Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

terça-feira, 3 de julho de 2012

Os Primeiros Discípulos de Jesus



Jesus Cristo - O mestre da evangelização

LIÇÃO 02 – Os Primeiros Discípulos de Jesus
08 DE JULHO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Jo 40.1
  • Terça feira:  Jo 1.39
  • Quarta feira: Mt 19.27
  • Quinta feira:  Jo 14.9
  • Sexta feira:  Pv 18.13
  • Sábado: At 1.13


TEXTO ÁUREO
"Os dois discípulos, ouviram- no dizer isso e seguiram a Jesus". Jo 1.37

VERDADE APLICADA
Depois de encontrarmos Jesus, devemos ajudar os nossos familiares e amigos a fazerem o mesmo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
·        Conscientizar quanto à responsabilidade de conduzir os nossos familiares e amigos a Jesus Cristo;
·        Demonstrar, por meio dos relatos bíblicos, que quando fazemos a nossa parte, o Senhor Jesus sempre faz a dEle;
·        Extrair exemplos da vida evangelística de André.

GLOSSÁRIO
·        Consanguínea: que é do mesmo sangue, mesma origem;
·        Devastador: que ou o que devasta;
·         Messias: para os cristãos, esse ser na pessoa de Jesus Cristo;

HINOS SUGERIDOS
·         65, 167, 395

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Jo 1.35 - No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos.
Jo 1.36 - E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

Jo 1.37 - E os dois discípulos ouviram-no dizer isso e seguiram a Jesus.

Jo 1.38 - E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?

Jo 1.39 - Ele lhes disse: Vinde e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

Jo 1.40 - Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João e o haviam seguido.

Jo -1.41 - Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1.André e sua história
2.A conversão de Pedro
3.Lições da vida de André
Conclusão

INTRODUÇÃO

Apesar de Jesus ter começado o seu movimento espiritual com apenas dois homens da pobre região da Galileia, há mais de 2000 anos, a Sua figura continua em evidência. Seus primeiros discípulos: André e João, e depois Pedro são personagens irhportantes que com seus testemunhos conseguiram impactar o seu mundo com a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus.

1. André e sua história
As informações bíblicas e históricas disponíveis sobre a biografia do apóstolo André não deixam úvidas sobre a relevância de sua participação tanto no grupo embrionário de discípulos, quanto na posterior liderança de importantes congregações cristãs do século I.

1.1. A origem de André:
André celebrado pela tradição ortodoxa grega como o primeiro apóstolo, conforme
João 1.40
. Era irmão de Pedro, morava em Betsaida do mar da Galileia, onde também desenvolvia ali a sua profissão de pescador. São poucas as informações no Evangelho acerca da sua pessoa, todavia aprendemos com André várias lições nos lances rápidos em que aparece no cenário do Novo Testamento. Apesar de sua origem humilde, ao encontrar Jesus, procurou demonstrar uma atuação efetiva nos fatos que envolveram a sua vida (Jo 6.5-9).

1.2. André e João seguiram Jesus
André era um homem insatisfeito com a sua própria condição, pois ele demonstrava
preocupações com os valores espirituais
. Não estava contente com a religiosidade (não que
a quisesse trocar) e precisava aprofundar-se mais nas promessas messiânicas. Naquela época de servidão ao Império Romano de elevados impostos sobre tudo o que era produzido
, de corrupção geral no templo de Jerusalém, ele encontrou João Batista, um homem simples, e que não conhecia os limites de sua fidelidade para com o Senhor, vivendo no deserto da Judéia e batizando no rio Jordão (Jo 1.35).

1.3. André apresentou Pedro a Jesus:
Depois que André e João foram apresentados ao Nazareno, seguiram-no prontamente. Eles desejavam saber onde o Mestre de Nazaré morava e Ele os mostrou, assim passaram um dia com Ele (Jo 1.39). André era irmão de Simão, uma conexão consanguínea importante para compor o futuro quadro dos chamados apóstolos, embora ele nem imaginasse que isso poderia acontecer. Na verdade, tudo foi desencadeado mediante a apresentação de Simão a Jesus. André, possivelmente acompanhado de João, foi enfático: ''Achamos o Messias" e imediatamente o conduziu a Jesus.
Não é necessário pregarmos em nossos lares, como se estivéssemos diante de um grande auditório. Nossos familiares costumam ter uma percepção diferente em virtude da convivência conosco, daí ser preciso sermos um exemplo vivo para eles, a fim de que sejam atraídos à . Exceto, no caso de eles desejarem previamente conhecerem Jesus. Isso quer dizer que a evangelização e o discipulado deve começar em nossos lares. Lembre-se não foi por acaso que André encontrou-se com Jesus primeiro, ele se preocupava com os seus. E lamentável que muitos
não
se preocupam em conduzir seus familiares a Jesus como André o fez, nem se lembram que eles têm uma alma eterna e que precisam desse encontro.

2. A conversão de .Pedro
Quando nos ocupamos em colocar um parente ou amigo diante de Jesus, não precisamos ficar ansiosos quanto ao que vai acontecer. Tenha certeza de que Jesus não irá se embaraçar com quem quer que seja conduzido a sua presença. O mais importante é crermos no Senhor Jesus, e o mais Ele fará (SI 40.1); após apresentá-los precisamos estar orando sempre por eles, pois travamos uma batalha severa contra o pecado e Satanás (2Co 11.14), que não admite perder qualquer espaço no mundo.

2.1. Jesus recebeu Simão
Quando André conduziu seu irmão Simão a Jesus, o Senhor o recebeu apesar dos muitos compromissos que tinha como Pregador e Mestre. Naquele momento André não foi passivo, antes tomou a iniciativa de colocá-lo diante do Mestre e, Ele o recebeu. Nossos familiares devem ser prioridade na evangelização, pois estão tão perto de nós, que precisamos aproveitar a oportunidade. Quantas vezes pensamos evangelizar pessoas que não conhecemos, que estão distantes, sem primeiro falar aos que estão bem ao nosso lado.

2.2. Jesus alterou o nome de Simão:
Jesus chamou a Simão de "Kefas" (Jo 1.42) que significa pedra em aramaico, a língua materna de Jesus. Antes era Simão, agora depois de encontrar o Mestre ele é Simão Kefas (Pedro). Seu novo nome indicava uma transformação de vida em função da missão que estava prestes a receber. Simão curiosamente não estava procurando o Messias, se bem que gostaria de encontrá-10, mas para a sua surpresa, foi achado. E a partir daquele encontro, ele foi sendo transformado dia a dia. Não pensemos que foi uma transformação total e absoluta, aconteceu à medida que ele ia convivendo com Jesus. Imagine quanta paciência Ele teve de ter com Simão Pedro, assim nós devemos agir também com aqueles a quem evangelizamos e discipulamos (Mt 14.28-30; 16.22,23; 19.27; 26.33-35).


2.3. Jesus torna Simão o  líder da equipe
Em Simão Pedro havia um espírito de liderança natural que contagiava seus companheiros. Ele acabou tornando-se o mais notável entre os apóstolos, basta que se observem todas as listas, contendo o grupo apostólico, em que se vê o nome de André vindo sempre após o do seu irmão Simão Pedro, que o apresentou a Jesus. Ao longo dos evangelhos, vemos frequentemente Simão Pedro falando em nome do grupo: "para onde iremos nós ... ", "vamos pescar", etc. Por outro lado, o Senhor Jesus não aceitava disputas de colocação entre seus discípulos, pois sabia que tal sentimento seria altamente devastador. Uma coisa fica claro: a Jesus não importou -quem chegou primeiro; André ou João. Mas o que era mais funcional. Os critérios jurídicos ou sociais quanto a determinadas posições é de quem chega primeiro, porém no Reino é de quem funciona melhor.
Quem sabe você apresente alguém. Que possa ser muito produtivo no Reino de Deus. Agora pense no caso dessa pessoa vir a ter destaque maior que o seu, como no caso de André, não seria uma honra? É claro que sim, naturalmente para muitos seria preocupante. Todavia, André não manifestou qualquer desapontamento ou ciúme, enquanto que outros sim. A bem da verdade não devemos ter controle dessa situação, é Deus quem capacita a seus servos, e também fica claro que "antiguidade no Reino não é posto". A seiva que corre no interior da Videira é quem determina onde os novos ramos irão nascer o único que os pode podar é o agricultor divino - Deus!

3. Lições da vida de André
André alimentava esperança messiânica tão profunda quanto sua insatisfação, assim saiu a procurar pelo contentamento. Tornou-se, então, discípulo de João Batista, e fez-se acompanhar de um colega de profissão, João irmão de Tiago, filho de Zebedeu, também pescador. E mais fácil alcançarmos o que desejamos acompanhados do que só, o que aconteceu com ele pode acontecer conosco também. Vejamos outras coisas que ele fez.

3.1. Busque Jesus até o encontrar
André procurou o Messias até encont-lo em seus dias. Ele foi movido por uma insatisfação espiritual, uma fome de Deus que o impeliu a viajar por aquelas estradas empoeiradas até encontrar João Batista e depois Jesus. Procure, busque Jesus até o encontrá-lo, e Ele satisfará o desejo do seu sincero coração. Nós naturalmente trazemos necessidades que são satisfeitas: temos necessidade de comer, assim temos o alimento; temos necessidade de andar, para isso temos pernas; temos necessidade de ver, temos os olhos; temos a necessidade de Deus e da sua salvação, para isso temos Jesus, e Ele disse: "quem me vê a mim, vê o Pai" (Jo 14.9). Este é um princípio inegociável, somente depois de encontrar Jesus, como fez André, é que poderemos ajudar a outros e colocá-los em sintonia com Ele. Portanto, só podemos compartilhar a Jesus, à medida que o encontrarmos.

3.2. Esteja vigilante e seja amistoso.
Para sermos bem sucedidos na condução dos nossos familiares a Cristo, devemos ter muito cuidado na forma como nos relacionamos com eles. Mostrando um caráter em constante transformação, que cada vez mais se assemelha com o dEle. Por exemplo, se antes éramos críticos, brigões, rancorosos, etc., não sejamos mais, mas sejamos dóceis, amistosos e perdoadores (FI 4.8). Caso nos desentendamos, procuremos nos reconciliar, pois os humildes, a seu tempo, serão exaltados. Imagine se André tivesse problemas com Pedro, não teria êxito em conduzi-lo ao Salvador. Seja qual for a sua posição na família, seja vigilante com seu exemplo amistoso.
3.3. Ajude as pessoas encontrarem Jesus Cristo
Devemos estar atentos quanto às pessoas que nos cercam, pois o nosso trabalho Evangelizador e missionário está no lugar onde vivemos, são os nossos contatos onde trabalhamos e estudamos. Este é o campo missionário que Deus a nós confiou. É importante prestar atenção, mesmo que seja um número resumido de pessoas ao nosso redor que ainda não se encontraram com Jesus, e interceder por elas. Quando vierem se abrir conosco, demonstremos interesse nos seus problemas, antes de tudo, sejamos bons ou vintes (Pv 18.13). E ofereçamo-nos para orar por ela e ajudá-la em alguma coisa possível. Noutras palavras, conquiste a confiança dessas pessoas e, em seguida, fale-lhes de Jesus Cristo como Salvador. Caso se decidam não a abandonemos, visto que ela precisa ser discipulada e integrada em sua Igreja - apenas ajude-as.
Há apenas doze passagens no Novo Testamento que se referem ao apóstolo André. São pontos
interessantes que destacam a grandeza
de sua pessoa. Sua generosidade é demonstrada pelo fato de desejar sempre e prontamente compartilhar sobre Jesus. Há uma evolução interessante na vida de André quanto ao compartilhar do evangelho. Ele começou com seu irmão, como já dissemos, depois ele aparece apresentando Jesus, o rapaz que tinha cinco pães de cevada e dois peixinhos. Através desses alimentos, Jesus fez o milagre da multiplicação, (Jo 6.8-9). Quer dizer, vemos André envolvido na busca de soluções depois da pregação do Mestre. Em seguida, vemos André ajudando Filipe a apresentar os gregos prosélitos a Jesus, (Jo 12.20-23). E, por último, em companhia dos apóstolos, subindo a orar em Jerusalém, (At 1.13).

CONCLUSÃO
Credita-se a André o trabalho evangelístico, em Patra, na Grécia, e outros, até finalmente ser martirizado numa cruz em forma de X, por não achar-se digno de morrer numa que fosse igual a de seu Senhor. Assim como André, sejamos generosos em compartilhar aquilo que temos recebido, possibilitando assim a mudança de muitas vidas, a partir dos membros da nossa própria família, dessa maneira podemos deixar uma história digna de ser relembrada com prazer, pelo fato de termos sido úteis ao Senhor e aos nossos também.


QUESTIONÁRIO

1. André e Simão eram irmãos logo de quem eram filhos?
R. Filho de Jonas.

2. Como André e João conheceram a Jesus?
R. Após João, o batizador, apresentar o Cordeiro Deus que tira o pecado do mundo.

2.      O que disse André a Simão acerca de Jesus?
R. Achamos o Messias.

4. O que indicava o novo nome de Simão "Kefas"?
R. Indicava uma transformação interior e no seu caráter emfunção da missão que estava prestes
a receber.
5. Como uma mulher deve ganhar seu marido para Cristo?
R. Oferecendo mais com seu exemplo para que seu marido seja ganho sem palavras.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO - O MESTRE DA EVANGELIZAÇÃO
 – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 02.

2 comentários:

  1. Esta revista é ótima, é uma pena na revista dos Adolescentes não conter perguntas, eles gostam muito de responder, todas as vezes elaboramos perguntas e eles respondem todas, porque não acatam esta idéia e já confeccionam a revista com as perguntas, como a dos adultos, o adolescentes precisam ser mais explorados que o adultos, pois são os futuros pastores e missionários, por gentileza pensem com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo uma otima maneira de estudar ,de uma forma clara e objetiva...

    ResponderExcluir