LIÇÃO 8 – 23 de
fevereiro de 2014
Seicho-No-lê, a seita oriental mais
popular no Brasil
TEXTO AUREO
“Do suor do teu rosto comerás o teu
pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó
tornarás”. Gn 3.19
Comentarista: Pastor Joabes Rodrigues
do Rosário
VERDADE APLICADA
O pecado, o sofrimento e a morte, são
realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os
homens tem conhecimento dessa verdade.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
► Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-lê;
► Mostrar seus principais ensinamentos;
► Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das
Seicho-No-lê.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Gn 3.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua
conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e
ele te dominará.
Gn 3.17 - E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e
comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a
terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Gn 3.18 - Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do
campo.
Gn 3.22 - Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um
de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome
também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Gn 3.23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a
terra, de que fora tomado.
Introdução
A Seicho-No-lê é a seita oriental mais
popular no Brasil. Através de literatura com conteúdo de autoajuda e otimismo,
fartamente distribuídas gratuitamente em consultórios médicos, odontológicos e
em hotéis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo,
afirmando, dentre outras heresias, que todos os caminhos levam a Deus,
contraria o que Jesus Cristo afirmou (Jo 14.6). É uma seita em franco
crescimento no Brasil, justificando uma lição dedicada ao estudo da mesma.
OBJETIVO
► Apresentar aos alunos a base
histórica do movimento Seicho-No-lê;
1. A Seita Seicho-No-Iê
Seicho-No-lê significa “Lar do
Progredir Infinito”, e tem suas origens no Japão. Foi fundada em março de 1930,
por Masaharu Taniguchi.
1.1. Quem foi Masaharu Taniguchi
Masaharu Taniguchi, nascido em 22 de
novembro de 1893, na cidade de Kobe (Japão). Nasceu em uma família muito pobre
e foi criado por seu tio, que era muito severo. Taniguchi leu muitos livros com
conteúdo de filosofia naturalista. Na idade tenra, já demonstrava, através de
seu comportamento, uma desilusão com a vida. Começou seus estudos
universitários, onde leu obras de cunho naturalista, mas não concluiu a
faculdade devido a enfermidades e desilusões amorosas. Após um período no
ocultismo, na parapsicologia e nas seitas orientais, Taniguchi foi influenciado
pelo ensino onde afirmava que a existência da matéria, e que a dor e o
sofrimento é fruto da imaginação meramente humana. Após o falecimento de
Masaharu Taniguchi, em 17 de junho de 1985, seu genro e herdeiro espiritual,
Seicho Taniguchi, passou a ser o Supremo Presidente da Seicho-No-lê.
1.2. Início da Seicho-No-Iê
Em 1922, Taniguchi escreveu um livro,
que serviu de base para a teologia da Seicho-No-lê, intitulado “Para a
Santidade”, obtendo grande aceitação do público. Em 1928, Taniguchi afirmou que
foi “iluminado”, e começou pregar suas heresias através de uma revista, com o
mesmo nome da seita, que, em 1935, tinha mais de trinta mil assinantes.
1.3. Seicho-No-lê no Brasil
Chegou ao Brasil em 1930, com os
imigrantes japoneses. No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede
Internacional da Seicho-No-Iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa
Sei-cho-No-Iê no Brasil, hoje Igreja Seicho-No-Iê. Tem sua sede em São Paulo
desde 1955. Possui uma propriedade em Ibiúna-SP, onde os fiéis se reúnem para a
prática da meditação espiritual. Está espalhada principalmente pelos Estados de
São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul,
Bahia e Pernambuco.
OBJETIVO
► Mostrar seus principais
ensinamentos;
2. Ensinos da Seicho-No-Iê
Ao acreditar que todas as religiões são
luzes de salvação que emanam de um único Deus, divulgam ensinos totalmente
contrários a Palavra de Deus, dentre eles destaca-se:
2.1. O Jissó
O Jissó, na Seicho-No-Iê, quer dizer:
mundo real. Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que
deve ser vivido sem doenças, morte, envelhecimento e sem sofrimento. Entretanto
há uma contradição vivida por eles, como é contraditória toda heresia: é que os
adeptos desta seita, além das dores que sentem, estão envelhecendo e morrendo
também. Aliás, todos estão envelhecendo, adeptos ou não desta seita. Sabe-se,
pela Bíblia, que o Éden, lugar idealizado e criado por Deus, era a morada perfeita
do homem, mas como consequência do pecado foi expulso de lá, trazendo-lhe como
resultado dor e sofrimento (Gn 3.19), e que o livramento deste corpo de dor
acontecerá no arrebatamento da Igreja, quando, então, teremos um corpo glorioso
(lTs 4.17;lCo 15.53,54).
2.2. A Shinsokan
A Shinsokan é uma oração, invocada
apenas em pensamento, que deve ser praticada diariamente pelos seguidores da
Seicho-No-Iê. O conteúdo desta oração é: “Neste momento, deixo o mundo dos
cinco sentidos e entro no mundo da imagem verdadeira”. Em seguida fazem outras
mentalizações, utilizando frases tais como: “É oceano de infinita sabedoria de
Deus; é oceano de infinito amor de Deus; é oceano de infinita provisão de
Deus.” Frases como estas são mentalizadas várias vezes e seguidas de exercícios
de respiração e encerram a meditação com o “cântico da grande harmonia”,
entrando assim, segundo eles, na dimensão do Jissó. A oração que Jesus ensinou
é bem real, e excede uma mera mentalização, pois deve ser pronunciada, conforme
o ensino de Jesus, e que começa com um diálogo verdadeiro entre interlocutores:
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”; contendo
confissão: “perdoa-nos as nossas dívidas”; e declaração de perdão: “como nós
também temos perdoado aos nossos devedores”; encerrando com o reconhecimento de
Seu Senhorio: “Porque teu é o reino e o poder” (Mt 6.13). A oração deve ser
dirigida a Deus, em nome de Jesus (Jo 14.13).
Quando o salmista afirma em Salmo 1.2
que “meditar de dia e de noite” deveria ser uma prática, ele não estava
apoiando as doutrinas orientais que pregam a meditação transcendental, que visa
esvaziar a mente de alguém com o objetivo de “esquecer”, da realidade, das
mazelas daqueles que não têm Jesus. O “meditar”, segundo o salmista, é ocupar o
pensamento com a Palavra de Deus. O texto diz: meditar “na lei” de Deus, ou
seja, na sua Palavra e não no vazio. A meditação aconselhada pelo salmista
difere da meditação ensinada pelas seitas, conforme algumas observações: 1)
Objeto da oração - Alguém (e não um vazio); 2) Propósito - Adoração a Deus (não
é fusão com Deus); 3) Mediador- Jesus (não é intuição humana); 4) Campo de ação
- através da razão (não é irracional); 5) Poder - pela graça de Deus (não pelo
esforço humano); 6) Estado imediato - concentração (e não mero relaxamento).
2.3. As Doenças
Para a Seicho-No-lê as doenças são
apenas ilusões, como também a dor, isso porque, segundo eles, a matéria não tem
existência real. Segundo esta heresia, as formas físicas e materiais não passam
de sombras da luz celeste a refletir-se sobre a terra. Entendem mal quando
ensinam que “Como Deus não criou a doença, a doença hão existe.” Pregam que “de
agora em diante não existirá mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma
decepção e nenhum desapontamento” A Seicho-No-lê ensina que os seguidores
precisam controlar suas mentes e que a felicidade deve ser procurada pelo
próprio homem através da meditação. Ao contrário do que afirmam, a verdade é
outra, pois tanto a Bíblia como a própria ciência comprovam a realidade da dor
e a existência das enfermidades (2Co 11;12; Jó 2.7,8).
A ciência comprova que a dor é uma
bênção de Deus, pois é um mecanismo que serve para chamar a atenção. Imagina se
um objeto cortante ao penetrar no corpo de um ser humano, ou até mesmo no corpo
de um animal, não provocasse dor? A dor é um aviso que algo está errado,
fazendo com que a pessoa tome uma atitude. Jesus avisou os discípulos que “no
mundo tereis aflição” (Jo 16.33). A experiência humana, diferente da heresia
Seicho-No-lê, comprova a realidade da doença, da dor e do sofrimento; em sã
consciência, ninguém pode negá-los.
OBJETIVO
► Aprender a refutar, com base
bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-lê.
3. As Principais Heresias da Seicho-No-Iê
Com uma aparência inocente, que, para
alguns desavisados, não passam de palavras “positivas” e “pensamentos que
ajudam”, esta seita tem, no bojo dos seus ensinos, heresias perigosas, que vão
de encontro a Palavra de Deus.
3.1. Para a Seicho-NoIê Deus é
apenas uma energia
Para a Seicho-No-Iê Deus é apenas uma
energia vital. Denominam Deus de “Amenominaka-nushi” (deus absoluto); para
eles, é o mesmo deus conhecido por todas as religiões. Esse ensino e a prática
dessa seita são tão contraditórios, que eles esquecem que, se Deus fosse apenas
uma energia, esse Deus não teria qualidades pessoais, das quais eles mesmos
fazem referência, conforme suas próprias orações (a Shinsokan). A Bíblia
Sagrada refuta esta heresia, apresentando Deus como uma pessoa: Deus fala com
as suas criaturas (Gn 1.28-30; Ex 3.4-21); Deus interage com os homens (Ex
13.21; 14.1).
Os atributos comunicáveis de Deus
(são aqueles que se relacionam com os seres por Ele criados, também conhecidos
como atributos morais), é uma prova de que Deus não é apenas uma energia vital.
As Escrituras Sagradas ensinam sobre estes atributos, veja alguns: 1)
Fidelidade - Dt 7.9;Js 23.14 e Sl 89.2; 2) Bondade - Mt 5.45; 3) Santidade - Êx 15.11; Js 24.19); 4) Justiça
- Rm 4.5; 5) Veracidade - Nm 23.19; 6) Misericórdia - Tt 3.5; Lm 3.22; Is
49.13; 7) Amor - Jo 3.16; Rm 5.8); 8) Sabedoria - Sl 104.24.
3.2. Para a Seicho-No-Iê, o pecado é
mera ilusão da mente
Afirmam que o pecado é uma mera ilusão
da mente, visto que Deus não criou o pecado. O pecado, segundo a Bíblia, é toda
transgressão contra Deus e Sua Palavra. Isto incluiu até mesmo uma parcela dos
anjos (2Pe 2.4). O pecado atingiu toda a humanidade através de Adão. (Rm 5.19a;
3.23; 5.12).
Qualquer pessoa racional e de bom
senso observa, através da história, que alguma coisa está errada com o homem.
Não somente os religiosos, mas também os psicólogos e sociólogos admitem o erro
que existe no homem e que atrapalha o seu ajustamento consigo mesmo e com os
outros. A Doutrina do Pecado é uma das mais importantes doutrinas cristãs,
pois, além de mostrar a realidade em que, o homem sem Deus, em consequência do
pecado, aponta também para a impossibilidade do homem sair de onde está pelos
seus próprios méritos, mostrando-lhe necessidade de aceitar a Graça Salvadora
que há em Cristo Jesus. O pecado é tão real, que todos os seres humanos possuem
uma inclinação no coração para o mal ou para aquilo que desagrada a Deus. O
salmista Davi reconhece os muitos pecados que havia cometido, mesmo sendo um
homem de Deus. Ele reconhece que fez o que fez porque era pecador (Sl 51.5) e
precisava ser perdoado até pela maldade presente nos seus atos (Sl 32.5).
Reconhecer a realidade do pecado não é tarefa fácil, mas é só reconhecendo a
gravidade do pecado que o homem se conscientiza da necessidade da salvação (Lc
15.18).
3.3. A Salvação para a Seicho-No-lê é
uma condição de vida meramente terrena
A salvação para eles está no
conhecimento da “Realidade Prima”, ou “Mente de Deus”. A definição destas
afirmações para ele é: “o mal, as doenças e a matéria são inexistentes, e que o
mundo real é isento de qualquer imperfeição”. Assim, pregam que a salvação
consiste em livrar-se das doenças e ter uma vida financeira próspera. Ou seja,
a salvação está limitada apenas a benefícios terrenos. O Apóstolo Paulo afirma
que “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens
os mais dignos de lástima” (ICo 15.19), e que tanto os mortos que serão salvos,
ressuscitarão, como os vivos, terão um encontro com Senhor nos ares, e, assim,
viverão para sempre com o Senhor (lTs 4.17).
Conclusão
Como pode ser constatado através de
suas doutrinas e práticas religiosas, a Seicho-No-lê é um sincretismo
religioso, que deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de
pessoas que não têm o conhecimento da verdade, que liberta das enfermidades, da
triste realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32).
QUESTIONÁRIO
1. Na lição a oração é um diálogo real
ou apenas uma meditação?
R. A Oração deve ser real, um diálogo
verdadeiro entre interlocutores.
2. Por que Deus não pode ser apenas uma Energia? Argumente.
R. Porque Deus tem qualidades
pessoais.
3. Através de quem o pecado
atingiu toda a humanidade?
R Através de Adão.
4. Segundo a Bíblia, qual é o conceito
de Pecado?
R É toda transgressão contra Deus e
Sua Palavra.
5. A salvação se limita a vida terrena?
Justifique.
R. Não. A Bíblia afirma que existe
uma salvação para a raça humana que irá além de uma simples qualidade de vida
nesta terra.
REFERÊCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2014,
ano 24 nº 90 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – RELIGIÕES, SEITAS E
HERESIAS como identificar e refutar os falsos profetas e seus ensinos.
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