Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O DISCIPULADO DO APÓSTOLO PAULO


LIÇÃO 03  - 21 DE OUTUBRO DE 2012
 “O DISCIPULADO DO APÓSTOLO PAULO”

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Gl 1.7
  • Terça feira: At 9.19
  • Quarta feira: At 22.6
  • Quinta feira: Fp 3.6
  • Sexta feira: I Tm 1.13
  • Sábado: Mc 16.18

TEXTO ÁUREO
“Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi” Atos 22.13.

VERDADE APLICADA
Todos os grandes homens de Deus, em algum momento da sua vida, precisaram do cuidado de outros irmãos na fé, até mesmo, com menos potencial do que eles.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1.     Revelar que, num ato exclusivo de Cristo Jesus, Ele se revelou como o Senhor a Saulo;
2.      Mostrar que, ainda que Jesus tenha começado a obra da conversão em Saulo, à igreja representada em Ananias ficou responsável em dar-lhe a assistência inicial necessária;
3.     Expor que, Ananias, não passaria de um cristão esquecido em algum canto se não tivesse obedecido àquela ordem de Cristo.

GLOSSÁRIO
Apologética: defesa, reconhecimento;

Auspicioso: esperançoso, prometedor;
Arguir: questionar, arrazoar.


HINOS SUGERIDOS
·     471; 253; 298

TEXTOS DE REFERÊNCIA

At 9.13 - E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
At 9.14 - E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
At 9.15 - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
At 9.16 - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
At 9.17 - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
At 9.18 - E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1.  A necessidade de cuidado
2.  A visão de cuidado
3.A missão cumprida 
 
Conclusão



INTRODUÇÃO
Paulo era um homem de grande valor para o judaísmo, uma pessoa preparada desde o seu nascimento, na convivência, na escola da sinagoga e, até, finalmente, tornar-se um pupilo do famoso Gamaliel. Tudo isso para lutar apologética e juridicamente pela causa do judaísmo do mundo pagão de sua época. Mas bastou uma aparição do Filho de Deus em sua glória para abater todo o seu orgulho genealógico, toda a soberba intelectual e ignorância espiritual.

1. A NECESSIDADE DE CUIDADO
Após o encontro de Paulo com Jesus, no caminho de Damasco, ele fora curado e imediatamente começou a pregar. Isso aconteceu, mas não tão imediatamente, pois levou alguns dias. Veremos que foi necessário pelo menos três dias aguardando outra resposta de Jesus.

1.1.  Paulo não podia ver (At 9.8a)
A Bíblia omite que tipo de transporte Saulo estava usando para chegar a Damasco, afirmar conclusivamente que Saulo caiu do cavalo é dizer uma coisa que a Bíblia não diz. Cavalos e mulas eram animais muito caros e a maioria das pessoas costumavam viajar muito a pé. Enquanto Paulo estava a caminho, acompanhado de alguns que formavam a sua comitiva, por volta de meio-dia, repentinamente brilhou uma forte luz do céu ao redor de Paulo, e tal luz falava com ele referindo-se ao seu nome hebraico, "Saulo, Saulo, porque me persegues?". Depois de palestrar com a luz, levantou-se do chão, mas a ninguém via (At 22.6). Precisou terminar a viagem conforme as instruções do Senhor Jesus, mas agora amparado.
Ele caiu cego para esse mundo e para suas tolas convicções. Todavia, sua visão se abriu para ver o mundo sob uma nova perspectiva. Paulo estava agora dependente do Sen1wr. Mas o Sen1wr misericordiosamente o acolheu e se encarregara de cuidar dele através de Ananias, como já observamos. A vida espiritual de Paulo estava sendo construída sobre uma nova base a partir daquele encontro no camin1w de Damasco em diante, e Paulo cooperava para alcançar o seu crescimento pessoal no Senhor. Novos convertidos, ainda que venham se tornar gigantes da fé precisam inicialmente de acompanhamento, este é outro fator que o ministério da igreja precisa pensar e agir sobre ele.

1.2.  Limitado para andar (At 9.8b)
Paulo, agora cego, foi conduzido pelas mãos de outros ao seu destino. Dessa maneira, o Senhor Jesus o estava humilhando, abatendo-o para que Paulo aprendesse mais sobre Ele. O andar de Paulo por melhor que fosse não estava agradando a Deus, e essa sua arrogância natural precisava ser abatida até o chão a fim de aprender um novo andar, que repetidamente Paulo ensina e relembra às igrejas que fundou. Deus resiste ao soberbo e pessoas normais evitam o soberbo. Mas, no caso de Paulo, era um agir divino na experiência dele para que ficasse marcado para sempre. Depois, quando necessário, ele testemunhava dessa sua queda visando a que alguém se convertesse.

1.3. Sem comer e beber (At 9.9)
Onde estava hospedado, Paulo permaneceu sem comer e beber, entendendo a grandeza de seu pecado. Dá para imaginar a agonia em sua alma e as lembranças de determinados momentos em que havia perseguido os discípulos do Senhor Jesus. Mesmo depois de muito tempo, ele demonstra esse sentimento nas suas cartas (Fp 3.6; 1 Tm 1.13). Mas por outro lado o que lhe confortava, era o fato de Jesus lhe ter aparecido e falado, impedindo a sua completa perdição. O jejum é uma forma de demonstrar fraqueza, auto-humilhação diante de Deus, visando buscar e praticar a vontade de Deus. É também uma maneira de romper com as ataduras firmes da ignorância espiritual, injustiças cometidas, e falta de fé. Não se jejua para conseguir o perdão de Deus, o preço já foi pago, antes, jejua-se para que a vontade divina seja exercida e fortalecida em nós.

2. A VISÃO DE CUIDADO
O Senhor Jesus havia começado uma obra de conversão ao aparecer repentinamente para Paulo. Mas continuou operando no sentido de aperfeiçoar a fé que começara a despontar. Deus não começa nada que não possa terminar e tudo faz com perfeição. Todavia essa segunda parte ficaria por conta de Ananias, um legítimo representante do Senhor Jesus pertencente à igreja de Damasco.

2.1  Levanta-te e vai à... (At 9.11)
Paulo estava hospedado em residência de um certo Judas, ali em Damasco, e repousava aguardando uma resposta do Senhor Jesus. E ela veio, pois Paulo tivera uma visão espiritual disso, ao ver entrar um homem chamado Ananias e impondo as mãos sobre ele para que fosse curado. Simultaneamente, Ananias recebeu em visão a orientação para ir num lugar exato, pois ele estava orando e aguardando resposta. Pensemos uma coisa, o Senhor Jesus não poderia curar Paulo diretamente? É claro que sim. Ou então, se Judas, o anfitrião de Paulo fosse um discípulo, e tudo indica que ele o era, não poderia curá-lo através dele? Perfeitamente. Mas por que Cristo não fez assim? Para que a experiência de Paulo tivesse testemunhas e ele mesmo sempre tivesse aceso em sua lembrança. Outra coisa é que Cristo deseja usar os vários membros do seu corpo para edificação espiritual mútua.

2.2 Punha sobre ele a mão... (At 9.12)
É importante também notar que, nessa passagem, o Senhor Jesus demonstra que Paulo estava avisado, em visão, de que o próprio Ananias iria ao seu encontro para curá-lo. E essa cura sucederia mediante a imposição de mãos de Ananias. O ato de impor às mãos é abençoador, capaz de transferir virtudes que vão além do calor humano. Na verdade, o poder de Deus é completo em si mesmo e não se faz necessário impor as mãos. Todavia se torna muito importante e marcante para quem recebe tal imposição. O Senhor Jesus fez isso incontáveis vezes, e as Escrituras determinam que se imponham as mãos sobre os enfermos e eles serão curados (Mc 16.18; At 4.30).

2.3  Senhor, de muitos ouvi... (At 9.13)
Quando Ananias entendeu que se tratava de Saulo, o perseguidor, arguiu o Senhor acerca de seu procedimento. Os males que tinha causado aos santos através da perseguição em Jerusalém, eram bem nítidos para ele. Reconhecemos que era uma missão difícil a ser realizada, mas o Senhor disse a Ananias que Paulo já o aguardava, pois já o tinha visto numa visão, entrando onde estava, e impondo-lhes as mãos, e curando-o de sua cegueira. Foi importante Ananias ter esse relevante detalhe para que executasse essa missão sem temor, visto que a fama de Paulo como perseguidor oficial do judaísmo corria entre as colônias judaicas para onde os cristãos fugiram. Quanto à visão simultânea de Ananias e Paulo, o sentido disso era para que não houvesse dúvida alguma de que o Senhor estava orquestrando a situação mostrando que era seguro para ambos.
Será que Ananias temia Paulo? É possível que não, porque ele em conversa com o Senhor fala apenas acerca dos males que aquele moço tinha imposto à igreja em Jerusalém, além do mais tinha autorização dos principais sacerdotes para prender os santos em Damasco. Ananias era um homem de muita coragem e, nessa conversa com o Senhor, não demonstrou qualquer temor pessoal, mas uma preocupação com a comunidade dos fiéis a Cristo em Damasco. O maior temor de Ananias era beneficiar um possível inimigo do evangelho, vindo isso a se tornar em grande mal para os cristãos. O que, aprendemos com tudo isso? E que o Senhor demonstrou cuidado com ambos, dando-lhes visões que se encaixavam perfeitamente.

3. A MISSÃO CUMPRIDA
É interessantíssimo que o Senhor se permite arguir por Ananias e com ele palestra, ainda que brevemente. Depois de Ananias falar o que pensava demonstrando a necessidade de prudência, as providências para que tudo saísse perfeitamente em ordem e segurança estavam sendo tomadas naquele momento, em que Paulo como já foi dito, simultaneamente tinha uma visão acerca do próprio Ananias (At 9.15,16).

3.1.  Ananias foi ao encontro de Paulo (At 9.17)
Uma vez que tudo se tornara claro para Ananias, ele entendeu que se deveria apressar. Pois Paulo de Tarso não poderia ficar esperando indefinidamente em casa de Judas. Assim, pôs-se a caminho para achar o endereço que o Senhor lhe havia mostrado. A narrativa que se segue demonstra diligência, fé e muita alegria de Ananias ao encontrar a Paulo. Suas palavras são auspiciosas e demonstram conhecimento de tudo o que estava se passando, pois ele disse, "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo".

3.2.  Paulo foi batizado (At 9.18)
 
O certo é que Paulo estava deitado ou sentado, de qualquer maneira sua posição indicava estar esperando, ou pelo menos se recuperando do tratamento de choque recebido da parte do Senhor. O texto não afirma claramente quem batizou Paulo, mas diz que ele "foi batizado". E bem provável que tenha sido o próprio Ananias quem realizou o seu batismo ou outra pessoa próxima. No caso dos judeus, o batismo ocorria imediatamente, pois eles apenas aceitavam as promessas de Deus reveladas no Antigo Testamento, uma vez identificando que o homem Jesus era mesmo o Messias, tudo acontecia automaticamente.
Diante do que foi acima exposto, fica uma pergunta: porque hoje não se batiza imediatamente como nos dias do Novo Testamento? Usando uma linguagem bem atual, o motivo é o seguinte, para os judeus, tratava-se de uma atualização através do cumprimento das promessas de Deus na vida pessoal deles. É como alguém que compra um software e depois recebe a sua atualização tornando-o mais eficaz. Por isso, até hoje, alguns judeus ao aceitarem Jesus como o Cristo, dizem, "agora estou completo". E, de fato, Jesus prometeu a eles e a todos os que cressem uma "vida plena", quando disse: "eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10.10b). Hoje muitas igrejas preferem aplicar um ensino elementar sobre a vida cristã, para, depois ou durante o estudo, batizarem o novo convertido. Isso é cuidado com a própria pessoa e não um impedimento em si.
3.3.  Paulo com outros discípulos (At 9.19)
 
Após o batismo, Paulo se alimenta, pois ele estava afligindo seu corpo físico com o jejum até aquele momento. Mas também a sua alma sofria por lembrar-se de que, como oficial do Sinédrio, perseguira implacavelmente inofensivos cristãos tratando-os como bandidos. A comida lhe confortou, Deus lhe perdoou, mas, a partir dali, usou a sua vida para Deus. Ao que tudo indica, Ananias era um líder local, e ali em Damasco, Paulo pôde permanecer alguns dias, até que foi à Arábia, ficando por três anos conforme seu pequeno relato autobiográfico (Gl 1.17).

CONCLUSÃO
Os cuidados básicos desfrutados por Paulo de ser assistido, batizado, usufruindo da convivência com outros discípulos mais experientes são os mesmos direitos de todo o cristão neófito que entra nas milícias do Senhor Jesus Cristo. Se isso for ignorado, estar-se-á gerando um cristianismo anormal.

QUESTIONÁRIO

1. Quantos dias levou para Saulo ser curado da cegueira?  
R. Três dias.

2.        Como Saulo chegou a seu destino, Damasco?
R. Conduzido petas mãos de outros.

3. O jejum é uma forma de demonstrar o quê?
R. Fraqueza, auto-humilhação buscando fazer a vontade de Deus.

4. De que maneira Saulo ficou sabendo que teria uma visita?
R. Através de visão o Senhor mostrou a ele.

5. Em que momento ou de que maneira Saulo recobrou a visão?
R. Ao receber a imposição de mãos de Ananias.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APÓSTOLO PAULO – Editora Betel - 4º Trimestre 2012 – Lição 03.







Nenhum comentário:

Postar um comentário