Lição 2 -
Aplicando princípios divinos à disciplina familiar
TEXTO ÁRUREO:
“E, na verdade, toda
correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois
produz um fruto pacífico de Justiça nos exercitados por ela” Hb 12.11
VERDADE APLICADA:
Uma vez aplicada com sabedoria na escolha dos métodos e
da ocasião adequados a cada caso e, sendo executadas com amor, misericórdia e
graça, os resultados da disciplina serão eficientes e duradouros.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
- Reafirmar que o único
modo de obtermos sucesso na formação e criação familiar é imitando a Deus;
- Enfatizar que no lar onde o marido e a
esposa recepcionam sem reservas o Divino Agricultor, nascerão e se
desenvolverão filhos para o louvor, a honra e a glória de Deus;
- Entender que o processo de disciplina na
família é um processo que exige paciência.
TEXTOS DE REFERÊNCIA:
Gênesis 3:9 -
E chamou o
SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Gênesis 3:10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi,
porque estava nu, e escondi-me.
Gênesis 3:16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua
dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o
teu marido, e ele te dominará.
Gênesis 3:17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de
tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela,
maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua
vida.
Hebreus 12:11 - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não
parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de
justiça nos exercitados por ela.
INTRODUÇÃO
Não bastou a Deus Criar uma habitação para o homem
e provê-lo de todos os meios de vida e de desenvolvimento. O Senhor também decidiu que acompanharia de perto a
humanidade, que a disciplinaria, a
corrigiria quando necessário fosse, e a restauraria quando ela viesse a se
corromper. Ele tomou todas estas medidas e ordenou que fossem registradas para
que nós pudéssemos imitá-lo também, na disciplina de nossas famílias.
1. Definição
de disciplina
Vem da mesma etimologia da palavra discípulo, de
seguidor: cristãos são aqueles que seguem a disciplina de Cristo. Também é
chamado de disciplina o conjunto de matérias que formam uma ciência, uma área
de conhecimento. Os que se dedicam ao estudo de uma ciência e se graduam nela
são chamados pelo nome da disciplina que escolheram: teólogos, matemáticos,
geógrafos, médicos, pedagogos, cientistas sociais e etc.
1.1. O
sentido mais amplo de disciplina
Em sentido amplo, disciplina envolve a formação do
caráter, da cidadania e da consciência do ser humano e pode ser percebida no
conjunto de princípios, valores, ensinamentos e regras seguidos por uma pessoa,
comunidade, instituição, profissão, etc. A disciplina religiosa, a filosófica e
a moral são comum ente chamadas de doutrina. Os códigos de ética das profissões
são a sistematização da disciplina comportamental que os profissionais devem
seguir.
1.2.
Definição de Método
É o caminho ou processo racional para atingir um
fim específico, Para aplicar determinado método é necessária prévia análise dos
objetivos que se pretende atingir, as situações a enfrentar, os recursos e o
tempo disponíveis, e por último, das várias opções possíveis. Trata-se, pois,
de uma ação planejada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e de
antemão conhecidos. A Pedagogia chama de métodos os diferentes modos de
proporcionar uma dada aprendizagem. O método não diz respeito ao fim que se
deseja alcançar nem aos vários saberes que são transmitidos, mas sim ao modo
como se pode atingir o objetivo pretendido ao realizar a transmissão do
conhecimento.
1.3.
Disciplina e método
A disciplina e os meios de aplicá-la são
inseparáveis, a ponto de, como foi dito na introdução deste tópico, muitas
vezes ser confundida com os métodos de sua aplicação. Em Jó 36.10, Eliú fala da
doutrina de Deus, da disciplina propriamente. Em Provérbios 23.13, 14, Salomão
aponta um método de levar a criança a obedecer à disciplina que pode livrá-la
do inferno. Em Hebreus 12.8 o escritor chama correção de disciplina. Paulo, em
Efésios 6.4, refere-se à disciplina e aos métodos de sua aplicação: “E vós,
pais, não provoqueis à ira a vossos filhos (método errado de aplicar a
disciplina), mas criai-os na doutrina (disciplina) e admoestação do Senhor
(método correto de aplicar a disciplina)”.
2. Acompanhamento
presencial da disciplina
Deus preparou o Éden com todo o conforto,
segurança, abundância de recursos e o entregou a Adão e sua esposa. O casal não
tinha necessidade alguma nem corria risco, exceto o de fazer uma escolha equivocada;
no entanto Deus os visitava todos os dias. Oferecia-lhes Sua maravilhosa
companhia enquanto os ouvia contar de como estavam se saindo e o quanto se
deleitavam com cada descoberta (Gn 3.8). Naturalmente o Criador não precisava
usar nenhum destes expedientes, visto que, sendo Deus, não carecia da companhia
humana nem de se informar através de relatórios, pois é onisciente. Mas Deus
não levou em conta a Si mesmo, e sim o Homem, que dada a sua condição de
criatura, precisava da assistência do Criador. Assim como a presença divina é
necessária à humanidade, a presença dos pais é necessária aos filhos para:
2.1. Aplicar
e manter a disciplina
Os casais cristãos precisam ter em mente que devem
criar a família na disciplina de Cristo, porém, só conseguirão êxito pleno em
ensinar e formar de modo satisfatório o caráter dEle nos filhos, se puderem
passar com eles boa parte de seu tempo. Precisam considerar também, que a
aplicação de métodos e medidas disciplinares é necessária mesmo aos bebês e aos
filhos mais dóceis e obedientes. Filhos menos dóceis tenderão a considerar os
pais severos e injustos, quando os privarem de algo que eles desejam possuir ou
gostam de fazer, ou quando solicitarem a execução de tarefas que eles não
gostam de realizar.
2.2. Prover
os meios necessários para a reabilitação do transgressor
Observamos em Gênesis 3 que Deus não se afastou do
Éden, nem manteve incógnita sua presença, nem se tornou inacessível a Adão e
Eva depois que eles O desobedeceram. Ao contrário, permaneceu lá em completa
disponibilidade, Como o casal não buscou por sua companhia como fazia
habitualmente, Ele os procurou e proveu os meios necessários para a
reconciliação. Assim também nossos filhos tendem a se afastar" de nós
quando cometem alguma falta grave, por julgarem que não serão mais aceitos por
nós, pais. Além disso, o orgulho impede que haja reconhecimento da falta
cometida, a fim de ser confessada e perdoada.
2.3. Prover
exemplo e referencial
Filhos precisam de exemplos constantes e claros que
os pais só poderão oferecer se estiverem presentes na criação e desenvolvimento
deles. Tais exemplos só se transformarão em princípios norteadores para suas
vidas e caminhos se puderem ser observados com frequência e se as razões das
atitudes e comportamentos dos pais lhes forem informadas, a fim de que sejam
assimilados, imitados e sedimentados na alma dos pequenos (Jo 13.15). Não
podemos, por exemplo, orai' somente se estivermos em apuros, falar a
verdade somente se não houver alternativa, honestos e fiéis somente quando não
tivermos oportunidade e vantagens na desonestidade e na infidelidade, tratar
amavelmente e com cortesia somente as pessoas que considerarmos importantes,
etc.
3. Preparando-se
para a disciplina do lar
É um erro deixar para pensar em disciplina
depois que os filhos nascem ou quando eles já puderem compreender o sentido da
instrução. Na verdade, os jovens devem aplicar-se à disciplina pessoal e ao
temor do Senhor antes do namoro e do casamento, e persistir nisso depois de
casados, para que tenham condições emocionais, morais e espirituais de
organizarem e manterem a vida do lar. Como fazer isto?
3.1. Através
da autodisciplina
Muitos casais não têm tempo um para outro, nem para
desfrutar do convívio dos filhos e oferecer a eles educação e disciplina
presenciais, porque deixaram para depois de casados muitas providências que
deveriam ter sido tomadas até mesmo antes de começarem o namoro, como por
exemplo, concluir os estudos, aprender uma profissão, buscar uma fonte de renda
suficiente para a manutenção da futura família, ou ainda adquirir um imóvel
para residência do casal. O resultado do adiamento na tomada destas
providências, normalmente é desastroso: com o nascimento das crianças, pai e
mãe terão que trabalhar dobrado para atender às necessidades básicas da
família, enquanto os filhos crescem sem a presença deles; os cônjuges se
distanciam física e emocionalmente, o que pode ocasionar desentendimentos
constantes e até culminar em divórcio, entre outros.
3.2.
Preparando-se para acompanhar de perto o crescimento dos
filhos
Crianças precisam estar expostas à presença dos
pais. Necessitam ver como eles resolvem os problemas, como organizam a casa, o
orçamento doméstico, como se relacionam um com o outro, com Deus e com o
próximo. Esta exposição constituirá para eles valioso modelo e referencial para
toda a vida. Portanto, pais, eduquem seus filhos para serem educadores eficazes
dos seus netos, pessoas cujas presenças sejam exemplos de integridade, amor,
gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
3.3. Lidando
positivamente com possíveis fracassos dos membros da família
Não há casais que nunca falhem, não há
pais que nunca errem, não há filhos perfeitos, enfim, não há humano que não
peque (Ec 7.20). Mas isto não é motivo para que o jovem cristão evite se casar
e ter Filhos, ou que perca a esperança de constituir uma família do agrado de
Deus. Ao contrário, o casamento propicia excelentes oportunidades de
aperfeiçoamento do caráter, de santificação e de honra ao Nome do Senhor.
Portanto, candidatos ao matrimônio, prepararem-se para possíveis defeitos,
pecados, falhas, erros e imperfeições dos membros da família.
CONCLUSÃO:
Após sabermos diferenciar métodos e disciplina,
chegou a hora de, com aplicação e paciência, cuidarmos dos nossos filhos à
maneira de Deus, não esquecendo que o caminho da disciplina é árduo e muitas
vezes demorado, exigindo de quem tem a responsabilidade muito empenho, carinho,
amor e muita compreensão. Que Deus nos ajude na aventura de criar filhos
aplicando os princípios divinos.
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