Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

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sexta-feira, 6 de abril de 2012

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA - LIÇÃO 02 – 08 DE ABRIL DE 2012



LIÇÃO 02 – 08 DE ABRIL DE 2012
AS SETE IGREJAS DA ÁSIA

TEXTO ÁUREO
“O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”. Ap 1.20

VERDADE APLICADA
Qualquer organização cristã que não corresponder ao perfil das sete igrejas, pelo menos em algumas das suas características, não pode ser considerada Igreja.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ressaltar a importância das cartas para que os crentes individualmente sejam santos.
Conduzir a igreja à apropriação tanto das reprimendas quanto das promessas de Jesus.
Ensinar que nossos dias são os dias imediatamente anteriores “às coisas que em breve devem acontecer”.

GLOSSÁRIO
Listadas: pôr em lista;
Destituído: exonerado, deposto, demitido; e
Reluzente: brilhante, resplandecente.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Apocalipse 2:1-7
"1 - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 - Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."

  • Terça feira:  Apocalipse 2:8-11
"8 - E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte."

  • Quarta feira: Apocalipse 2:12-17
"12 - E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 - Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 - Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
15 - Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
16 - Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."

  • Quinta feira:  Apocalipse 2:18-29
"18 - E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 - Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 - Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 - Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 - Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 - E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 - E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 - E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

  • Sexta feira:  Apocalipse 3:1-6
"1 - E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
2 - Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 - Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

  • Sábado: Apocalipse 3:7-22
"7 - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
8 - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
9 - Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10 - Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14 - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 - Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

INTRODUÇÃO.
Ao estudar sobre as sete igrejas da Ásia, tenha em mente o que foi dito a elas e a respeito delas poderá ser dito de todas e para todas as congregações cristãs de qualquer lugar e tempo. Em vista disso, Jesus as constituiu como um tipo de igreja que surgiria sobre a terra. E aos fiéis que congregarem em seu interior, o Senhor já elegeu qual tipo da Igreja que reúne os elementos indispensáveis ao arrebatamento.
           
1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A Igreja é caracterizada, no primeiro capítulo do Apocalipse, para que possamos identificá-la quando ela aparecer de novo no desenrolar do livro. As sete estrelas na mão direita do Senhor são interpretadas por Jesus como sendo os sete anjos (pastores) das sete igrejas da Ásia menor. As igrejas são os castiçais; seus ministros são estrelas; mas Cristo é o sol (Ap 1.16b, 20, Ml 4.2). Ele é para o mundo moral o que o sol é para o mundo físico.
As cartas são apelos para que as igrejas se mantenham fiéis ao proposito de Deus. A espada afiada que sai da boca de Jesus (Ap  1.16) dá o primeiro corte na igreja e faz antecipada distinção entre os crentes, mas não se trata de juízo, seria antes a disciplina do corpo de Cristo, de cura. O Médico dos médicos, na igreja, usa sua espada de dois gumes para extirpar o mal do corpo dela. As sete cartas foram organizadas de modo cuidadoso, de forma que a primeira combine com a sétima, a segunda com a seta e a terceira com a quinta, no centro, esta Tiatira cujo tema principal são os falsos profetas e as falsas doutrinas.

1.1.  O número sete
As ideias expressas pelo número sete são especialmente: perfeição, suficiência, consumação, obra completa e repouso. Sete representa toda perfeição do amor de Deus. As sete igrejas são tipos perfeitos da igreja de Cristo. Elas apresentam qualidades e defeitos. Mas todas elas têm algo me comum: “As sete estrelas (pastores) estão nas mãos do Senhor” e “Ele anda no meio delas” (Ap 2.1). Para todas elas é feita uma promessa ao que vencer, e par todas elas é dito “Quem tem ouvido ouça o que o Espirito Diz”.
Adolf Pohl, teólogo e comentarista do Novo Testamento, diz que o número sete não é apenas portador de um valor numérico, mas também simbólico. Ele aparece cinquenta e quatro vezes no livro e transmite a ideia, como já disse de plenitude, completa. O livro fala de sete candeeiros, sete estrelas, sete selos, sete trombetas, sete taças, sete espíritos, sete cabeças e sete chifres.   Havia mais de sete igrejas na Ásia menor. Mas quando Jesus envia carta às sete igrejas, significa que Ele envia sua poderosa mensagem para toda a Igreja, em todos os lugares e em todos os tempos.

1.2.  A função das cartas
Instruir quanto à vontade de Jesus para cada congregação; advertir contra o pecado no seio das Igrejas e suas consequências, e com convites ao arrependimento. Edificar com consolo e declaração de amor aos que sofrem pelo testemunho de Cristo, com estímulo à fidelidade e à perseverança, e com promessas aos vencedores.

1.3.  O significado de anjo
A comparação dada por João nos capítulos 2 e 3, refere-se aos ministros responsáveis pelas igrejas em destaque. Do capítulo 4 em diante, são anjos, emissários celestiais enviados da parte de Deus, que executarão todo seu intento durante os dias da Grande Tribulação (Ap 2.1a).

2. A HISTÓRIA DAS SETE CIDADES DA ÁSIA MENOR
As congregações cristãs que nasceram na Ásia Menor refletem um pouco as características de cada cidade. As histórias de cada cidade são importantes para que cada crente entenda o quanto a cultura de uma região poderá influenciar na conduta e forma de pensar de cada congregação.

2.1. Éfeso e Laodicéia
Para os historiadores, todos os que desejassem viajar para Ásia menor, Éfeso era a porta de entrada. Era a maior, a mais rica e a cidade de maior importância. Conhecida como a feira das vaidades, ela foi rebatizada como a “porta dos mártires” quando os cristãos foram capturados na Ásia Menor e levados à Roma. Foi considerada o centro do culto à Diana (At 19.35), lugar cheio de sacerdotisas, conhecidas como prostitutas sagradas”. Laodicéia, segundo Willam Hendriksen, era o lar dos milionários. Ficava no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, o que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comercio.
O filosofo grego Heráclito diz que, em Éfeso, a moral do templo se mostrava pior do que a moral dos animais, pois nem mesmo os cães promíscuos mutilavam uns aos outros. Era uma cidade dominada pelo misticismo e chia de prostituição e um dos centros do culto do imperador.

2.2. Pérgamo, Tiatira, e Sardes:
Pérgamo (significa casado) foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Tornou-se parte do império Romano, mas por causa da localização e importância, os romanos usaram-na como centro administrativo da província da Ásia. Era uma cidade divorciada de ideias absolutas, entregue ao liberalismo. Tiatira estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comercio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de césar Augusto (27 a.C). Tiatira foi reconstruída com a ajuda romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira. Sardes foi uma das cidades legendárias da Ásia Menor, onde hoje é a Turquia. Nos tempos do  Novo Testamento, Sardes foi uma das cidades legendárias da Ásia. Situada no alto de uma colina, com muros e fortificada, demonstrava ser imbatível, indestrutível e inabalável, por isso seus soldados  e habitantes tinham certeza que jamais cairiam nas mãos de sues inimigos.
Tiatira era sede de vários importantes grêmios de comércio. Havia mútua proteção e benefícios social e recreativo. Era quase impossível ter comercio e não pertencer a estes grêmios. Diz a história que, nas reuniões, havia banquetes com comida sacrificada aos ídolos e, após, a licenciosidade era praticada.

2.3. Esmirna e Filadélfia
A cidade de Esmirna era considerada o ornamento, a coroa e a flor da Ásia. Tinha o principal porto da Ásia e um comércio próspero. Com magnifica arquitetura, com templos dedicados a Cibeles, Zeus, Apolo, Afrodite e Esculápio. Havia sido fundada como colônia grega no ano de 1.000 a.C.; no ano 600 a.C., os Lídios a invadiram e destruíram-na por completo. No ano 200 a.C.; Lisímaco  a reconstruiu e fez dela a mais bela cidade da Ásia . Quando Jesus disse eu estivera morto, mas revivera, os cidadãos daquela cidade sabiam bem o que Jesus estava falando. Pois a cidade estava morta e havia revivido como metrópole. Os reis de Pérgamo ao norte com Laodicéia ao sul. Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia  fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C., e, por um tempo, as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério. O nome Filadélfia significa amor fraternal.


3. O RETRATO DE JESUS E A IMPORTÂNCIA DA IGREJA
O retrato de Jesus que é conhecido pela Igreja espalhada na Ásia Menor, está listado no capítulo um. Todavia, Jesus é visto no meio da sua Igreja. Cristo valoriza tanto a Sua Igreja que Ele se dá a conhecer no meio dela e não a parte dela. Ninguém verá Jesus fora da Igreja. Hoje muitas pessoas querem Cristo, mas não a Igreja. Hernandez Dias Lopes, teólogo conceituado de nosso país, diz que é impossível que alguém possa ser salvo fora da comunidade cristã, porque Cristo está voltado para Sua noiva. Ela ocupa o centro da sua atenção.

3.1. A Igreja em Éfeso, e em Laodicéia:
A igreja em Éfeso, que significa desejável, é a que perdera a resistência e abandonara o primeiro amor. Mas ela tema promessa de ser vencedora e ir morar no céu se voltar às práticas das primeiras obras. Terá comunhão com o Deus de Amor e se alimentará da árvore da vida, passando a ter vida eterna (Ap 2.1-5). Para os crentes de Laodicéia, que também perderam a resistência, que amaram o mundo e se consideravam ricos e autossuficientes, se vencessem seus pecados tinham a promessa de assentar-se com Cristo em seu trono (Ap 3.14-22). No entanto, é a única igreja que Cristo não faz elogios.

3.2. A Igreja em Pérgamo, em Tiatira, e em Sardes:
Aos irmãos de Pérgamo que se misturaram com o mundo, se vencessem pelo arrependimento receberiam absolvição no juízo e não seriam condenados com o mundo (Ap 2.12-17). Os crentes de Tiatira que foram dramaticamente seduzidos e toleraram a impureza caindo na imoralidade. Jesus se apresenta como Deus que sonda e conhece sues atos e é poderoso para julgá-los, mas, se vencerem, receberão a promessa de ter autoridades sobre as nações (Ap 2.21-23). Já para os cristãos que estava em Sardes e viviam de aparência, sempre tentando construir uma reputação de igreja viva, com alguns irmãos no CTI espiritual (Ap 3.2) para esta, após seus arrependimento, teriam o nome escrito no livro da vida e seriam confessados diante de Deus (Ap 3.1-6).

3.3. A Igreja em Esmirna e em Filadélfia

CONCLUSÃO
Tudo indica que estamos vivendo os dias imediatamente anteriores ao arrebatamento. Dias em que predominam as igrejas do tipo ‘Laodicéia’, a Igreja que vai subir, é do tipo ‘Filadélfia e Esmirna’. Se uma onda de tribulação nos atingir de repente, poderá muito bem ser o amor disciplinador de Jesus, para produzir crentes fiéis que perseverem até o fim.
QUESTIONÁRIO:

1.        O que o número sete representa na simbologia bíblica?

R. Coisas completas e indivisíveis.

2.        Qual a função das cartas?

R. Instruir, advertir e edificar a Igreja de Jesus.

3.        Qual a Igreja da Ásia que mais se parece com a Igreja atual?

R. Opcional

4.        Qual a Igreja da Ásia que Jesus não emite elogios? Porque?

R. Laodicéia, Opcional.

5.        Qual a finalidade das profecias bíblicas?

R. Exortar, consolar e edificar a igreja.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 02.Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 02.

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