Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Primeiro Milagre de Jesus




Jesus Cristo - O mestre da evangelização

LIÇÃO 03 – O Primeiro Milagre de Jesus
15 DE JULHO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Jo 2.11
  • Terça feira:  Jo 2.23
  • Quarta feira: Jo 3.2
  • Quinta feira:  Jo 6.2
  • Sexta feira:  Jo 7.31
  • Sábado: Jo 9.16


TEXTO ÁUREO
''Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele" Jo 2.11.

VERDADE APLICADA
o milagre da transformação da água em vinho tem como propósito mostrar a glória de um renovo espiritual.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
      ·        Mostrar como compartilhar sobre Jesus através das necessidades das pessoas próximas a nós;
·         Revelar que os problemas são oportunidades para Jesus manifestar a sua glória na vida das pessoas;
·         Apresentar alguns benefícios àqueles que ajudam as pessoas resolverem seus problemas através da fé em Jesus.

GLOSSÁRIO
·         Metaforicamente: por metáfora; por comparação;
·         Hospitalidade: qualidade do que é hospitaleiro; boa acolhida;
·         Redentor: aquele que redime, liberta.

HINOS SUGERIDOS
·         7, 425, 517

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Jo 2.2 - E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas.

Jo 2.3 - E, faltando o vinho, a ãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

Jo 2.4 - Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? .Ainda não é chegada a minha hora.

Jo 2.7 - Disse-Ihes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

Jo 2.8 - E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram.

Jo 2.9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a 
água), chamou o mestre-sala ao esposo.


Jo 2.10 - E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1.        O primeiro sinal de Jesus
2.        A pedagogia do milagre
      3.    A metáfora do bom vinho 
Conclusão



INTRODUÇÃO

Enquanto o capítulo I de João tem a preocupação de apresentar Jesus como o Deus antes da historia, o mesmo não acontece no capítulo 11. Neste, o Mestre da vida é apresentado à humanidade por João como um ser social, humano, com expectativas bem semelhantes aos seus amigos. Todavia motivado em cumprir sua missão, começa a fazer sinais reveladores da era messiânica tão esperada. E, então, faz um primeiro milagre, realizado em uma festa de casamento em Caná da Galileia.

1. O primeiro sinal de Jesus:
"E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho." (Jo 1.3). Ela assim o fez porque esperava que Ele pudesse ajudar na situação. Numa cultura que honrava a hospitalidade, ficar sem vinho seria um desastre social, por isso Maria tentou fazer com que Jesus a ajudasse.

1.1. O simbolismo do vinho:
Os casamentos nos dias de Jesus eram eventos importantes carregados de simbolismos. Amor e alegria eram sentimentos ligados ao vinho em uma celebração de casamento, sinalizavam marcas de tempos messiânicos. As comemorações associada ao vinho, na cultura judaica, também caracterizavam temas como: fim dos tempos e Reino de Deus (Mt 22.1-4).
Neste episódio o simbolismo dos ritos judaicos continua sendo destacados. São mencionados seis potes de pedra, que guardavam água para a purificação que estava protegida da impureza (Lv 11.29-38). Eram cerca de sessenta e nove litros por pote, totalizando cerca de 300 a 550 litros. Aqui o simbolismo salienta a riqueza de provisão na celebração messiânica.

1.2. A confiança de Maria:
Maria, depois de falar com Jesus, deu-se por satisfeita. Sabia que Ele encontraria uma solução para a falta de vinho, pois disse aos serventes, "fazei tudo quanto Ele vos disser" (Jo 2.5). Noutras palavras, ela dizia: obedeçam a Ele, confiem na maneira de Ele agir, pois Ele saberá o que fazer. Os problemas que as pessoas nos trazem podem ser a grande oportunidade que temos para ajudá-las a resolver mediante o uso da fé (Mt 7.7). Gostaríamos de atender as pessoas resolvendo os seus problemas, mas não somos mais sábios do que Deus, Ele é quem dará a solução a sua maneira, como Lhe compete.

1.3. O milagre realizado:
A espera de um milagre pode variar, mas o caso de suprir o vinho da festa de casamento não demorou para Jesus resolver. Na verdade, Ele surpreendeu aqueles que sabiam do problema com a sua forma prática e rápida de agir. Mandou Jesus que enchessem de água as seis talhas que eram usadas para lavar as mãos. Logo depois ordenou que tirassem o suficiente para que o mestre-sala provasse do novo vinho, e ele então se admirou da qualidade do mesmo, indo em seguida elogiar o noivo pela sua alta qualidade naquela altura da festa (Jo 2.8-10).
Maria estava numa condição de grande privilégio na festa de casamento em Caná, o que lhe obrigava saber como tudo estava transcorrendo.
Apesar dísso, ela não tinha condições de em meio a festa solucionar aquele problema muito sério, a falta de vinho. Entretanto ela nos é apresentada pelo Evangelho como um modelo de sabedoria prática quando falou com Jesus a respeito (Pv 1.20; 2.6; 3.13; 2.10; 4.11). Do ponto de vista da química as moléculas de água são formadas por hidrogênio e oxigênio, porém as do vinho são muito mais complexas. Para Deus, porém, transformar os componentes da água em vinho, dando-lhe uma qualidade excelente isso nada representa.

2. A pedagogia do milagre:
Quando o autor do Evangelho selecionou a narrativa desse milagre ele tinha em mente confirmar o que já escrevera anteriormente, "Vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai", e que também veio manifestar graça e verdade. A presença e a glória de Jesus tinham como propósito alcançar o coração dos que ali estavam e enchê-los de fé, principalmente o coração dos seus discípulos. Nós nos sentimos renovados em nossa fé quando vemos Jesus operar, pois Ele sabe como conquistar os corações através do seu agir.

2.1. Ensinar pela Atitude:
"Enchei de água essas talhas" (Jo 2.7). Os problemas em si não são exatamente para nos destruir, podemos aprender bastante com eles, e eles dão oportunidade para despertarmos a nossa fé e ver a mão de Deus agir em nosso favor (Rm 5.1-6). A nossa experiência em muitas áreas resolvidas através da fé nos ajudará, nunca esquecendo que novas situações poderão acontecer (Tg 1.12). Mas não há problema tão grande que o Senhor não possa resolver (Is 43.13). Basta revigorar nossa fé por meio das disciplinas espirituais para que estejamos preparados para o dia difícil (Mt 26.41; 4.4; SI 12.6; 1.2; 119.103; Mt 17.21).

2.2. Ensinar pelo Milagre:
Ainda que o homem esteja distante de seu Criador, mesmo que Ele viva uma vida indiferente a Deus, e que haja em rebeldia, pois "todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus" (Rm 3.23), Deus continua amando o homem e quer ajudá-lo em seus problemas e salvá-lo dos seus pecados, daí ter amado a humanidade de tal maneira (Jo 3.16-18). Por isso os milagres como da água transformada em vinho e tantos outros são maneiras de manifestar o Amor divino em favor daquele que carrega a imagem e semelhança do Senhor consigo (Gn 1.25-27).
A cada' dia, a humanidade tem se afastado do Sagrado. Mas, quando Deus se manifesta por meio dos milagres, a sua atenção se  toda para Ele. Os milagres têm a força de chamar a atenção da humanidade, mas a Igreja tem de ser madura para não viver em função deles. O corpo de Cristo precisa viver por fé e não por vista (Hc 3.17; Hb 11.1,6).


2.3. Ensinar pela revelação especial:
A transformação da água em vinho é um milagre inédito no Novo Testamento, que visa despertar a fé dos discípulos em Jesus como o Messias. Foi realizado na presença dos serventes em talhas de Pedras onde lavavam as mãos, e ali não havia sequer resíduo de vinho algum, onde as águas foram depositadas novamente, mas com um propósito de revelar-se num relacionamento redentor, é que Jesus faz o primeiro milagre. A isso, os teólogos chamam de revelação especial (particular) de Deus (Ex 3.14; FI 3.10).
A revelação especial ou particular é, sobretudo, pessoal. Um Deus pessoal. Apresentando-se pessoalmente. E quando Deus se revelou dizendo o seu próprio nome. Quando Moisés pergunta o que diria para o povo, o Senhor disse: "Eu Sou o que Sou" (Ex 3.14) ... Os Salmos, também contêm numerosos testemunhos de experiências pessoais com Deus (SL 23; 91). E, no milagre do vinho, é um sinal que estimula essa reaproximação do homem para com Deus. Esse milagre faz parte de uma série de pronunciamentos específicos e particulares espalhados por toda a Bíblia.
3. A Metáfora do Vinho:
Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho (ele não sabia
o que havia acontecido
, mas os empregados sabiam), ele disse ao noivo que todas as pessoas que conhecia começavam as comemorações com os vinhos melhores, e depois que os convidados bebiam bastante, servida o inferior. Mas o mestre de cerimônias reclamou dizendo que eles haviam guardado o melhor para o final. Com esse milagre de transformação aprendemos metaforicamente que o bom vinho representa o Evangelho que dá salvação pelo sangue de Jesus (Mt 9.17).

3.1. A necessidade de uma renovação:
O velho vinho acabara, e agora urgia a necessidade de uma reposição (renovação), nos odres vazios. Sem o vinho, a festa seria prejudicada, e os noivos ficariam envergonhados. Maria entra em cena, porque vê em Jesus o único que poderia dar solução, para aquela dificuldade desafiadora. Então, Jesus com uma abrupta, mas não indelicada repreensão, diz a sua mãe que ainda não havia chegado há "sua hora", mas sinaliza com o milagre da reposição com vinho novo. Assim como o Senhor trouxe vinho novo para aquele casamento, também, trouxe uma renovação espiritual para a humanidade através de seu sangue derramado na cruz (Jo 7.30; 8.20; 12.23; Lc 22.18-20).

3.2. As necessidades levadas a Jesus:
Não podemos esquecer que o Senhor Jesus sempre estará pronto para atender-nos. Assim como atendeu Maria naquela festa de casamento, atender-nos-á em nossos pedidos. Mesmo que não nos atenda como desejamos, mas Ele nos ouvirá. E saber que somos ouvidos por Ele é um estímulo contagiante (SI 3.4; 22.24; 34.6; 66.19; Jr 33.3). Ele nos ouve, e tratará de nos ensinar através de suas respostas mais convincentes.

3.3. A virtude de Ouvir:
Quem responde antes de ouvir, demonstra tolice em sua atitude. Aquele que fala sem refletir assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar. É preciso ter cuidado com as palavras. A Bíblia manda que sejamos tardios no falar e pronto para ouvirmos (Tg 1.19). Após ouvir o problema da festa, Maria, mãe de Jesus, empenhou-se numa solução, e pelo amor que tinha por aquelas pessoas, conseguiu o que tão urgentemente queria. A lição desse episódio nos mostra o quanto é importante ouvir as pessoas nos seus mais variados problemas. Algumas vezes será necessário apenas ouvi-las, em outras, será fundamental agir. Mas só se deve agir, se tivermos uma solução coerente, que traga benefícios para quem nos pede ajuda (Pv 15.22; 20.5).
Cada pessoa é única dentro de suas peculiaridades, devendo ser respeitado por isso. Então, deve-se entender que aconselhamento é algo sério a se fazer. Às vezes, falamos demais e esquecemos que no, "uso /ias palavras, a qualidade é mais importante que a quantidade" (E.C. Mc Kenzie). Por isso, assim como Maria, não podemos negligenciar a prudência na hora de darmos qualquer orientação a quem nos procura. E fundamental nos apoiar nas Escrituras com suas orientações, pois Ela nos ajudará a atravessar os desertos, e nos fará encontrar os oásis nos lugares mais inesperados (Sl16. 7; 73.24).


CONCLUSÃO
Esse ato de Jesus, em Caná da Galileia, foi o primeiro sinal, o primeiro vislumbre de Sua Glória. E por isso os seus discípulos passaram a crer Nele num grau de fé bem maior. Os milagres de Jesus tiveram essa pedagogia eficiente, de ensinar aos Seus discípulos a viver uma vida de maior vitalidade espiritual; de promoção da alegria; de pregação da esperança; e ainda, de promover aproximação cada vez maior da humanidade para Ele mesmo. Sua participação, na temporalidade da história humana, só nos mostrou o seu grande e incomparável amor por nós.



QUESTIONÁRIO

1. Qual é a maneira eficiente de se evangelizar?
R. Ajudando a pessoa resolver seus problemas através da fé em Cristo.
2. O que Maria disse aos serventes?
R. Fazei tudo o que Ele vos disser.
3. Como Jesus surpreendeu aqueles que sabiam do problema da falta de vinho?
R. Através da sua maneira rápida e prática de agir.
4. Por que os problemas não são exatamente para nos destruir? 
R. Livre.

5. Qual o efeito do milagre nos discípulos?
R. Livre.  
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO - O MESTRE DA EVANGELIZAÇÃO
 – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário