Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

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terça-feira, 1 de maio de 2012

O HERDEIRO TOMA POSSE E O USURPADOR REAGE



LIÇÃO 06 - O HERDEIRO TOMA POSSE E O USURPADOR REAGE
06 DE MAIO DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 10.1-7
  • Terça feira:  Ap 10.8-11
  • Quarta feira: Ap 11.1,2
  • Quinta feira:  Ap 11.3-7
  • Sexta feira:  Ap 11.8-13
  • Sábado: Ap 11.14-19


TEXTO ÁUREO
“E, se somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos para que com Ele também sejamos glorificados”. Rm 8.17

VERDAE APLICADA
Deus tem todo direito de dispor de todas as suas obras como lhe agrada. Mas ainda que todas as coisas lhe pertençam por direito de criação, Ele não age de forma arbitrária.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Fortalecer a confiança do crente na Justiça de Deus;
Mostrar que a Justiça de Deus não só se manifesta em Seu caráter, mas também no modo como julga e aplica as suas próprias leis;
Remover a falsa idéia de que a Terra será destruída e incutir a doutrina da redenção e restauração de todas as coisas.

GLOSSÁRIO
Co-herdeiros: Que, ou o que herda com outro ou outros;
Arbitrária: Que não é regulado por lei ou praxe, mas só depende do critério ou vontade; e
Castiçais: Utensílio em que se coloca uma vela para alumiar.

INTRODUÇÃO:
Jesus, o dono do Planeta, está voltando para tomar posse daquilo que lhe pertence e todos os impostores serão banidos. É o assunto desta lição. Vamos estudar?

1. A LEITURA DO TERMO DE POSSE
“E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o rosto era como o sol, e os pés como colunas de fogo; e tinha na mão um livrinho aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra.” (Ap 10.1,2; Sl 68.17; Dn 7.10; Ez 38.4). Pés como colunas de fogo de fogo e rosto como o sol são características de Jesus listadas no capítulo um (Ap 10. 15,16). O livrinho é o mesmo que estava na mão direita de Deus. Com estas informações em mente podemos afirmar que:

1.1  Os capítulos dez e onze tratam da tomada de posse do planeta.
Jesus tem em seu poder o documento legal de propriedade do planeta. Só ele pôde romper os seus selos. Ele põe os pés sobre os dois principais elementos do globo: a água e o solo. É um ato simbólico e legal (Dt 11.24). Nele é cumprida a exigência da Justiça divina. Os ocupantes do planeta que não forem herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Jo 1.12 e Rm 8.17; At 26.18; 14.22; Gl 4,7; Fp 1.29; 2 Tm 2.11) terão que se adequar às regras da casa (Zc 14.16-21), ou serão banidos para sempre (Ap 22.15).
Essa é uma ação legal e está relacionada ao caráter essencial do governo divino no grau mais elevado em que ele age. Lembre à classe, que Deus tem absoluto direito e autoridade sobrea Suas criaturas e sobre toda a criação. Ele tem todo direito de dispor de todas as usas obras como lhe agrada. Mas, ainda que todas as coisas lhe pertençam por direito de criação, ele não age de forma arbitrária. Como Criador da Terra, Ele poderia simplesmente expulsar Satanás. Mas Sua justiça o leva a agir de acordo com os princípios legais que Ele mesmo estabeleceu.

1.2  A tomada de posse da herança será pública.
Precisa ser assim. Afinal, Deus é de fato o Justo Juiz. A publicação do ato de posse é feita pelo Herdeiro principal (Ap 103; 8.5). A ordem de selar o que os trovões disseram não impede a divulgação do resultado da sentença, pois era para selar o sentido e não para calar a voz deles, e quem precisava entender, entendeu. Os demais entenderão quando forem cumpridos os segredos de Deus (AP 10.7; 11.15).
Ó ato de posse só será presenciado pelas hostes celestiais, e aqui na terra, revelado somente aos servos de Deus que participarão dele. A reação o Diabo no capítulo 12 mostra que ele estará, ou quem sabe esteve presente ao ato. Esse tem o mesmo sentido das ações de reintegração e posse, em que o juiz declara, no tribunal, a vitória do requerente. Este se faz acompanhar de oficiais de Justiça e testemunhas e visita a propriedade para dar ciência ao ocupante ilegal de que ele perdeu a causa e que tem um prazo determinado pelo juiz para desocupa-la. A ordem de selar o que os sete trovões falaram, indica que esse ato não é a volta de Jesus, ainda.

1.3  A posse seguiu todos os trâmites legais.
O relato sobre as duas testemunhas, no capítulo onze, faz parte do ato de posse. Isso fica evidenciado na ordem dada a João para medir (Ap 11.1; Ez 40.3; Zc 2.1; Ap 21.15; Num 23.18).
Toda pessoa que herda terras, precisa fazer uma pesquisa topográfica para estabelecer contornos e limites; e um inventário para levantamento do patrimônio móvel e imóvel inerente à herança. Somente depois destas providências, é que pode tirar da propriedade ou acrescentar a ela qualquer coisa. Uma transação tão importante precisa de testemunhas, sem elas o processo ficaria prejudicado. Por isso, a notícia da morte das duas testemunhas alegrará as nações da Terra (Ap 11.10).

2. O HERDEIRO ENTREGA O PLANETA AOS CO-HERDEIROS
“E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo e disse Vai e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe Dá-me o livrinho. E Ele disse-me Toma-o e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como o mel.” (Ap 10.8.9; Jr 15.16; Ez 2.8; 3.1-3). Por que Jesus mandou João comer o livrinho Por que seria amargo no ventre e doce ao paladar Por que depois disso João ainda teria que profetizar a muitos povos, nações e línguas? Vamos às respostas?

2.1  João come o livrinho.
Comer e a experiência que melhor descreve a apropriação das coisas. Como tipo do homem redimido João como a escritura de posse da Terra. Indica que os remidos terão a posse permanente do Planeta, pois a escritura, documento pelo qual se mantém o u se transfere a outrem o direito de possuir as propriedades imóveis foi ingerida, a propriedade a que ela faz jus passou a fazer parte intrínseca do ser que a ingeriu. Não pode mais ser transferida nem roubada, nem perdida. Comer a Palavra de Deus tem o mesmo sentido. Depois de ingerida faz parte inseparável de nós; e ninguém poderá calar o seu testemunho a menos que nos matem, (Jr 15.16; Ap 6.9; 8.3; 9.13; 12.17; 14.18; 2Tm 1.8). Mas semelhantemente ao sangue de Abel, “depois de morto ainda fala” (Hb 11.4c; Gn 4.4,10; 1Jo 3.12; Mt 23.35).
Como aplicação Pratica desse texto podemos dizer que a poderosa e inigualável Palavra de Deus, tem um sabor doce para todos os que recebem a Jesus como seu salvador, porque proporciona coragem para seguir adiante. Todavia, é amarga para todos que, de alguma forma, terão que enfrentar o juízo vindouro descrito nas Escrituras, os quais, todos cristão deve pronunciar aos que não creem.

2.2  Comer o livro provoca desgosto e prazer.
Será amargo no ventre e doce ao paladar (Ap 10.9). O mais lógico seria: doce ao paladar e amargo ao ventre. Porém, à posse da Terra, segue-se sua purificação que será efetuada por meio das pragas contidas nas sete taças. Serão dias de tribulação e grande angústia (Mt 24.25,26; Mc 13.24-31; Luca 21.25-33). Por isso, o amargor no ventre é mencionado primeiro. Os remidos só experimentarão o prazer da herança recebida e tão completamente possuída quando o Cordeiro tiver acabado a sua obra purificadora.

2.3  João, um pregador intercontinental.
Você se lembra? João é tipo da Igreja fiel. Por isso, foi ele quem comeu o livrinho, e não um dos anciãos ou um dos cento e quarenta e quatro mil israelitas selados, pois ambos representam grupos de redimidos. Só a Igreja é composta da totalidade da humanidade redimida. Ela existirá na terra, com características diferente por causa de circunstâncias especiais, mesmo depois do arrebatamento dos fiéis (Ap 7.9-14; Sl 3.8; Is 43.11; Jr 3.23; Os 13.4) o ministério profético da igreja continuará até que todas as coisas sejam purificadas e restauradas, depois será introduzida na Santa cidade e reinará com Cristo para sempre (Ap 5.10; 22.5; Ex 19.6; 1Pe 2.5-9; Ap 1.6; 20.6).

3. IDENTIFICANDO AS DUAS TESTEMUNHAS
A esta altura, você já deve ter feito à clássica pergunta quem são as testemunhas  Não vamos tentar adivinhar os seus nomes. Seguiremos as pistas espalhadas pelo capítulo onze que nos dão ideia de quem poderiam ser. Vamos examiná-las?

3.1.   Pistas no capítulo onze.
“Esta são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da Terra” (Ap 11.4; Jr 11.6; Zc 4.3,11,14). “E se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos... Estas têm poder para fechar o céu par que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas...!” (Ap. 11.5,6).

3.2.   Com quem as testemunhas se parecem.
As duas oliveiras e os dois castiçais lembras Josué, sumo sacerdote, e Zorobabel, príncipe, encarregados de reconstruir o templo no retorno do cativeiro babilônico (Zc 4.3,14). Mas, quando abrem a boca, incendeiam os seus inimigos; e têm poder sobre os céus para que não chova enquanto profetizarem isso recorda o profeta Elias (2Rs 1.11,12). Podem converter água em sangue e ordenar pragas sobre a terra e isto retrocede a Moisés. As duas testemunhas agem como Moisés e Elias e os superam. Moisés e Elias também apareceram ao lado de Cristo em sua transfiguração, conforme esta registrado nos evangelhos (Mt 17.1-7).

3.3.   Então, quem são elas?
Elas não precisam ser duas das personagens já citadas ou qualquer outra, como Enoque, por exemplo. Assim como João, o Batista, veio na virtude e pode de Elias e não era Elias, as testemunhas também virão na virtude e poder dos profetas e serão incumbidos de missão semelhante à de Josué e Zorobabel. Consideremos ainda que pode se tratar de dois grupos de fieis, os santos da tribulação e os israelitas selados, que não se submeterão a autoridade da Besta e nem aderirão ao sistema que ela implantará. Quem quer que sejam, cremos que Deus e absolutamente fiel e digno de confiança. Jamais pronunciará nenhum juízo sem se prover de testemunhas fiéis e idôneas. Quanto Ele tomar a Terra das mãos de Satanás e entrega-la aos remidos, Ele o fará de modo justo. Também o fará de modo correto. Não haverá injustiças, nem erros e nem vícios no processo. Por isso, será definitivo. Não haverá apelação.
Agora veremos as implicações do toque da sétima trombeta para o Reino de Deus – O clamor da sétima trombeta será festejado e celebrado no céu (Ap 11.15). Relacione a trombeta do Jubileu (Lv 25.8-10) com a sétima trombeta. Isso ajudará na compreensão do júbilo celestial. A primeira anunciará a redenção e expiação da Terra por seu verdadeiro Dono e Senhor para devolvê-la ao Herdeiro e co-herdeiros (Rm 8.17). O regozijo no céu se deve a reintegração do planeta ao domínio e senhorio do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

CONCLUSÃO
Os eventos de Apocalipse capítulos dez e onze constituem providências legais de Deus, para efetuar os julgamentos que ainda serão executados sobre a Terra. Todas as ações divinas narradas daqui por diante no Apocalipse, e relacionadas ao planeta estão respaldadas nestas providências.

QUESTIONÁRIO:

  1. Cite uma prova do justo juízo de deus.
R. Opcional.

  1. O que Significa o ato de João comer o livrinho?
R. Que a raça humana nunca mais perderá a posse do planeta.

  1. Por qual meio a terra será purificada?
R. Por meio do fogo (pragas contidas nas sete taças).

  1. Como Agem as duas testemunhas?
R. Como Moisés e Elias;

  1. O que a voz do sétimo anjo representa para as nações ímpias?
R. Amarga derrota.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 06.

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