LIÇÃO 2 – 13 de julho de 2014
Maturidade, exigência para líderes cristãos
TEXTO AUREO
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra
deseja”.lTm 3.1
VERDADE APLICADA
A maturidade e a experiência com Deus são imprescindíveis no ato de
liderar.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
► Deixar
claro que tipo de líderes a igreja precisa;
► Demonstrar
o perfil essencial dos líderes;
► Apontar
três principais aptidões de um líder na igreja.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1Tm 3.2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma
mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
1Tm 3.3 - não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância,
mas moderado, não contencioso, não avarento;
1Tm 3.4 - que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição,
com toda a modéstia
1Tm 3.5 - (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá
cuidado da igreja de Deus?);
lTm 3.6 - não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação
do diabo.
lTm 3.7 - Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora,
para que não caia em afronta
Introdução
Liderança
é uma necessidade para a vida de qualquer grupo ou organização. Tanto as
organizações eclesiásticas quanto as seculares clamam por líderes devotos. Não
há nenhuma instituição mais poderosa que a Igreja de Cristo na terra (Mt 16.18b ...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.). Ela conta com os maiores recursos existentes, sejam eles materiais ou
espirituais. Mesmo assim, carece de liderança espiritual autêntica que faça a
diferença no mundo. Vejamos que tipos de líderes ela precisa.
OBJETIVO
► Deixar claro que tipo de líderes a igreja
precisa;
1. Pessoas que tenham aspiração
Aspiração
é o desejo profundo de atingir uma meta, um sonho, um desígnio. Nenhum sonho de
se alcançar uma liderança no campo espiritual e eclesiástico deve ser
desestimulado (lTm 3.1 Esta é uma palavra fiel: Se alguém
deseja o episcopado, excelente obra deseja.), ao
contrário, deve ser visto com cuidado e apontada as duas vertentes: das
carências e das exigências, como fez Paulo. Vejamos então algumas:
1.1. Aspiração priorizada
O
aspirante a liderança religiosa como qualquer outra, pode ter boas ou más motivações.
Há aqueles que desejam liderança por vaidade pessoal, como mero desejo de
sucesso e reconhecimento (Fp 1.15 Verdade é que
também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente;). Outros gostariam de ostentar um título com suas credenciais, salário,
etc. Esse desejo é impuro e como tal precisa ser purificado pelo sangue de
Jesus, e pelo fogo da Palavra de Deus. Jesus ensinou o que deve motivar a
liderança no Reino de Deus: O desejo sincero de ser servo, e de compartilhar a
própria vida (Jo 15.13 Ninguém tem maior amor do que este:
de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.). Quando
alguém se destaca com tais qualidades podemos deduzir que tal pessoa possui uma
autêntica chamada ministerial, para a liderança.
A Igreja
precisa de edificadores de almas. Liderar é mentorear; edificar pessoas, e não
prédios. O próprio Jesus não deixou nenhuma edificação, como herança, mas
discípulos para darem continuidade à Sua missão. Então, o mais importante é
encontrar a pessoa que vai substituí-lo e treiná-la. Se tudo o que o líder fez
desaparecer quando ele morrer, então a liderança dele foi um fracasso.
1.2. Aspiração
resignada
Se alguém
deseja servir a Deus como bispo ou pastor, excelente obra almeja (lTm 3.1 Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra
deseja.). Vemos que o desejo de servir como
líder é historicamente incentivado na igreja local. E claro o apreço no N.T.
por parte daqueles que têm tal aspiração, todavia, devemos lembrar que, na época
em que Paulo escreveu a primeira carta a Timóteo, já havia indícios de uma
perseguição generalizada à igreja. Candidatar-se à liderança ministerial era um
sério risco pessoal e para a própria família (ICo 7.26-27 Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para
o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás
livre de mulher? Não busques mulher.,32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das
coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;). Isso nos deixa claro que, diferente de hoje, na época, desejar ser
líder não traria recompensas materiais, nem tampouco projeção, visto que a
igreja cristã no mundo pagão era hostilizada e perseguida (At 8.1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma
grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram
dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.).
1.3. Aspiração inquebrantável
Esse tipo
de aspiração traz consigo um desejo ministerial capaz de suportar todo tipo de
provação possível. Quem almeja se tornar ministro de Cristo e liderar na obra
de Deus, deve suportar os desapontamentos, as frustrações, e os desencantos da
chamada (2Tm 3.12 E também todos os que piamente
querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.). “Não entre no ministério se puder passar sem ele” foi uma citação de
Spurgeon, para depois dizer: “Se alguém neste recinto puder ficar satisfeito
sendo redator de jornal, fazendeiro, médico, advogado, senador ou rei, em nome
do céu e da terra, siga o seu caminho”. Por outro lado, servir como líder no
Reino de Deus, implica em sofrer tribulações (2 Tm 3.11perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em
Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.).
Todo
aquele que se candidata a líder será observado e provado até finalmente ser
aprovado. O preço, na verdade, é bastante elevado para o encargo na liderança
eclesiástica. Liderança espiritual tem o preço de resignação em muitos
sentidos. O salário não é o que se imagina. Lidar com o ser humano exige
paciência, sensibilidade e fé no chamado que se recebe. Assim, somente alguém
bem consciente de seu chamado suportará as provações peculiares ao encargo.
OBJETIVO
► Demonstrar o perfil essencial dos líderes;
2. Líderes que tenham caráter
Falaremos
agora do significado da liderança espiritual. Uma liderança espiritual é
servidora tanto ao Reino de Deus como aos homens, segundo os dons concedidos
por Ele (Rm 12.6-8 De modo que, tendo diferentes dons,
segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou
o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade;
o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.). Todavia essa liderança com esses dons são governados pelo Espírito
Santo, visando glorificar a Cristo. Aquele que se submeter ao Espírito será
impregnado pelo caráter de Jesus Cristo, chamado de fruto do Espírito, o que
veremos a seguir.
2.1. O
caráter exigido
Se os
homens na terra procuram para serem seus diretores, funcionários com caráter
digno de confiança, o que se dirá de Cristo para sua igreja na terra? Com certeza,
ele procura homens de caráter sublime, íntegros e que possam inspirar a outros
o seguir (2 Tm 2.2 E o que de mim, entre muitas
testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também
ensinarem os outros.). Os encargos de liderança estão aí
à disposição daqueles que provarem que são dignos dele. Se alguém analisar as
exigências paulinas (lTm 3.1-14) e, ainda assim, continuar desejando engajar-se
no ministério cristão, deverá enquadrar-se nelas. Liderança cristã vai além de
estar bem informado, ter formação superior, ser bem relacionado na igreja onde
serve, etc. Líder cristão além de possuir essas qualidades deve ser alguém de
caráter ilibado e dirigido pelo Espírito, como a Bíblia recomenda (At 6.3Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios
do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante
negócio.).
2.2. Caráter
amadurecido
Um neófito
não deve servir como líder. Neófito quer dizer recentemente plantado. Logo,
está implícito que um novo convertido ainda não teve tempo suficiente para
provar o seu caráter e exercitar os seus dons devidamente. Ainda que um novo
cristão pareça ter tais qualificações, é precoce e precipitado chegar a essa
conclusão. Facilmente um neófito se envaidecerá e, diante de seu narcisismo,
sucumbirá e, ainda, no seu orgulho, tornar-se-á estúpido e confuso. A isso
Paulo chama de incorrer na condenação do diabo, (lTm 3.6 não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do
diabo.). Quem pensar que o diabo não passa
de doutrina, logo perceberá, na prática, o seu engano ante a realidade das
provações e tentações.
2.3. Caráter
atestado
Toda
liderança cristã deve trabalhar com cuidado e não impor as mãos
precipitadamente sobre ninguém (lTm 5.22 A ninguém
imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios;
conserva-te a ti mesmo puro.). Não
obstante, alguns líderes no afã de crescimento e sob a pressão de alcançar
sucesso imediato, impõem as mãos para sua própria decepção e dão legalidade no
mundo espiritual para que os tais perturbem a paz do Reino. É comum esses tais
novatos se envolverem em escândalos, abandonando seus precursores, vindo a
desejar formar um ministério próprio. Tudo isso sem possuir qualquer
experiência. Leva tempo para um caráter assertivo ser reconhecido (Gl 1.18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei
com ele quinze dias.;2.1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé,
levando também comigo Tito.). Nesse aspecto da chamada
ministerial os candidatos deverão ser pacientes, e até o momento do
reconhecimento público, permanecer na vocação que foram chamados.
É triste,
mas, em nossos dias, estamos vendo um número incontável de pessoas
despreparadas e de dúbio caráter. É muito sério eleger alguém como um líder;
está comprovado que o candidato ao ministério ainda precisa passar pelo fogo
depurador da experiência com Deus. Um chamado não acontece da noite para o dia.
Moisés passou longos anos, e, mesmo sabendo que era o escolhido para a função,
quase se perde por sair antes do tempo. Quando Deus o chamou ele já
tinha oitenta anos, todavia, tudo foi mais fácil, porque Deus estava com ele, e
era chegado seu tempo de agir.
OBJETIVO
► Apontar três principais aptidões de um líder
na igreja.
3. Líderes que tenham aptidões
Algumas
aptidões são fundamentais para o exercício da liderança cristã (At 6.3Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios
do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante
negócio.). Embora elas sejam também exigidas
no campo secular para determinados tipos de liderança, são de igual forma
exigidas na igreja. Tais aptidões poderão ser desenvolvidas, exercitadas e
amadurecidas ao longo de toda uma vida. Vejamos as principais:
3.1.
Aptidão para liderar
Parece
imprópria e repetitiva esta exigência, mas a verdade é que nem todos desejam e
talvez possuam aptidão para algum tipo de liderança. Por exemplo: algumas
pessoas foram chamadas para servir apenas como diáconos (ITm 3.13Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa
posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.). Elevar sua função poderá influir tanto em sua vocação, que em vez de
destacar-se, irá se anular completamente. Será que alguém sabe que destino
tomou Matias, o que havia sido escolhido para ocupar o lugar Judas? (At 1.26 E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E, por voto comum,
foi contado com os onze apóstolos.). Devemos
ter cuidado, porque nem sempre a vontade dos homens é a escolha de Deus. Até
apóstolos erram! Isso é um sinal para que pensemos melhor antes de impor as mãos
sobre alguém.
Aqueles
que têm o dom de liderar devem fazê-lo com diligência (Rm 12.8). O contrário de
diligência é desleixo e quanto a isso Jeremias escreveu: “maldito aquele
que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48.10). Liderar com diligência é
o empenho dedicado em atingir metas, é a dedicação solícita em relação aos
liderados, própria de um pastor em relação ás suas ovelhas.
3.2.
Capacidade para ensinar e doutrinar
Junto à
aptidão de liderar é importante que um líder seja apto a ensinar (ITm 3.2capto para ensinar;). Como tal, dependendo do tipo
de liderança que exerce e as necessidades apresentadas, deverá ensinar em
muitas áreas diferentes da igreja. Por exemplo, ao abrir uma nova frente de
trabalho, esse líder precisará ensinar a novos convertidos e a crianças acerca
da fé. Numa igreja já estabelecida também, desempenhará muitos papéis no
ensino, como também num culto doutrinário, escola dominical, curso para
obreiros, seminário, etc. Não existe evangelho genuíno sem ensino bíblico (Mt
28.20a ensinando-as a guardar todas as coisas
que eu vos tenho mandado;), e quanto a este se deve
convergir todas as energias por causa dos falsos ensinos e ensinadores que a
Bíblia nos adverte (ITm 4.1-2 Mas o Espírito
expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando
ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de
homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,).
3.3. Habilidade
para disciplinar
Intimamente
ligado ao ensino, está o ato de disciplinar. Na verdade, disciplinar é uma
forma de ensinar, mas também de colocar ordem (Tt 1.5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as
coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros,
como já te mandei:) Contudo, o ato de disciplinar
quando se faz necessário é uma forma de amar, ainda que quem esteja sob a vara
da disciplina não goste (Hb l2.10-11 Porque
aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes
parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua
santidade. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo,
senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos
exercitados por ela.). Em toda e qualquer organização a
disciplina é imprescindível (lTs 5.14 Rogamo-vos
também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo,
sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos.). Mas disciplina deve ser sempre motivada pela verdade, misericórdia e
autovigilância (Gl 6.1 Irmãos, se algum homem chegar a ser
surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com
espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.). Observe que Paulo escreve a Timóteo no tocante ao assunto nos
seguintes termos: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a
pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como
a irmãs, com toda a pureza” (ITm 5.1-2).
A
verdadeira disciplina não é nem desagradável nem cruel. É uma questão de
amor - amor a Deus, amor à santidade, amor à verdade, amor ao
testemunho de Cristo na igreja, amor aos irmãos, e amor aos não salvos que
estão observando o testemunho da Igreja e que podem tropeçar e serem ofendidos
e, portanto, não serem salvos se o pecado não for disciplinado.
“Enquanto as igrejas falharem em preservar uma membresia pura, e se recusarem a
purificar os pequenos pedaços de fermentos óbvios, haverá pouca esperança para
qualquer melhoria na condição das igrejas, e boas razões para esperar que as
igrejas se movam no sentido oposto”.
Conclusão
A
autêntica liderança espiritual é a que fará diferença onde for desenvolvida.
Para que isso aconteça, é necessário respeitar o desejo daqueles que aspiram ao
ministério, orientando e encaminhando-lhes ao treinamento. A preparação, nesse
sentido, deve acontecer, até que, finalmente, cheguem ao pleno exercício da
função. Na verdade, muitos são ocultamente por Deus.
QUESTIONÁRIO
1. De
acordo com Fp 1.15 qual é a forma incorreta de se desejar a liderança?
R. Por
vaidade pessoal, como mero desejo de sucesso e reconhecimento.
2. Como se
define a Aspiração inabalável?
R. Um
desejo ministerial capaz de suportar todo tipo de provação.
3. Que
tipo de risco corre quem ousa a candidatar-se a liderança?
R. Um
sério risco pessoal e para a própria família, (ICo7.26-27,32).
4. De
acordo com 2Tm 2.2qual é o perfil do homem confiável para liderança?
R. Homens
de caráter sublime, íntegro e que possa inspirar a outros o seguir.
5. O quê
está Intimamente ligado ao ensino?
R. O ato
de disciplinar.
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 3º Trimestre de 2014, ano 24 nº 92 – Jovens e Adultos -
“Dominical” Professor –LIDERANÇA CRISTÃ Conhecendo os segredos da liderança
eficaz.
Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira
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