Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

sábado, 21 de julho de 2012

NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO



Jesus Cristo - O mestre da evangelização

LIÇÃO 04 – NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO
22 DE JULHO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Rm 8.23
  • Terça feira: lCo 15.44
  • Quarta feira: C1 3.4
  • Quinta feira: Ef 5.27
  • Sexta feira: Rm 3.23
  • Sábado: Rm 10.10

TEXTO ÁUREO
"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo", Jo 3.7

VERDADE APLICADA
A melhor maneira de impactar os eruditos com o Evangelho é surpreendê-las como fez Jesus, apresentando o Evangelho criativamente.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
·         Mostrar a nossa responsabilidade para com os intelectuais interessados de nossa época;
·       Não permitir se impressionar com os elogios de quem nos procura;
·        Apresentar respostas que surpreendam aqueles a quem evangelizamos.

GLOSSÁRIO
·        Discrição: qualidade de discreto;
·         Furtivo: feito de forma oculta;
·         Interlocutor: cada uma das pessoas que toma parte numa conversação.

HINOS SUGERIDOS
·      8, 198, 516

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Jo 3.1 - E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Jo 3.2 - Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jo 3.4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
Jo 3.5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1.     A ilustre visita de Nicodemos
2.      O diálogo com Jesus
    3.  Jesus surpreendeu Nicodemos
Conclusão
.

INTRODUÇÃO

A salvação é a milagrosa transformação espiritual, realizada Da vida de todo ser humano que, pela fé, com arrependimento de seus pecados, recebeu a Jesus Cristo como seu salvador (Ef 2. 8.9; 2Co 5.17; Jo 1.12; 3.5).
Jesus realiza essa regeneração espiritual (novo nascimento) em todos aqueles que o recebem. Sendo assim, ninguém poderá viver na plenitude do Espírito Santo, obter maturidade espiritual e dedicar-se com êxito ao trabalho do Senhor se não experimentar o milagre da salvação esse novo nascimento.

1. A ilustre visita de Nicodemos:
Não se sabe se a visita do ilustre homem estava agendada com Jesus ou não, mas o que sabemos é que o Mestre Jesus estava previamente preparado para ela. Como veremos a seguir, Nicodemos não era qualquer pessoa de Israel daquela época, mas um mestre entre os judeus que desfrutava de certa popularidade. Daí a necessidade de uma visita discreta, talvez uma pesquisa no local, para se certificar a real identidade daquele galileu que começara a agitar as massas com a mensagem do Reino de Deus.


1.1. O príncipe dos fariseus:
Nicodemos era "um dos principais dos judeus" (J o 3.1), uma pessoa de grande autoridade. Embora ele não apareça nos Evangelhos sinóticos, era fariseu e também membro do Sinédrio, (este era o Supremo Tribunal de Israel). Nicodemos sabendo dos sinais que Jesus operara em Jerusalém naquela ocasião, que era de páscoa (Jo 2.23), foi movido a investigar de perto de quem se tratava, visto que a Lei recomendava que, se um profeta operasse grandes sinais deveria ser ouvido, caso fosse desprezado, o Senhor Deus requereria severamente tal insolência (Dt 18.19).

1.2. Um visitante discreto:
Nicodemos era homem público, mas a visita que fizera era extra-oficial para não se expor. Jesus não se incomodou com isso, ao contrário aproveitou essa oportunidade para evangelizá-lo mais profundamente. Assim como Jesus, nós como Igreja, temos a responsabilidade de levar a mensagem do Reino a quem nos procura.
Não devemos jamais ficar com medo de falarmos das profundezas do Reino de Deus pelo fato de ser uma autoridade, um erudito ou intelectual que nos procure. Devemos respeitar a discrição de quem nos venha procurar, e lembrarmos que ali está uma pessoa como nós, preciosa e que precisa ouvir a Palavra de Deus (Rm 3.23).


1.3. As revelações de Jesus a Nicodemos:
Ali estava Nicodemos em seu encontro furtivo e, não imaginava que grandes surpresas lhe aguardavam mediante aquela conversa. O seu interesse pelos milagres e saber quem era Jesus o haviam conduzido até ali, mas as grandes revelações acerca do reino lhe conduziriam a conversão no Mestre da Galileia. Um mestre de Israel que se rendeu a outro pelas grandezas da revelação que recebera. Uma vida profundamente tocada, na curiosidade, a princípio pelos milagres; mas, na sua mente, pelas excelências nunca por ele ouvidas. Devemos, durante uma conversa com autoridades e ou intelectuais interessados, permitir que o Espírito Santo nos guie em nossos diálogos,
sendo ousados no espírito
, sem rodeios no assunto, criativos em nossas palavras e reveladores das profundezas do Reino (2Co 3.12).
Somos embaixadores do Reino celestial (2Co 5.20), e como representantes, devemos falar bem a nossa Língua para que os nossos erros gramaticais não venham distrair as pessoas. Se bem que, não devemos ser orgulhosos e nem mesmo exigi r isso daqueles a quem evangelizamos. Por outro Lado, de ciência, de Lugares, de Literatura e pessoas importantes, certas pessoas já estão muito familiarizadas.
Mas por não conhecerem as Escrituras e nem o Poder de Deus, necessitam de alguém que desinteressadamente lhes conduzam a esse conhecimento, capaz de Libertá-Los do poder das trevas, salva-los dos seus pecados e introduzi-Los no Reino de Deus hoje. Entretanto, a realidade é que precisamos sempre nos preparar para tais encontros, mas deixar o restante com o Espírito Santo (Jo 16.8).

2.  O diálogo com Jesus:
O diálogo entre Nicodemos e Jesus é tão impactante que, mensagens incontáveis ao longo dos séculos têm sido pregadas e ensinadas com base nele. Nicodemos era um especialista da Lei de Moisés, um homem muito educado e de firmeza moral, mas acima de tudo, abrigava, em seu peito, grandes esperanças quanto ao Messias, e foi isso que o atraiu a Jesus.

2.1. As palavras elogiosas:
Ao longo do contexto do evangelho de João, fica claro que Nicodemos não era um hipócrita ao elogiar Jesus como, "mestre vindo da parte de Deus" (Jo 3.2). Na verdade, muitos fariseus chegaram a crer em Jesus assim, mas não ousavam pronunciar a sua fé por questões políticas, basta lembrarmos-nos de José de Arimatéia (Jo 19.38). Para Nicodemos, um homem com autoridade moral para purificar o templo (Jo 2.13-22); e ainda, operar grandiosos sinais, só podia vir da parte de Deus e ter o aval dEle para realizar tais coisas. Nicodemos não queria saber do que os seus pares já sabiam e emitiam. Aliás, para eles Jesus não era uma pessoa digna de crédito, enquanto que Nicodemos entendia que o assunto merecia uma atenção diferenciada, isto porque ninguém poderia fazer tais sinais, se Deus não fosse com ele.

2.2. A admiração de Nicodemos a Jesus:
O Senhor Jesus não ficou paralisado diante dos elogios de Nicodemos, estava tão
preocupado com a sua vida e em despertar fé nele, que foi direto ao assunto: como ver e entrar no reino de Deus (Jo 3.4,7). Como tantos outros que esperavam o Reino messiânico físico e imediato, no entanto, aquele Mestre estava lhe falando diretamente sobre a necessidade de nascer de novo. Nicodemos sabia dos rituais de iniciação através de banhos dos essênios, conhecia o batismo praticado por João, era familiarizado com circuncisão, mas aquele assunto de, "importa-vos nascer de novo" era chocante e até absurdo! Ficou claro nas suas perguntas: "como pode um homem, sendo velho, nascer de novo?"; "pode nascer ... segunda vez?"; "como pode suceder isto?".


2.3. Outros momentos de Nicodemos:
Posterior ao diálogo noturno que teve com Jesus encontramos Nicodemos tomando partido a favor de Jesus entre as autoridades do Sinédrio. Estava Jesus no templo ensinando e, nessa ocasião, a guarda do templo foi acionada para prendê-lo, mas os soldados diante das palavras que ensinava desistiram de prendê-lo, e retornaram sem Ele. Nicodemos protestou o fato deles não seguirem os critérios legais para prenderem e condenarem alguém, em resposta falaram contra a origem de Jesus. Ele era do norte de Israel, da Galileia, de onde não se surgiriam profetas (Jo 7.45-53). Assim que o senador José de Arimatéia, um discípulo oculto de Jesus, conseguiu a liberação do corpo de Jesus para o sepultamento, Nicodemos levou um composto de mirra e aloés com cerca de trinta quilos, para o embalsamamento do mesmo (Jo 19.39).
No Novo Testamento não há mais registros de Nicodemos, a não ser no Evangelho de Nicodemos, um livro apócrifo.
Após aquele diálogo noturno, Nicodemos não foi mais o mesmo, tornou-se um seguidor de Jesus, assim como José de Arimatéia, um discípulo oculto, revelando firmeza em
momentos delicados da vida e da morte de Jesus. Ele
, pois, comprovou quem Jesus era de fato, ou seja, o Mestre vindo da parte de Deus, o profeta que haveria de vir, o Messias prometido a Israel. Noutras palavras, a conversa entre Nicodemos e Jesus cumprira o seu propósito de comprovação. Com isso aprendemos que aqueles que vêm a nós e demonstram interesse devemos colocá-los frente a frente com Jesus. Devemos impactá-los com nossas palavras de fé, ousadia e sabedoria assim, como Ele fez.  
3. Jesus surpreendeu Nicodemos:
Agora partamos mais especificamente para o lado prático do diálogo entre Jesus e Nicodemos, aplicando-os ao evangelismo pessoal exemplificado pelo Mestre da evangelização. Observemos alguns pontos chaves com os quais podemos surpreender qualquer pessoa em uma conversa.

3.1. Jesus não se impressionou com Nicodemos:
Jesus recebeu visitas oficiais e extraoficiais, mas a todos compartilhava a mensagem do Reino. Numa conversa informal, pode-se ter preciosas oportunidades, com melhores chances do que uma pregação clássica. Não se deve mostrar ansiedade ou temeridade, mas tranqüilidade e confiança deixando também o nosso interlocutor à vontade para que possa expressar seus elogios, anseios e dúvidas. Por mais ilustre que essa pessoa venha a ser, não devemos nos intimidar.

3.2. Jesus o surpreendeu com um fato novo:
Nicodemos era um homem já idoso, mas foi surpreendido com um fato exigente, "importa-vos nascer de novo". A inserção de um indivíduo numa instituição era acompanhada de rituais de iniciação, fosse a circuncisão de um gentio ou os batismos rituais das religiões de mistério, coisa comum em seus dias era algo familiar. Para um homem já velho era surpresa e até mesmo inconcebível, reiniciar a trajetória histórica
a partir do ventre de
sua mãe já inexistente! Todavia o mais surpreendente é que esse nascimento é um "novo nascimento" e a palavra novo (do grego anothen) indica primeiramente algo "de cima ou de um lugar mais alto", do vento ou do espírito de Deus que sopra onde quer. Era um novo nascimento vindo do alto, que vai além de ser perdoado por Deus, é uma transformação profunda do indivíduo em sua mente e comportamento, visto tratar-se de receber a nova natureza celestial! Ainda hoje esse assunto é novidade, pois se fala muito de receber o perdão de Deus e pouco de regeneração (Tt 3.5; Rm 12.2; Ef 4.23.24; 2Pe 1.4; lJo 5.11).

3.3. Jesus fez revelações Profundas:
Jesus prossegue com seu diálogo com Nicodemos: "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado", (Nm 21.9). Agora porém, segue uma declaração do sentimento divino e seu aspecto profético para aqueles dias, prefigurado na serpente outrora levantada no deserto. É bom relembrarmos a maneira direta e aprofundada de Jesus abordar o seu ouvinte com questões que iam além da religiosidade conhecida, tratava-se de uma transformação radical, que envolve toda a vida do indivíduo. Isso vai além da soteriológia barata em preço de liquidação dos mercados religiosos que estão por aí. Isso é discipulado radical, sem jeitinhos, costuras e remendos teológicos humanos. E esse deve ser o nosso compromisso.
Deus enviou o seu Filho em sua primeira vinda, não no sentido de condenar e sim salvar. Mas ficou claro para Nicodemos que, a luz (Jesus) é salvação, porém, paradoxalmente os homens
amaram mais as trevas. Aqui Jesus falava da sua rejeição pelos judeus. Devemos compreender que
o evangelismo é uma semeadura que frutificará em terras férteis, nem sempre a nossa palavra será acatada.


CONCLUSÃO
O novo nascimento é a porta de entrada do Reino. Ele representa a renovação interior realizada pelo Espírito Santo, que ocorre quando a pessoa se torna cristã. A
pessoa recebe perdão de seus pecados mediante sua fé em Jesus e nasce de novo para uma vida caracterizada por fé, amor e esperança. Assim como Nicodemos, muitos ainda não sabem disso.



QUESTIONÁRIO

1. Caso um profeta operasse grandes sinais, o que deveria ser feito?
R. Deveria ser ouvido.
2. Por que Nicodemos foi à noite ter com Jesus?
R. Sendo um homem público, não queria se expor.
3. Durante uma conversa com autoridades ou intelectuais devemos permitir o quê?
R. Permitir que o Espírito Santo nos guie em nossos diálogos.
4. As conversas informais podem representar o quê?
R. Preciosas oportunidades, com melhores chances do que uma pregação.
5. Como Jesus surpreendeu Nicodemos?
R. Dizendo que ele tinha que nascer de novo.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO - O MESTRE DA EVANGELIZAÇÃO
 – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário