LIÇÃO 06 - O HERDEIRO TOMA POSSE E O USURPADOR
REAGE
06 DE MAIO DE 2012
LEITURAS
COMPLEMENTARES
- Segunda
feira: Ap 10.1-7
- Terça
feira: Ap 10.8-11
- Quarta
feira: Ap 11.1,2
- Quinta
feira: Ap 11.3-7
- Sexta
feira: Ap 11.8-13
- Sábado:
Ap 11.14-19
TEXTO ÁUREO
“E, se somos
filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de
Cristo; se é certo que com Ele padecemos para que com Ele também sejamos
glorificados”. Rm 8.17
VERDAE APLICADA
Deus tem todo
direito de dispor de todas as suas obras como lhe agrada. Mas ainda que todas
as coisas lhe pertençam por direito de criação, Ele não age de forma
arbitrária.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Fortalecer a confiança do crente na Justiça de Deus;
Mostrar que a Justiça de Deus não só se manifesta em Seu
caráter, mas também no modo como julga e aplica as suas próprias leis;
Remover a falsa idéia de que a Terra será destruída e
incutir a doutrina da redenção e restauração de todas as coisas.
GLOSSÁRIO
Co-herdeiros: Que, ou o que
herda com outro ou outros;
Arbitrária: Que não é regulado por lei ou praxe, mas só
depende do critério ou vontade; e
Castiçais: Utensílio em que se coloca uma vela para alumiar.
INTRODUÇÃO:
Jesus, o dono
do Planeta, está voltando para tomar posse daquilo que lhe pertence e todos os
impostores serão banidos. É o assunto desta lição. Vamos estudar?
1. A LEITURA DO TERMO DE POSSE
“E vi outro
anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem e por cima da sua cabeça
estava o arco celeste, e o rosto era como o sol, e os pés como colunas de fogo;
e tinha na mão um livrinho aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo
sobre a terra.” (Ap 10.1,2; Sl 68.17; Dn 7.10; Ez 38.4). Pés como colunas de
fogo de fogo e rosto como o sol são características de Jesus listadas no
capítulo um (Ap 10. 15,16). O livrinho é o mesmo que estava na mão direita de
Deus. Com estas informações em mente podemos afirmar que:
1.1
Os capítulos
dez e onze tratam da tomada de posse do planeta.
Jesus tem em seu poder o documento legal de propriedade do planeta. Só
ele pôde romper os seus selos. Ele põe os pés sobre os dois principais
elementos do globo: a água e o solo. É um ato simbólico e legal (Dt 11.24). Nele
é cumprida a exigência da Justiça divina. Os ocupantes do planeta que não forem
herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Jo 1.12 e Rm 8.17; At 26.18; 14.22;
Gl 4,7; Fp 1.29; 2 Tm 2.11) terão que se adequar às regras da casa (Zc
14.16-21), ou serão banidos para sempre (Ap 22.15).
Essa é uma ação legal e está relacionada
ao caráter essencial do governo divino no grau mais elevado em que ele age. Lembre
à classe, que Deus tem absoluto direito e autoridade sobrea Suas criaturas e
sobre toda a criação. Ele tem todo direito de dispor de todas as usas obras
como lhe agrada. Mas, ainda que todas as coisas lhe pertençam por direito de
criação, ele não age de forma arbitrária. Como Criador da Terra, Ele poderia
simplesmente expulsar Satanás. Mas Sua justiça o leva a agir de acordo com os
princípios legais que Ele mesmo estabeleceu.
1.2
A tomada de
posse da herança será pública.
Precisa ser assim. Afinal, Deus é de fato o Justo Juiz. A publicação
do ato de posse é feita pelo Herdeiro principal (Ap 103; 8.5). A ordem de selar
o que os trovões disseram não impede a divulgação do resultado da sentença,
pois era para selar o sentido e não para calar a voz deles, e quem precisava
entender, entendeu. Os demais entenderão quando forem cumpridos os segredos de
Deus (AP 10.7; 11.15).
Ó ato de posse só será presenciado pelas
hostes celestiais, e aqui na terra, revelado somente aos servos de Deus que
participarão dele. A reação o Diabo no capítulo 12 mostra que ele estará, ou
quem sabe esteve presente ao ato. Esse tem o mesmo sentido das ações de reintegração
e posse, em que o juiz declara, no tribunal, a vitória do requerente. Este se
faz acompanhar de oficiais de Justiça e testemunhas e visita a propriedade para
dar ciência ao ocupante ilegal de que ele perdeu a causa e que tem um prazo determinado
pelo juiz para desocupa-la. A ordem de selar o que os sete trovões falaram,
indica que esse ato não é a volta de Jesus, ainda.
1.3
A posse
seguiu todos os trâmites legais.
O relato sobre as duas testemunhas, no capítulo onze, faz parte do ato
de posse. Isso fica evidenciado na ordem dada a João para medir (Ap 11.1; Ez
40.3; Zc 2.1; Ap 21.15; Num 23.18).
Toda pessoa que herda terras, precisa
fazer uma pesquisa topográfica para estabelecer contornos e limites; e um inventário
para levantamento do patrimônio móvel e imóvel inerente à herança. Somente depois
destas providências, é que pode tirar da propriedade ou acrescentar a ela qualquer
coisa. Uma transação tão importante precisa de testemunhas, sem elas o processo
ficaria prejudicado. Por isso, a notícia da morte das duas testemunhas alegrará
as nações da Terra (Ap 11.10).
2. O HERDEIRO ENTREGA O PLANETA AOS
CO-HERDEIROS
“E a voz que
eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo e disse Vai e toma o livrinho
aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao
anjo, dizendo-lhe Dá-me o livrinho. E Ele disse-me Toma-o e come-o, e ele fará
amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como o mel.” (Ap 10.8.9; Jr
15.16; Ez 2.8; 3.1-3). Por que Jesus mandou João comer o livrinho Por que seria
amargo no ventre e doce ao paladar Por que depois disso João ainda teria que
profetizar a muitos povos, nações e línguas? Vamos às respostas?
2.1
João come o
livrinho.
Comer e a experiência que melhor descreve a apropriação das coisas. Como
tipo do homem redimido João como a escritura de posse da Terra. Indica que os
remidos terão a posse permanente do Planeta, pois a escritura, documento pelo
qual se mantém o u se transfere a outrem o direito de possuir as propriedades imóveis
foi ingerida, a propriedade a que ela faz jus passou a fazer parte intrínseca do
ser que a ingeriu. Não pode mais ser transferida nem roubada, nem perdida. Comer
a Palavra de Deus tem o mesmo sentido. Depois de ingerida faz parte inseparável
de nós; e ninguém poderá calar o seu testemunho a menos que nos matem, (Jr
15.16; Ap 6.9; 8.3; 9.13; 12.17; 14.18; 2Tm 1.8). Mas semelhantemente ao sangue
de Abel, “depois de morto ainda fala” (Hb 11.4c; Gn 4.4,10; 1Jo 3.12; Mt
23.35).
Como aplicação Pratica desse texto podemos
dizer que a poderosa e inigualável Palavra de Deus, tem um sabor doce para
todos os que recebem a Jesus como seu salvador, porque proporciona coragem para
seguir adiante. Todavia, é amarga para todos que, de alguma forma, terão que enfrentar
o juízo vindouro descrito nas Escrituras, os quais, todos cristão deve
pronunciar aos que não creem.
2.2
Comer o
livro provoca desgosto e prazer.
Será amargo no ventre e doce ao paladar (Ap 10.9). O mais
lógico seria: doce ao paladar e amargo ao ventre. Porém, à posse da Terra,
segue-se sua purificação que será efetuada por meio das pragas contidas nas
sete taças. Serão dias de tribulação e grande angústia (Mt 24.25,26; Mc
13.24-31; Luca 21.25-33). Por isso, o amargor no ventre é mencionado primeiro. Os
remidos só experimentarão o prazer da herança recebida e tão completamente possuída
quando o Cordeiro tiver acabado a sua obra purificadora.
2.3
João, um
pregador intercontinental.
Você se lembra? João é tipo da Igreja fiel. Por isso, foi
ele quem comeu o livrinho, e não um dos anciãos ou um dos cento e quarenta e
quatro mil israelitas selados, pois ambos representam grupos de redimidos. Só a
Igreja é composta da totalidade da humanidade redimida. Ela existirá na terra,
com características diferente por causa de circunstâncias especiais, mesmo
depois do arrebatamento dos fiéis (Ap 7.9-14; Sl 3.8; Is 43.11; Jr 3.23; Os
13.4) o ministério profético da igreja continuará até que todas as coisas sejam
purificadas e restauradas, depois será introduzida na Santa cidade e reinará
com Cristo para sempre (Ap 5.10; 22.5; Ex 19.6; 1Pe 2.5-9; Ap 1.6; 20.6).
3. IDENTIFICANDO AS DUAS TESTEMUNHAS
A esta
altura, você já deve ter feito à clássica pergunta quem são as testemunhas Não vamos tentar adivinhar os seus nomes.
Seguiremos as pistas espalhadas pelo capítulo onze que nos dão ideia de quem
poderiam ser. Vamos examiná-las?
3.1.
Pistas no
capítulo onze.
“Esta são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do
Deus da Terra” (Ap 11.4; Jr 11.6; Zc 4.3,11,14). “E se alguém lhes quiser fazer
mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos... Estas têm poder para
fechar o céu par que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as
águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de
pragas...!” (Ap. 11.5,6).
3.2.
Com quem as
testemunhas se parecem.
As duas oliveiras e os dois castiçais lembras Josué, sumo
sacerdote, e Zorobabel, príncipe, encarregados de reconstruir o templo no
retorno do cativeiro babilônico (Zc 4.3,14). Mas, quando abrem a boca,
incendeiam os seus inimigos; e têm poder sobre os céus para que não chova enquanto
profetizarem isso recorda o profeta Elias (2Rs 1.11,12). Podem converter água
em sangue e ordenar pragas sobre a terra e isto retrocede a Moisés. As duas
testemunhas agem como Moisés e Elias e os superam. Moisés e Elias também
apareceram ao lado de Cristo em sua transfiguração, conforme esta registrado
nos evangelhos (Mt 17.1-7).
3.3.
Então, quem
são elas?
Elas não precisam ser duas das personagens já citadas ou
qualquer outra, como Enoque, por exemplo. Assim como João, o Batista, veio na
virtude e pode de Elias e não era Elias, as testemunhas também virão na virtude
e poder dos profetas e serão incumbidos de missão semelhante à de Josué e
Zorobabel. Consideremos ainda que pode se tratar de dois grupos de fieis, os
santos da tribulação e os israelitas selados, que não se submeterão a
autoridade da Besta e nem aderirão ao sistema que ela implantará. Quem quer que
sejam, cremos que Deus e absolutamente fiel e digno de confiança. Jamais pronunciará
nenhum juízo sem se prover de testemunhas fiéis e idôneas. Quanto Ele tomar a
Terra das mãos de Satanás e entrega-la aos remidos, Ele o fará de modo justo. Também
o fará de modo correto. Não haverá injustiças, nem erros e nem vícios no
processo. Por isso, será definitivo. Não haverá apelação.
Agora veremos as implicações do
toque da sétima trombeta para o Reino de Deus – O clamor da sétima trombeta
será festejado e celebrado no céu (Ap 11.15). Relacione a trombeta do Jubileu
(Lv 25.8-10) com a sétima trombeta. Isso ajudará na compreensão do júbilo
celestial. A primeira anunciará a redenção e expiação da Terra por seu verdadeiro
Dono e Senhor para devolvê-la ao Herdeiro e co-herdeiros (Rm 8.17). O regozijo
no céu se deve a reintegração do planeta ao domínio e senhorio do Rei dos reis
e Senhor dos senhores.
CONCLUSÃO
Os eventos de
Apocalipse capítulos dez e onze constituem providências legais de Deus, para
efetuar os julgamentos que ainda serão executados sobre a Terra. Todas as ações
divinas narradas daqui por diante no Apocalipse, e relacionadas ao planeta
estão respaldadas nestas providências.
QUESTIONÁRIO:
- Cite uma
prova do justo juízo de deus.
R. Opcional.
- O que
Significa o ato de João comer o livrinho?
R. Que a raça humana nunca mais perderá a posse do
planeta.
- Por
qual meio a terra será purificada?
R. Por meio do fogo (pragas contidas nas sete taças).
- Como
Agem as duas testemunhas?
R. Como Moisés e Elias;
- O que a
voz do sétimo anjo representa para as nações ímpias?
R. Amarga derrota.
Fontes:
Bíblia
Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista:
APOCALIPSE – Editora Betel - 2º
Trimestre 2012 – Lição 06.
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