MEU PLANO DE AULA
LIÇÃO 12 - A PLENITUDE DA REDENÇÃO
17 DE JUNHO DE 2012
LEITURAS COMPLEMENTARES
- Segunda feira: Ap 21.5-8
- Terça feira: Ap 21.9-14
- Quarta feira: Ap 21.15-27
- Quinta feira: Ap 22.1-5
- Sexta feira: Ap. 22.6-13
- Sábado: Ap 22.14-21
ESBOÇO DA LIÇÃO:
Introdução
1.
Novos céus e nova terra
2.
A nova terra
3.Os herdeiros de todas as coisas
Conclusão
Conclusão
TEXTO ÁUREO
“E o que estava assentado sobre
trono disse eis que faço novas todas às coisas”. Ap 21.5
VERDADE APLICADA
Quando todas as coisas forem
restauradas, nenhuma glória além da glória do próprio Deus será mais exaltada
do que a glória da Igreja, a esposa do Cordeiro.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o Apocalipse revela e resume o propósito de Deus
para todas as suas criaturas;
Ensinar que nesse propósito, a igreja de Cristo, ocupa uma
posição especial; e.
Conduzir a igreja a corresponder em fidelidade e amor a sua
posição em Cristo.
GLOSSÁRIO
Atmosféricos: relativo à
atmosfera.
Astronômicos: da astronomia ou a ela relativo.
Erradicados: desarraigar, arrancar pela raiz.
INTRODUÇÃO
“E o que
estava assentado sobre o Trono disse Eis que faço novas todas às coisas. E
disse-me escreve, porque estas palavras são e verdadeiras e fiéis. E disse-me
mais está cumprido. Eu Sou o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim... Quem vencer
herdará todas as coisas, e Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho” (Ap
21.5-7).
1. NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
“E vi um novo
céu e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o
mar já não existe” (Ap 21.1). Estas palavras apontam para uma visão global da
restauração de todas as coisas e incluem:
1.1. Um novo céu
Um
novo céu implica a transformação dos céus atmosféricos e astronômicos, eles passarão
com grande estrondo no dia do juízo. A Bíblia nos apresenta três céus.
1) O inferior
(auronos) que é o visível, o céu das aves, das nuvens e dos relâmpagos e trovões;
2) O intermediário
(mesoranios) que é o estelar;
3) O superior (esporanios)
que é o terceiro (2Co 12.2), lugar da habitação de Deus (SI 123.1), o céu dos céus
(Ne 9.6).
A
expressão "eis que faço novas todas às coisas" de Apocalipse
21.5, significa a restauração delas o seu estado original. Deus criará
um novo a partir do que existia (Is 65: 17 e 66:22). Assim como nosso corpo glorificado
é a partir do nosso corpo, assim será o universo. O texto não fala de aniquilamento,
mas renovação.
1.2 A restauração da raça humana
A natureza está escravizada pelo pecado (Rm 8:20-21). Ela está gemendo
aguardando a redenção do seu cativeiro. Quando Cristo voltar, a natureza será também
redimida e teremos um universo completamente restaurado. A história humana será
refeita, teremos um universo totalmente refeito. O Estado "não haverá" é
tão linda quanto à lista do "haverá". Observe: não haverá lágrima, será um novo tempo,
onde a tristeza será inexistente; não haverá morte. Deve ser muito boa a sensação de que
nunca mais morreremos ou enfrentaremos hospitais e cemitérios; não haverá dor, será um novo mundo repleto
de alegrias ao lado daquele que sempre desejamos ver face a face (Ap 21.3-5).
1.3. Não haverá mais nenhuma contaminação (Ap 21. 1).
"E o mar não mais
existirá". O mar aqui é símbolo daquilo que contamina (Is 57:20). Do mar emergiu a
Besta que perseguiu a Igreja. No novo céu e na nova terra não haverá mais rebelião,
contaminação ou pecado, tudo será novo.
As gerações pré-diluvianas não viram a formação da terra na qual
habitavam. Somente os anjos assistiram à criação daquelas coisas
das quais, Deus disse "que eram boas", e que
conhecemos, todavia, não vimos serem criadas. Porém a formação da
nova terra, que se fará a partir da instauração do Milênio e se completará depois
que o pecado e todas as suas
consequências forem erradicados, será testemunhada das alturas
pela Igreja e acompanhada de perto pelos habitantes do planeta que, assistindo ao desabrochar da nova
criação, certamente cantarão maravilhados (Sl 118.23.24).
2. A NOVA TERRA
O resgate do planeta
ocorrerá entre a sexta e a sétima trombeta (lição 6); a purificação completa,
no derramamento das sete taças, quando ervas daninhas, pragas, pestes, insetos
nocivos, enfermidades e toda sorte de males serão removidos (lição 9); mas a
restauração ocorrerá durante o Milênio.
“... águas arrebentarão no deserto, e ribeiros no ermo. E a terra seca
se transformará em tanques, e a terra sedenta em mananciais de águas...” (Is
35. 6.7). A Terra se transformará em um paraíso. Bem regada, solo fértil e
produtivo, onde brotarão as boas sementes que resistirem ao fogo purificador.
2.1. As condições de vida humana na nova Terra
Serão como eram antes do pecado. A Árvore da Vida que fora tirada do alcance do homem por
causa da queda estará outra vez disponível (Ap 22.2); a maldição do pecado humano será
removida, pois Deus habitará com os homens outra vez (Ap 22.3); a água da vida será ministrada aos
povos pela Igreja (Ap 22.17). Mas haverá uma maravilhosa diferença: a população
do planeta estará longe do alcance do vil tentador, pois ele terá sido lançado
para sempre no lago de fogo.
Voltar a ser como
antes do pecado, envolve muito mais que o pecado de Adão. Abrange o pecado
angelical, visto que existem
provas científicas de que a história da criação 'narrada na Gênesis e que
também aparece em outros escritos antigos, na verdade, é a história da recriação. Entre os mais sérios estudiosos da Bíblia, a interpretação mais aceita é de que a Terra original sofreu
impacto da queda de Satanás e de seus aliados, quando da primeira
fase do julgamento dele, no céu. A sentença teria consistido do banimento
dele do lugar de sua
morada, que teria
sido a Terra antes de Deus tê-la, restaurado e dado aos filhos dos homens (SL 116.15). O ponto de partida desta suposição está na profecia de Ezequiel, na qual. é dito do rei de Tiro que Deus o colocou rio Éden. Ali as pedras preciosas do jardim, ora aparecem no Éden, ora incrustadas no corpo do rei. Acrescenta-se que foram feitos um para o outro e que a função do rei era proteger o Jardim (Ez 28.13,14): Informa-se ainda que Tiro foi submerso nas profundezas das águas (Ez 27.34). O raciocínio é o seguinte: A descrição do rei não se encaixa em homem algum. Não é dito que Tiro é 'como' o Éden, mas que ela, 'é' o Éden. Tiro nunca foi submerso: o local ainda existe e em 1984 foi declarado Patrimônio sia Humanidade. A Terra foi submersa, e na Gênesis somos informados de que Deus a resgatou das profundezas das águas (Gn 1.9). Então, a restauração da Terra ao seu estado original retrocede à criação do homem e está muito além. Daquilo que somos capazes de compreender.
sido a Terra antes de Deus tê-la, restaurado e dado aos filhos dos homens (SL 116.15). O ponto de partida desta suposição está na profecia de Ezequiel, na qual. é dito do rei de Tiro que Deus o colocou rio Éden. Ali as pedras preciosas do jardim, ora aparecem no Éden, ora incrustadas no corpo do rei. Acrescenta-se que foram feitos um para o outro e que a função do rei era proteger o Jardim (Ez 28.13,14): Informa-se ainda que Tiro foi submerso nas profundezas das águas (Ez 27.34). O raciocínio é o seguinte: A descrição do rei não se encaixa em homem algum. Não é dito que Tiro é 'como' o Éden, mas que ela, 'é' o Éden. Tiro nunca foi submerso: o local ainda existe e em 1984 foi declarado Patrimônio sia Humanidade. A Terra foi submersa, e na Gênesis somos informados de que Deus a resgatou das profundezas das águas (Gn 1.9). Então, a restauração da Terra ao seu estado original retrocede à criação do homem e está muito além. Daquilo que somos capazes de compreender.
2.2. A nova Jerusalém
"E eu, João, vi a Santa Cidade a nova Jerusalém, que de Deus
descia do céu, adereça da como uma esposa ataviada para o seu marido. E veio um
dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo: "Vem,
mostrar-te-ei a esposa ·a mulher do Cordeiro". E levou-me em espírito a um alto
monte e mostrou-me a grande cidade, a Santa Jerusalém, que de Deus descia do
céu. E as nações andarão à sua luz
(Ap 21.2,9, 10,24a)". Por esses versículos se pode afirmar que, a Nova Jerusalém não é
o céu. Ela foi preparada por Deus e, é como o céu, morada de Deus. Ela desce do céu, adereçada e ataviada, para ser entregue ao Cordeiro.
O trono de Deus e do Cordeiro estará nela (Ap 22.3), e até onde é possível a comparação, a
Nova Jerusalém será a capital do universo. Dela emanará vida para todas as
nações, pois do Trono jorrará o Rio da Vida (Ap 22.1) e à sua margem crescerá a Árvore da Vida.
Leia Apocalipse 22. 2, onde a árvore aparece nas duas
margens do Rio da Vida. É possível que o sujeito no singular, indique não a quantidade,
mas a espécie 'árvore da vida' alinhada ao longo das duas margens do Rio da Vida que corre no meio da Cidade. Doze frutos, possivelmente indicam
doze qualidades de frutos ou doze colheitas anuais. O que fala de abundância e constância
na produção do fruto.
2.3. A Nova Jerusalém é a Igreja e sua habitação
Não há nenhuma dúvida de que a Nova Jerusalém fala ao mesmo tempo, da
igreja e também da sua habitação, pois em Ap 21.1 ela é a Santa Cidade. Já-em Apocalipse
21.9, ela é a esposa, a mulher do Cordeiro. A primeira referência aponta para a
estrutura da cidade, a segunda, para os habitantes daquela estrutura. As pedras preciosas dos fundamentos são as perfeições de
Cristo sobre as quais a Igreja está edificada (lCo 3.11) e as pedras
preciosas do ornamento são os galardões da Igreja pelo modo de viver e obras, que provados no fogo,
resistirem (ICo 3.13.14). A Nova Jerusalém estará situada no espaço entre a
terra e o céu. É possível que esse espaço seja sobre a Jerusalém
terrena (Is 60.1.2; 21.24), onde a glória do Senhor nascerá sobre a Jerusalém terrena e será vista sobre
ela. As nações andarão sob a luz da Santa Cidade (Ap 21.24), portanto, ela estará situada
em algum lugar acima delas, porém próximo da terra o suficiente para que todos tenham
acesso aos benefícios provenientes dela.
3. OS HERDEIROS DE TODAS AS COISAS
Não temos como
listar “todas as coisas” que os vencedores herdarão (Ap 21.7). Elas estão muito
além daquilo que nossos olhos viram e que nossos ouvidos ouviram, e que nossos
corações desejaram (1Co 2.9). Por isso, este tópico enumerará apenas alguns
herdeiros principais que aparecem com clareza nas profecias e a parte da
herança mais nítida na revelação.
3.1. Os heróis da fé
Engloba todos os seres humanos, desde Adão até a primeira
vinda de Cristo que, por fé, creram na justiça divina e receberam as provisões de Deus
para resgatá-los dos efeitos do pecado (Gn 15.6; Hb 11.7). Os heróis da fé são todos os que
permaneceram firmes nas promessas divinas de redenção e de uma pátria celestial, e morreram. Sem tê-las recebido (Hb 11.13.14). Estes, juntos com a igreja (Hb 11.40), herdarão a Santa cidade
que de seus descerá do céu (Hb 11.16). Todavia, dos herdeiros de Deus, a igreja é a mais privilegiada (Ap 21.24-26; 22.5b).
3.2. Israel e as nações
Os pactos e as profecias que garantem um reino terrestre eterno a Israel e um trono perpétuo à casa de Davi serão integralmente
cumpridos na restauração de todas as coisas (Is 66.22; 1Rs 2.45). As demais nações, aquelas que não seguiram o
dragão no fim do milênio, habitarão seguras na terra e terão acesso à vida
eterna bebendo da água da vida que brota do trono de Deus e do Cordeiro e
usando Como remédio as folhas da árvore da vida (Ap 22.2.17).
3.3. Os pactos de Deus com Israel
Os pactos de Deus com a nação israelita projetam a existência desse povo
para muito além do Milênio e chegam à eternidade.
Como os pactos deles são eternos, esse povo como uma nação deve herdar e habitar a nova terra. Confira na
Escritura: Is 65.17.18; 66.22. Partindo destas referências você encontrará muitas outras que sustentam
claramente a perpetuidade de Israel na terra.
CONCLUSÃO
Os juízos do
Apocalipse, não são um fim em si mesmos, antes, fazem parte do processo
redentivo, cujo objetivo final é a restauração de todas as coisas. A nova Terra
não será a morada da esposa do Cordeiro, mas de todas as pessoas e povos que
forem redimidos depois de encerrada a era da igreja, sobre os quais ela reinará
gloriosa.
QUESTIONÁRIO
1. Quantos céus a Bíblia
apresenta?
R. A Bíblia nos apresenta três céus.
2. Como será o novo mundo?
R. Repleto de alegrias,
ao lado de Jesus.
3. Quem é a Nova Jerusalém?
R. A Igreja e a habitação
dela.
4. Como serão as condições de vida humana na nova terra?
R. Serão como eram antes do pecado.
5. Na lista dos herdeiros de Deus quem recebe maior privilégio?
R. A Igreja.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora
Betel,
Revista: APOCALIPSE
– Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário