidade sem precedentes. Por que haveria de ser diferente, no cumprimento da profecia de Apocalipse a respeito da "Babilônia"?·

3.3.  A estrutura da meretriz
A grande cidade esbanjará riqueza e luxo e se estribará na segurança do casamento com trono da Besta (Ap 18.7b). Ela acumulará poder e prestígio, riquezas, glória e fama 'através da exploração política (Ap 18.9), econômica(Ap 18.12,13) e da mídia, representada em Apocalipse 18.17 por pilotos, navegadores, marinheiros e negociantes do mar que, no tempo de João eram os responsáveis pela propaganda de produtos, divulgação de notícias e difusão de ideias, costumes e crenças entre os povos
A queda da meretriz é anunciada peto. Anjo e a ruína dela narrada com riqueza de detalhes no capítulo 18. O anjo não deixou de informar sobre as consequências da destruição do último império religioso, político e econômico do mundo, para todos os habitantes da terra. Nunca mais se ouvirá em ti sons de instrumentos musicais (alegria de viver); nunca mais se acharão em ti artífices e artesãos (capacidade de criar, de recomeçar); nunca mais haverá em ti ruído de moinho (preparo de aumento para a manutenção da vida); a Luz da candeia nunca mais se acenderá em ti (reunião da família ao anoitecer); nem voz de esposo e esposa em ti se ouvirá (formação de novos Lares). Esse será o Lamento dos desesperados, dos que depositarem nas estruturas humanas, na reLigião da Besta e no trono de Satanás a sua esperança e razão

CONCLUSÃO
A visão da grande prostituta fascina. Poder, riqueza, luxo, ócio e vícios, exercem atração sobre as pessoas em todos os tempos e lugares. Asafe, no Salmo 73, comprova que a grande tentação é pensar e agir como os ímpios. “Mas nós aguardamos novos céus e nova terra em que habita a justiça” (2Pe 3.13).

QUESTIONÁRIO:

1. O que sugere as cores dos trajes da mulher?
R. Que ela tem com Satanás um tipo de relacionamento que imita a união da igreja com Cristo.

2. De que bebida a mulher .está embriagada?
R. Do sangue dos santos e das testemunhas de Jesus.

3. Para o que aponta a expressão "era e já não é"?
R. Para os impérios mundiais profetizados por Daniel.

4. Por quais motivos perecerá a nova Babilônia?
R. Maldade, iniquidade, arrogância e soberba incompatíveis com a bondade, justiça e soberania de Deus.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário