Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Eliseu e o milagre da multiplicação do azeite

Eliseu e o milagre da multiplicação do azeite

LIÇÃO 7 – 16 de Novembro de 2014

Eliseu e o milagre da multiplicação de azeite!

TEXTO AUREO

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Fp 4.19

VERDADE APLICADA

Os grandes milagres vividos pelos servos de Deus me todos os tempos sempre se originaram da simplicidade das coisas ou das pessoas que deles se acercavam.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Apresentar o contraste da visão de Eliseu e da viúva, e a importância de um profeta;
 Mostrar as atitudes de fé e os passos que produziram esse grande milagre;
 Alertar sobre os tipos de vasos e o valor de um vaso moldado pelo oleiro.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

2Rs 4.1 – E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2Rs 4.2 – E Eliseu lhe disse que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
2Rs 4.3 – Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, e não poucas.

Introdução
A Bíblia relata que uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, pois seu marido havia falecido, e deixado uma dívida que ela não tinha condições de pagar, e por isso, os credores vieram a sua casa para levar seus filhos como escravos (2Rs 4.1)

OBJETIVO E SINOPSE – TÓPICO 1
 Apresentar o contraste da visão de Eliseu e da viúva, e a importância de um profeta;

1. CLAMANDO POR UM MILAGRE:
Como se não bastasse perder o marido, essa mulher ainda teve que suportar a pressão dos credores, que desejavam a todo custo levar seus filhos cativos como pagamento das dívidas deixadas pelo falecido. A escravidão naquele tempo era tão seria que era iminente a destruição da família.

1.1. Eliseu é chamado pela viúva;
É muito edificante quando existe alguém habilitado por Deus para a realização de milagres. Eliseu é convocado exatamente por isso, porque era um representante legal de Deus naquela região. Ela lhe conta seu drama, e ele lhe faz a seguinte pergunta: “Que hei de ter fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” (2Rs 4.2). Observemos que ela diz que não tinha nada. E nada é nada! E conclui: “Senão uma botija de azeite”. Então ela tinha alguma coisa! Porém, diante de sua dívida e da pressão sofrida, ela jamais poderia imaginar que aquilo que via como nada se tornaria a fonte de seu milagre. Ela sabia que a quantidade de azeite que possuía não pagava a sua dívida.
Essa mulher passava por um sério desespero, pois além de perder seu marido, ela estava falida e prestes a perder o fruto de seu matrimônio. Filhos que poderiam ajuda-la. Sua situação era lastimável e sem precedentes.

1.2. A visão do profeta diante da viúva;
“Que te ei de fazer?... ela disse: tua serva não tem nada em casa...” (2Rs 4.2). Quando a visão do nosso entendimento é aberta por uma verdade espiritual, aquilo que antes reputávamos como nada, pode se tornar a coisa mais valiosa que temos na vida. O profeta sabia que em sua casa o produto do milagre, então a despertou dizendo: “Dize-me que é o que tens em casa”. Para uma mulher aquela botija de azeite não representava muita coisa, para o profeta era a fonte do milagre. Ela via apenas o azeite. Mas, o profeta, viu além, viu o futuro. Enquanto ele viu uma pequena botija, ele estava vendo dezenas de vasilhas cheias a partir daquele azeite, ou seja, em  situação  de aperto a receita do sucesso é apresentar o pouco que temos Aquele que tudo pode!

1.3. A necessidade do profético em nossos dias;
Nós somos uma igreja carente de profetas (não nos referimos ao dom de profecia, que muitos estão manipulando e usando insensatamente). Os profetas veem o futuro, eles tem sensibilidade para penetrar no mundo espiritual e mostrar a realidade do amanhã. Assim é o ministério profético (Ef 4.16). no episodio aqui relatado devemos destacar duas coisas importantes: a visão da mulher e a visão do profeta. “Ela vê a botija de azeite como nada, ele vê como a fonte de tudo o que ela precisa”. Os profetas existem para nos ensinar a usar a ferramenta que temos para seguir adiante. Uma palavra profética  pode mudar nossa vida  (Mt 8.8; Lc 7.7). Se olharmos para nossas limitações e não crermos na palavra profética nada se moverá. Nosso maior problema com milagres é visualizar o que temos nas mãos.
        Milagres são sempre sobrenaturais. Se nos guiarmos pelo que vemos diremos como a viúva: “Não tenho nada”. Mas se olharmos como Eliseu, os milagres sempre se tornaram realidade em nossas vidas. Denuncia (dizer o que esta errado) e pronuncia (fazer o que é certo) são  marcas de um ministério profético autêntico.

 Mostrar as atitudes de fé e os passos que produziram esse grande milagre;

2. OS PASSOS PARA UM GRANDE MILAGRE:
Eliseu pede àquela mulher que corra até seus vizinhos, e lhes peça muitas vasilhas emprestadas para que o azeite daquela pequena botija venha enchê-las. Ela deveria confiar na palavra do profeta e agir por intermédio da fé no que ele disse. A fé também exige uma atitude, uma ação (Hb 11.1-6).

2.1. Pedindo vasilhas emprestadas;
A vida cristã pede apresentar muitos contrastes,. No caso dessa viúva, ela começa pedindo emprestado algo a alguém, e pedir nunca é fácil (At 20.35). Pelo empréstimo conseguido, observa-se que tinha relacionamento e boa convivência com seus vizinhos o milagre seria embargado. O profeta não fala a quantidade de vasos que ela deveria pedir, esse ato revela a qualidade e o nível daquilo que ela acreditava. Se ela pedisse mil, todos seriam cheios, se pedisse dez aconteceria o mesmo. O que nos revela esse tipo de ação? Que podemos tanto limitar o milagre quanto ampliá-lo. Nossa fé pode determinar o tamanho do milagre que desejamos ver acontecer em nossas vidas (Jo 4.50-53; 2Co 5,7).
Na realização de um milagre a fé e a obediência devem trabalhar em conjunto. Existem pessoas que creem, mas não agem, a fé exige uma atitude. Davi tinha fé, mas possuía a funda. E preciso ter coragem para oferecer o pouco que temos nas mãos de Deus que tudo pode, para que segundo sal palavra a multiplicação aconteça.
       
2.2. Milagres extraídos daquilo que não é aparente;
Uma atitude de fé sempre estará alicerçada na espiritualidade e na sensibilidade (Gl 5.16; Tg 2.18). Essa mulher estava desesperada, com medo de perder seus filhos, por isso, não pôde ver que o pouco que de azeite daquela botija era a fonte para sanar suas dívidas. Em muitos casos somos levados pela religiosiosidade e aparência das cosias, raramente não somos ludibriados pelas belas embalagens que nos rodeiam. A palavra certa aqui seria discernimento, e nesse tempo de coisas tão maquiadas, seria importante que a Igreja se aplicasse em buscar o precioso dom de discernir os espíritos (1Co 12.10; 1Jo 2.20). O milagre partiu de onde ela menos imaginava, e aconteceu quando ela tirou de onde aparentemente não havia nada, um sinal de que não podemos esperar ter para depois entregar. É do nada que Deus tira o tudo que precisamos.

2.3. Milagres de portas fechadas;
        “Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia” (2Rs 4.4). Uma grande verdade ressalta dessas palavras: “Existem milagres que só acontecem quando a porta esta fechada”. Quando a porta esta fechada geralmente pensamos em guerrear e lutar com Deus para que se abra, uma porta fechada pode ser o prenuncio de um grande milagre que está para acontecer. Deus também trabalha no silêncio. Pedro foi salvo milagrosamente enquanto as portas da prisão estavam fechadas (At 12,7,10) José estava comas portas fechadas, quando abriram as portas ele se tornou governador (Gn 40.30;41.14).
        E certo que devemos orar para que as portas se abram, mas também não podemos nos esquecer de porta fechada se refere aquilo que é secreto exige silêncio. Muitos perdem a bênção porque deixam a porta aberta. Falam demais cantam vitória antes do milagre. Existe tempo de falar e tempo de estar calado. Milagres se anunciam depois de concluído, boas ideias podem ser plagiadas. Cuidado.

OBJETIVO E SINOPSE – TÓPICO 3
 Alertar sobre os tipos de vasos e o valor de um vaso moldado pelo oleiro.

3. BOTIJAS QUE ENCHEM VASOS:
        Na casa de Deus existem vários tipos de vasos, e cada um tem uma função especifica. Existem vasos pequenos, médios e grandes; vãos de ouro, de prata, de pau e de barro; vasos para honra, e vasos para desonra (2Tm 2.20). Porém,  o destaque desse milagre não foi um vaso, e sim uma botija.

3.1. O valor de uma botija!
            Como seres humanos temos muita dificuldade em valorizar coisas pequenas. Mas esse milagre nos ensina a preciosidade de observar essas coisas (1Co 1.27, Is 53.2-3). O que a mulher tinha em casa? Uma botija. O que o profeta a mandou pedir aos vizinhos? Vasos. Na lógica e na visão humana é o vaso que enche a botija. Porém, aqui as posições estão inversas. É a botija eu enche o vaso. É costumeiros pensar que o pequeno sempre receberá do grande. Todavia, nesse milagre é o pequeno quem é a fonte, é o pequeno que é visto como nada é quem sobressai. Ela disse: não tenho nada, e foi exatamente do que via como nada que os vasos foram cheios.
            É comum valorizarmos títulos, ou o que pensam ao nosso respeito. Precisamos entender que a ótica Divina não escolhe beleza estatura, ou renome. De onde surgiu Jesus? De Nazaré. De família nobre? Não, nascido em meio às animais, mas da simplicidade, Ele se tornou a fonte de tudo o que somos e realizamos.

3.2. Vasos de ouro e de prata;
Esses tipos de vasos não existem em qualquer casa, eles além de valiosos, se destacam numa grande mansão. Muitos adorariam ser de ouro e de prata como esses vasos, mas nasceram apenas para ser de pau e de barro, materiais fáceis de tomar uma forma diferente enquanto os valiosos são mais rígidos. Quando os vasos de ouro e de prata aparecem e porque os de pau e de barro já trabalharam por eles. Porque não se prepara uma boa comida em vasos de ouro e de prata! O segredo não é o material com que o vaso foi feito, mas a função que desempenha: honra ou desonra (2Tm 2.20). uma pequena botija pode ser a salvação de muitos vasos vazios, observamos que não é o tamanho, o material ou a forma, mas o que possui dentro de sí que faz a diferença (Mt 25.4)

3.3. Vasos de barro;
            O vaso de barro possui algumas características interessantes. Ele é frágil, quebra com muita facilidade, o que possibilita o oleiro a refazê-lo sempre que desejar, dando a forma que melhor lhe convém (Jr 18.4). a beleza do vaso de barro está no se interior. Ele não tem parecer nem formosura, mas porta dentro de si um inestimável tesouro (2Co 4.7). ou seja, ele porta consigo a grandeza de alguém, todo seu valor pertence ao dono do tesouro que nele está. Vivemos um tempo difícil, onde belos vasos apresentam grosseiras rachaduras de pecado, e o óleo se esvai. E na escassez de vasos para embelezar a mansão, o Senhor esta recrutando botijas, e multiplicando o azeite que elas dividem com outros vasos.
            O segredo para se encher é estar vazio; Vaso de si mesmo, da vaidade, do pecado eu é a rachadura por onde derrama a unção. O propósito divino é só parar quando todos os vasos estiverem cheios. Fechemos a porta para o pecado, e abramos nossas vidas para o puro azeite que o Senhor nos oferece.

Conclusão
O primeiro estagio dessa mulher era de calamidade total, mas seu final foi milagroso, próspero e sobrenatural. O importante não é como começamos, mas como iremos terminar diante de Deus. Ainda a tempo para mudanças, façamos como fez essa mulher, convidemos ao Senhor para vir a nossa casa e contemos a Ele o que se passa conosco.

QUESTIONÁRIO

1. A quem foi dirigido o clamor da mulher viuva?
R: Ao profeta Eliseu (2Rs 4.1).
2. Qual a pergunta feita pelo profeta a mulher?
R: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa (2Rs 4.2);
3. Qual a fone do milagre daquela mulher?
R: A botija de azeite que estava em sua casa (2Rs 4.2);
4. Qual o segredo de ser um vaso escolhido por Deus? 
R: A função que desempenha. Se ele é para a honra o para a desonra (2Tm 2.20).
5. Onde reside a beleza de um vaso?
R: Em seu interior (2Co 4.7).

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 4º Trimestre de 2014, ano 24 nº 93 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – Milagres do Antigo Testamento – Compreendendo o cuidado divino através das intervenções milagrosas na história do seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário