Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A MULHER VESTIDA DO SOL E SEUS ADVERSÁRIOS


LIÇÃO 07 - A MULHER VESTIDA DO SOL E SEUS ADVERSÁRIOS
13 DE MAIO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 12.6-9
  • Terça feira:  Ap 12.10-12
  • Quarta feira: Ap 12.13-17
  • Quinta feira:  Ap 13.2-10
  • Sexta feira:  Ap 13.2-18
  • Sábado: Ef  6.10-18

TEXTO ÁUREO
“Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Apocalipse 12:1 – E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
Apocalipse 12:2 – E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
Apocalipse 12:3 – E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
Apocalipse 12:4b – e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
Apocalipse 12:5 – E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
Apocalipse 13:1 – E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
Apocalipse 13:11 – E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.

VERDADE APLICADA
Os últimos dias serão marcados por sinais e prodígios de mentira. Mas a igreja do Deus vivo seguirá triunfante e reinará gloriosa.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que a igreja está envolta na luz de Deus;
Insistir em que a igreja use toda a armadura de Deus Único meio de resistir no dia mau; e
Lembrar que Satanás e os homens ímpios são poderosos, mas destinados à derrota.

GLOSSÁRIO
Teólogos: aquele que sabe teologia ou que é versado nesta ciência;
Destronado: derrubar do trono; e
Laico: comum, ordinário. Que não sofre influência ou controle por parte da Igreja.

INTRODUÇÃO
A mulher de Apocalipse 12, que estudaremos nesta lição, sempre teve por adversários ardilosos e ferozes, o Dragão e a Besta, mas, quando a sétima trombeta anunciar que “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo”, os inimigos tirarão a máscara e mostrarão todo o seu furor e malícia contra a mulher. É o que estudaremos agora. Deus nos abençoe e abra os olhos do nosso entendimento.

1. A MULHER E SEU FILHO
A identificação da mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés, uma coroa de doze estrelas na cabeça e grávida de um filho varão, desperta a imaginação dos leitores do Apocalipse. Confira as três interpretações mais conhecidas.

1.1  A mulher é Israel, o filho varão Jesus
Quase todos os teólogos seguem neste capítulo, a mesma linha de pensamentos. Estar vestida de sol equivale a estar vestida de luz. Simboliza a comunhão e sua grande glória, dar á luz o Messias (a luz do mundo) o Redentor Universal. A lua debaixo dos pés indica que Israel deve brilhar em meio às trevas. As doze estrelas simbolizam os doze patriarcas que são a formação de Israel.

1.2    A mulher é a própria terra e o filho varão os santos mortos
Esta ideia apoia-se em Paulo “...Toda a criação geme e está juntamente com dores de parto...” (Rm 8.28). entende que a morte, o último inimigo a ser vencido(1Co 15.26), retém no ventre da terra os santos mortos, o que provoca dores atrozes na natureza, representada na mulher  em trabalho de parto. Satanás procura devorar os santos redivivos (o filho varão) para que não se tronem regentes das nações (Ap 12.5), cargo que satanás pretende manter para dar a quem ele quiser (Lc 4.6). o próprio texto refuta esta interpretação: a terra aparece ajudando a mulher escapar da fúria do dragão (Ap 12.16), portanto , ela é personagem distinta da Mulher e faz parte da história  como coadjuvante.

1.3    A mulher é a igreja visível, o filho varão, os fiéis.
Outra interpretação bem aceita a qual se coaduna com os símbolos. Nela defende-se que a mulher é a igreja visível, e o filho varão, a invisível.  Estar vestida de sol indica que ela é coberta pela luz de Deus e resplandece como astro no mundo (Fp 2.15). Ter a lua, rainha da noite, debaixo dos pés ensina que a igreja visível será vitoriosa sobre as trevas enquanto os fiéis permanecerem no seio dela (Mt 16.18). Supõe-se que dada a separação pelo arrebatamento, a igreja visível ficará vulnerável e fugirá para o deserto (Ap 12.14), pois a coroa, símbolo de sua realiza e garantia de sua autoridade e poder, é o galardão dos fiéis e subirá junto com eles (Ap 3.11). Em  Apocalipse 3.26,27 o vencedor receberá o poder sobre as nações e as regerá com vara de ferro e em Apocalipse 12.5, é dito o mesmo do filho varão.
Quando está em foco o relacionamento da igreja com Cristo, ela é sempre indicada com nomes e figuras femininas. Quando se trata da identificação com Cristo e dos ofícios dela, são usados nomes e figuras masculinas: A igreja é indiscutivelmente, o corpo de Cristo, logo esse corpo, que é de Cristo, terá que ser indicado e descrito a partir de nominativo ou figura masculina. “E nos fez reis e sacerdotes”, em Apocalipse 1.6, fala dos ofícios da igreja, e, naturalmente, quando esses ofícios estiverem em foco serão também indicados na forma masculina. Supõe-se que é isto que parece ocorrer no drama da mulher e do dragão, onde a igreja visível e tratada na forma feminina (mulher) e a invisível, na forma masculina (filho varão).

2. O GRANDE DRAGÃO VERMELHO
Uma das regras de interpretação da bíblia é que “a Bíblia interpreta a própria Bíblia”. O texto aponta para um “grande dragão vermelho” (Ap 12.3). O texto diz que o “grande dragão” é Satanás, a antiga serpente, chamada o diabo (Ap 12.9). Neste ponto da revelação, o dragão (Satanás) é lançado fora das esferas celestiais para nunca mais voltar (Ap 12.8), Seu papel de acusador termina (Ap 12. 10b). Ao ser destronado, Satanás compreende que lhe resta pouco tempo e, com grande ira, sua única esperança é organizar um exército para fazer guerra contra Jesus em sua segunda vinda. Essa será a batalha do Armagedon (Ap 12.12, 17; Ap 19.19). O texto ainda revela que as sete cabeças do dragão apontam para sua posição geográfica “sete montes”, diz que “são sete reis” e, cinco deles já perderam sua força, um ainda existe e o outro vira nesse tempo (Ap 17.9-10). Por fim, diz “E os dez chifres que viste são dez reis” (líderes mundiais) que, na força de Satanás lutarão contra o cordeiro (Ap 17.12, 14).

2.1     A força do dragão
Cifres falam de força e poder. Por vontade divina, o dragão repassa autoridade ao anticristo e aos dez governantes mundiais representados pelos “dez cifres” (Ap 17.12,13+16). “seus corações realizarão o intento de Deus  “ (Ap 17.17a). a meretriz será destruída pelos dez chifres que representam dez nações que estão sob a as ordens de Satanás. Eles acabarão com a mulher da seguinte maneira: irão odiá-la, deixa-la desolada e nua, comerão suas carnes e irão queimá-la com fogo (Ap 17.16).
A mulher (a grande meretriz) é a igreja apostata que se tornou rica fazendo favores para seu amo protetor. Apocalipse 17.1-6, falam da Babilônia na atualidade, que mata os servos de Deus e veio atuando desde Babel, ela se faz mais forte e mais terrível quando está próxima do final. Apocalipse 17.7-18 descrevem a Babilônia durante a Grande Tribulação. É a Babilônia representando um sistema político religioso.

2.2     A influência do dragão
João viu que o dragão tinha uma poderosa cauda. Essa cauda figura aluda à liderança do Diabo bem como à sua astúcia e capacidade de influenciar e ao fascínio que ele exerce sobre os anjos caídos. A um violento agitar da cauda do dragão, eles estão prontos para mais uma campainha contra o Reino de Deus.

2.3     O Dragão fará guerra ao povo de Deus
              A Bíblia diz que Satanás intentará destruir a “mulher” – o povo de Deus (Ap 12.13), querendo dizer que, nesta época, em Israel, todos que quiserem aceitar a Cristo, serão cerceados e perseguidos pelo diabo e pelos seguidores do governo do anticristo (Mt 24.15-21). Por isso, nesta época, o Senhor dará livramento especial aos Seus servos em Israel, durante este período difícil (Ap 12.14-16). Para o diabo, restará pouco tempo para perseguir a “mulher” (Ap 12.6) e o que sobrou de sua semente, porque o dia de seu julgamento se aproxima. Alguns teólogos argumentam que essa “mulher” pode ser os fiéis que estiverem em Israel na Judéia; e ao “resto de sua semente”, aos judeus crentes em outras partes do planeta, porém é bem provável que todos os cristãos - tanto judeus quanto gentios - estejam inseridos aqui.

3. EXPLICANDO APOCALIPSE COM APOCALIPSE
Como entender o significado de figura tão estranha como aquela que João, no capítulo treze, por falta de outra palavra chama de a Besta Aprendamos, pois com as explicações que o próprio Jesus nos dá no capítulo 17. A Besta fala de poder temporal histórico, presente e futuro. Veja lição 10.

3.1 O último império de Satanás na Terra, a Besta que se levanta do mar 
Ao ser derrotado pro Miguel (Ap 12.7,8) e lançado sobre a terra (Ap 12.12,17), o Diabo se organizará para vencer o resto da semente da mulher, e tentará manter o que ele pensa que lhe sobrou: “a posse do planeta”. No intuito de se estabelecer como Deus e ser adorado pelos homens, buscará a união entre governantes e líderes mundiais e os fortalecerá. Deste fortalecimento sobrenatural nascerá o último império do ‘homem valente’ (Mt 12.29). Mas terá pouca duração (Ap 17.12), pois o Cordeiro o vencerá (Ap 17,14). As águas do mar são todos os povos, nações e línguas (Ap 17,15) que por não aceitarem o senhorio de Cristo elegem sobre si homens maus, egoístas e enganadores (2Tm 3.13). Estes colocam o coração, a alma, o entendimento e as forças a serviço de Satanás, e não de Deus (Mc 12.30; Ap 17.17b). Através deles Satanás formará um sistema sócio-político e econômico ágil, esmagador e destruidor de tudo e de todos que se lhe opõem, até dos próprios aliados (Ap 17.16).

3.2. As cabeças, os diademas e os chifres da Besta
As sete cabeças e os dez diademas significam a autoridade que o Diabo exerceu e ainda exercerá sobre os reinos da terra. Os dez chifres representam todos os reinos que se formarão nos tempos finais e, que juntos com a Besta receberão poder (Ap 17.12) das mãos do dragão (Ap 13.4). a cabeça ferida de morte, e que reviveu, é chamada de ‘a Besta” porque todas as demais cabeças já não existem e, portanto, ela é o que sobrou da Besta e, por isso, a representa.  Quando ocorrer o ‘milagre da ressureição’, (Ap 13.3) ela receberá o poder e a autoridade dos dez reis (Ap 17,13) para formar uma poderosa liga que combaterá o Cordeiro (Ap 17,14).
Os três diademas a mais que os vistos no dragão (Ap 12.3), indicam que Satanás, para ter a colaboração integral dos homens, terá que delegar a eles mais autoridade e poder do que precisou delegar aos anhos. Isto mostra que governar o mundo das alturas cósmicas é bem mais fácil do que fazê-lo a partir do solo, razão pela qual o diabo, e todos os seus anjos lutarão para manter esta posição privilegiada. Mas serão derrotados (Ap 12.7-9).

3.3. A religião do reino da Besta
No reino da besta o estado não será laico. Haverá uma religião oficial que canalizará para o dragão a religiosidade do homem que é, naturalmente, um ser religioso. A alma humana sempre buscará um objeto de adoração (Ap 13.4). Satanás explorará esta necessidade a fim de alcançar seu maior objetivo: Ser adorado como único deus. Para tanto, entra em cena o falso profeta (Ap 16.13), que é a besta que subiu da terra (Ap 13.11).
“A rebelião consiste de dois elementos, um teórico e um prático, isto é, a crença em poderes maiores do que o homem e o desejo de agradar a esses poderes. Obviamente, a fé vem primeiro, pois precisamos crer na existência de um ser divino antes de querer agradá-lo. A ideia  de adorar é parte integrante e necessária do sentimento religioso. Desde que o homem percebe que existe algo maior do que ele, algo luminoso, misterioso e inefável, sua resposta natural e a adoração, que é a expressão, espontânea ou formal daquilo que o homem sente e faz quando na presença do sagrado”. Merval Rosa / Psicologia da Religião. Satanás tomará providências para  explorar todas estas  facetas da religiosidade humana.

CONCLUSÃO
Quando ainda na carne, Jesus falou aos seus discípulos sobre um maravilhoso organismo que nasceria de sua morte e ressurreição e declarou Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Que maravilhosa declaração. A igreja do Senhor triunfará sobre todo o mal, e por fim, reinará gloriosa.

QUESTIONÁRIO

  1. O que aconteceu ao filho da mulher?
R. Foi arrebatado para Deus logo ao nascer.

  1. Quem é a Besta que subiu do mar?
R. O Anticristo.

  1. Quem é a segunda besta e o que faz?
R. O falso profeta. Faz prodígios de mentira.

  1. Por que o anticristo será aceito pelos povos?
R. Será reconhecimento e aceito por causa de sua habilidade como pacificador.

  1. Como será o caráter da religião da Besta?
R. Dissimulando.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário