Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

domingo, 29 de abril de 2012

Culto de Quinta dia 19 de abril.

Pr. Divino Silva fazendo a leitura inicial do culto.

Prª Elieide trazendo uma saudação à igreja.

Conjunto de Jovens Guerreiros de Cristo louvando ao Senhor.

Conjunto Fonte de Água Viva louvando ao Senhor.

Pr. Eduardo Messias de Nossa igreja trazendo a Palavra de Deus.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O SÉTIMO SELO E SEU CONTEÚDO




LIÇÃO 05 - O SÉTIMO SELO E SEU CONTEÚDO
29 DE ABRIL DE 2012


LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Ap 7.10-17
  • Terça feira:  Ap 8.7-13
  • Quarta feira: Ap 9.1-6
  • Quinta feira: Ap 9.7-12
  • Sexta feira: Ap 9.13-17
  • Sábado: Ap 9.17-21

TEXTO ÁUREO
“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos ardendo se fundirão”. 2Pe 3.11.12

VERDADE APLICADA
Mais bem aventurados são os que leem e os que ouvem, e os que guardam o Apocalipse agora, do que aqueles que deixarem para fazê-lo depois.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Esclarecer que Deus é imparcial no trato com os homens;
Ensinar que as nossas orações são respondidas; e
Mostrar que o processo de redenção da terra será difícil e doloroso.

GLOSSÁRIO
Dispensacionalista: é um sistema teológico que interpreta de forma literal as Escrituras;
Parentética: que tem parentesco; análogo, semelhante; e
Principado: dignidade de príncipe ou princesa.

INTRODUÇÃO
Quando o Cordeiro abrir o sétimo selo, serão entregues aos sete anjos, as sete últimas trombetas, que contém a última e pior sequência de juízo jamais vista sobre a terra. Elas desencadearão uma série de fenômenos e fatos extraordinários os quais iremos examinar.

1. PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DO ÚLTIMO SELO
Segundo teólogos pentecostais de linha dispensacionalista, o capítulo sete do livro do Apocalipse, é a primeira passagem parentética do livro. Este parêntese encontra-se entre o sexto e o sétimo selo (Ap 6.12-17; 8.1). O capítulo sete é que registra esta cena parentética, nele se verifica dois grupos de redimidos os judeus, e outro gentio. O primeiro grupo em destaque, acha-se na terra, porém o segundo grupo está no céu.

1.1.   O primeiro grupo de redimidos (Ap 7.2-8);
Em Apocalipse 7.5-8, relatasse que serão escolhidos doze mil judeus de cada tribo, totalizando 144.000 com a ajuda desses evangelistas judeus, Deus produzirá um grande avivamento numa época de trevas. Como um intervalo divino uma atitude de graça de curta duração, Deus produzirá um grande avivamento numa época de trevas. Como um intervalo divino, uma atitude de graça de curta duração, Deus interrompe os juízos que se abatem sobre a terra para manifestar-se a uma determinada categoria de pessoas. Deus pausa a catástrofe cósmica, retarda as tempestades de juízo e ordena aos quatro anjos (Ap 7.3).
Eles receberão um selo em suas testas (Ato simbólico de proteção Apocalipse 9.4). Os 144.000 selados será um grupo de judeus, salvos e preservados na grande tribulação, para, no lugar da Igreja, testemunharem de Jesus Cristo. Ao lermos os versículos de um a três, verificamos eles estão na terra, podendo ser o cumprimento das profecias de Isaias 66.19. Ao estudar o Antigo Testamento, encontramos personagens que foram, por Deus, constituídos tipos, quando da preservação de um remanescente fiel para repovoar a terra de Enoque, vivendo nos dias imediatamente anteriores ao derramamento do desgosto de Deus sobre a humanidade corrompida. Ao ordenar a construção da arca, onde Noé e sua família, bem como animais e sementes, estariam a salvo do rompimento das comportas do céu, Deus preservou-os para ocupar a terra pós-diluviana. O selo, para os israelitas de Apocalipse sete, equivale à arca de Gênesis.

1.2.   O Anticristo e os 144.000 selados de Israel
Nesse tempo o anticristo será o homem mais popular que já existiu no mundo. Conseguirá unir todos os povos e governa-los com muita sutileza. Ele será tão poderoso, que ninguém poderá lutar contara (Ap 13.4b). Trará um período de progresso econômico generalizado, que nem podemos imaginar. Então haverá realmente “um povo” “um reino” “um líder”. Todos o exaltarão como o que trouxe a paz. Os israelenses o aceitarão como o Messias, menos os 144.000, que se terão convertido a Jesus Cristo e terão o selo de Deus e do Cordeiro em suas frontes (Ap 14.1). eles foram selados por sua qualidade de vida diante de Deus (Ap 14.4,5).

1.3.   O segundo grupo de redimidos (Ap 7.9-17)
Esse grupo tem vestes brancas e palmas nas mãos representando a vitória que tiveram por resistirem às pressões do Anticristo. Era uma multidão numerosa que ninguém podia contar. São gentios salvos durante a grande tribulação, que sofreram martírio como esta registrado no capítulo seis, versículos nove ao onze. Serão ressuscitados antes do milênio para fazerem parte da primeira ressureição. Também nota-se, que  eles não tinham coroas, mas palmas nas mãos. Coroa, no Novo Testamento é galardão que recebe quem trabalhou para o Senhor, e esses não tiveram oportunidade para o trabalho, porque, uma vez confirmado sua fé em Jesus como seu Messias e Deus, foram mortos.


2. O CORDEIRO ABRE O SÉTIMO SELO (AP 8.1-13)
A ruptura do sétimo selo abrirá definitivamente o livro. Na sua abertura serão revelados os juízos das sete trombetas. E, da mesma forma , a sétima a trombeta anunciará os juízos das sete taças (Ap 11.15; 16.1-21). A partir da abertura dele, a justa ira de Deus, em sua plenitude, será derramada sobre a Terra. 

2.1  O silêncio no céu e as orações dos santos        
De acordo com os cálculos de João, o céu emudeceu por quase meio hora depois que o sétimo selo foi aberto. Lembre-se: tempo é fator terreno e não celestial. E João estava no céu. Portanto, meia hora representa as atividades que serão realizadas enquanto durar o silêncio. Os últimos preparativos para a redenção exigem estratégias secretas que só serão conhecidas no momento de sua utilização. Queimam sobre o altar (Ap 8.3-5). As orações dos santos, de todas as épocas, para que venha o Reino de Deus e a sua Justiça, serão atendidas. (Ap 8.5).

2.2. Sete anjos e sete trombetas
As trombetas que anunciaram a queda dos muros de Jericó foram executadas por sete sacerdotes (Js 6.4). O povo de Israel sempre esteve familiarizado com o som da trombeta em qualquer sentido (Ex 19.19; Ez 33.1-3; Jz 6.4,5), havia diversos timbres de trombetas mas todas davam toque certo, para que a voz tivesse sentido (1Co 14.8). Nas mãos dos anjos de Deus, elas representam castigos iminentes. O número sete dessas trombetas indica que Deus trará algum julgamento perfeito, completo e inteiramente apropriado para realizar seu propósito contra “o mundo dos ímpios”.

2.3. Ouve-se o soar de quatro trombetas
As primeiras quatro trombetas fazem movimentar a ruína que caíra sobre os objetos naturais. O mundo da natureza é diretamente usado por Deus para punir os homens. As três ultimas trombetas dizem respeito à vida humana, isto é, aos ímpios habitantes da terra.
No solo, saraiva e fogo misturado com sangue apresentam uma tríplice combinação horrorosa, que expressa a manifestação terrível da ira divina sobre a terra e seus habitantes. O Juízo atingiu uma terça parte das árvores, e toda erva verde foi queimada (Ap 8.7). À semelhança do solo, as águas do planeta, tanto as marítimas quanto as fluviais, também serão atingidas pela ira de Deus. Esses corpos celestes, inflamados, farão que mares e rios assemelhem-se a enormes caldeirões ferventes. Um terço da vida aquática perecerá e também um terço do tráfego marinho (Ap 8.9-11), Absinto é de caráter amargo, serão assim esses dia. Ao estrugir do céu uma voz estranha de trombeta, elas verão uma terça parte do planeta apagada sem nada poder dizer.


3. TROMBETAS E AIS (AP 8.13-9.1-21)
As três últimas trombetas são precedidas do brado de três “ais” pronunciados por um anjo, como apelo final aos homens, pois elas iniciarão o processo de julgamento e aniquilamento dos seres que não querem ser redimidos e de outros que não estão sujeitos à restauração e à redenção. No primeiro grupo, estão os homens que rejeitaram a graça de Deus. No segundo, anjos que não guardaram o seu principado (Jd v.6).

3.1. A estrela que caiu do céu
Os anjos são descritos na Bíblia como estrelas ( Jó 38.7). na rebelião de Satanás, ele foi precipitado do céu (Is 14.12). O próprio Jesus disse: “Eu vi Satanás como um raio, que caía do céu” (Lc 10.18). é importante destacar que a estrela que João viu, foi a estrela caída. Relembrando que a queda de Satanás é fato passado. Esta estrela tem um caráter pervertido e destruidor (Ap 9.11); todavia, sua autoridade e limitada (Ap 9.1,4,5), ou seja o Diabo não tem autoridade de agir a não ser que Deus o permita.
A autoridade do Diabo é limitada em três aspectos:
1.      Ele precisa receber a chave para abrir o poço do abismo (Ap 9.1). O Diabo não tem autoridade para abrir o poço. A autoridade lhe e dada. É Jesus que tem a chave da morte e do inferno (Ap 1.18). Ele solta uma tropa maligna que estava presa (Jd 6).
2.      Sua autoridade é limitada quanto à ação (Ap 6.4,5). O texto mostra gafanhotos que destroem a vegetação, porém esses insetos são representação de seres malignos. Sua função é atormentar os homens da terra, sem, contudo, atormentar os homens marcados pelo selo de Deus.
3.      Sua autoridade é limitada quanto ao tempo (Ap 9.5). São cinco meses que não podem ser interpretados como tempo literal. Cinco meses são o tempo de vida de um gafanhoto, da larva à plenitude de sua ação. Eles sobem do abismo como cavalos preparados para o combate (Ap 9.7).

3.2. Gafanhotos do abismo
Essas criaturas não pertencem de forma alguma ao reino de animal. Eles são espíritos das trevas (Ap 9.2,3). O Diabo é das trevas, e não pode suportar a luz. Os seus súditos também atuam com suas mesmas características. Onde prevalecem as trevas, e aí os demônios oprimem com eficácia. Os promotores de Satanás têm obscurecido, já no tempo de hoje a mente das pessoas com falsas filosofias e, falsas religiões. A Bíblia diz que o Diabo tem cegado o entendimento dos incrédulos (2Co 4.4). Manter os habitantes desse planeta na obscuridade espiritual é sem dúvida o grande projeto de Satanás para sepultá-los no inferno.

3.3. Um exército extraordinário
Junto ao rio Eufrates estarão contidas forças (Ap 9.14) que só serão libertadas e conhecidas quando chegar o momento de agirem (Ap 9.15). A aparência dos cavalos indica os espírito e força desse exército: será a soma da maldade e rebeldia dos homens impenitentes (200 milhões de soldados), corroborada pela fora e poderes sobrenaturais (cavalos). Essas forças estão reunidas no mesmo lugar onde o homem perdeu, (Eufrates) para a serpente, a posse da Terra. A batalha final pela reintegração de posse da terra terá que ser  lá, para que se satisfaça toda justiça de Deus.


CONCLUSÃO
Pelo estudo desta lição, Deus redimirá tudo o que for passivo de redenção. Purificará todas as coisas contaminadas para que possam ser restauradas. Os demais seres, aqueles que não forem contemplados neste processo, sofrerão juízos, aguardarão julgamento, e serão condenados. A sétima trombeta exporá o caráter deles e salientará a justiça de Deus. Você poderá conferir isso e muito mais, estudando a próxima lição e participando da classe no próximo domingo.


Questionário

1)      Porque será selado um grupo de Judeus?
R. PARA CONSERVAR NA TERRA UM REMANESCENTE FIEL.
2)      O que acontece às nossas orações em busca do Reino e da justiça de Deus?
R. SÃO ENTESOURADAS PARA O DIA DO SENHOR.
3)      Na abertura de qual selo se faz silêncio no Céu?
R. DO SÉTIMO SELO.
4)      A que estão relacionadas as quatro primeiras trombetas?
R. A TERRA E AO SISTEMA SOLAR INTEIRO.
5)      Com que intuito os gafanhotos serão libertados do abismos?
R. EXPOR O CARÁTER MALIGNO DELES ANTES QUE SEJAM DEFITINIVAMENTE CONDENADOS.







Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 05.2º Trimestre 2012 – Lição 05.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Grande festa da mocidade dias 05 e 06 de Maio a partir das 19:00 horas.

O DIA DO SENHOR


LIÇÃO 04 - O DIA DO SENHOR
22 DE ABRIL DE 2012

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Apocalipse 6:1-2 "1 - E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. 2 - E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.".
  • Terça feira: Apocalipse 6:3-4 "3 - E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. 4 - E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.".
  • Quarta feira: Apocalipse 6:5-6 "5 - E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. 6 - E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.".
  • Quinta feira: Apocalipse 6:7-8 "7 - E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. 8 - E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra."
  • Sexta feira: Apocalipse 6:9-11 "9 - E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 - E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 - E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.".
  • Sábado: Apocalipse 6:12-14 "12 - E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; 13 - E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. 14 - E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares."


TEXTO ÁUREO
“Vigiai, pois, em todo tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem”. Lc 21.36

VERDADE APLICADA
Só quem estiver pronto para o arrebatamento será digno de evitar “todas essas coisas que hão de acontecer”.

OBJETIVOS DA LIÇÃO:
Mostrar que o Apocalipse foi dado à igreja para levar os crentes à fidelidade incondicional a  Cristo;
Ensinar que, embora Satanás seja o príncipe deste mundo, o controle está nas mãos de Deus;
Ressaltar que a obra da igreja não termina com o arrebatamento muitos poderão ser salvos, sacrificando suas vidas por amor a Deus.

GLOSSÁRIO:
Símbolo: qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial.
Abrangido: compreender, encerrar; e
Aniquilaria: reduzir a nada, destruir inteiramente.

TEXTOS DE REFERÊNCIA:

Joel 2:30 - E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
Joel 2:31 - O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
Apocalipse 6:15 - E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
Apocalipse 6:16 - E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Apocalipse 6:17 - Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

INTRODUÇÃO
           O Apocalipse segue uma sequência lógica de acontecimentos. Nele não há parêntesis nem retrocessos. As revelações nele escritas apontam sempre para eventos bem ordenados e futuros. Portanto, os eventos que anunciam a chegada do “Dia do Senhor” ocorrerão depois do arrebatamento, pois João, sendo tipo da igreja arrebatada, assiste do céu à abertura dos selos e as suas consequências sobre a Terra e seus moradores.

1. OS JUÍZOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO (Apocalipse 6:1-8)
         Após a abertura dos quatro primeiro selos do livro do Apocalipse (Ap 6.1-8), haverá mortes incalculáveis, pois entram em cena o que o livro da Revelação chama de os cavaleiros do Apocalipse. Os cavaleiros representam o juízo divino sobre os pecados e as rebeliões dos homens. O primeiro cavalo é Branco (Anticristo), o segundo cavalo é vermelho (guerras), o terceiro cavalo é preto (fome) e o quarto e último cavalo é amarelo (morte). Esse capítulo da história é o anúncio do que está para acontecer, e estes cavaleiros são uma antecipação das demais profecias.

1.1. O Cavaleiro do cavalo Branco (Apocalipse 6:2 ").
             Acredita-se que esse represente o Anticristo (I João 2:18). Será alguém que dominará a todos os inimigos de Cristo. Sua característica de domínio será com uma falsa paz, que será tirada a partir do Cavaleiro Vermelho na metade da Grande Tribulação (I Tessalonicenses 5:3; Daniel 9:26-), não se pode confundir com o outro Cavaleiro Branco (Apocalipse 19:11-21). Aquele é a figura única que sai para dominar conforme as Escrituras neste momento específico (Daniel 7:7-8; Daniel 8:23-25; Daniel 9:27; Apocalipse 6:1)

1.2. O Cavaleiro do cavalo Vermelho (Apocalipse 6:4). A cor refere-se ao cavalo. Ela não representa o caráter do cavaleiro, mas antes, a natureza da missão. O cavaleiro em foco, nada disse. Apenas cavalgou e permitiu que a cor do seu cavalo o identificasse. Folhe concedido “... Que tirasse a paz da terra” e levar os homens a se matarem uns aos outros. Levava consigo uma espada que, simboliza juízo, morte e guerra. Este dia é conhecido com “Dia do Senhor” e não há como escapar. É “como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com o urso”.

1.3.  Os Cavaleiros do cavalo Preto e Amarelo (Apocalipse 6:5-8)

A guerra trata consequências graves, começando pela fome, que tem harmonia com a balança na mão, fazendo referência das condições difíceis da falta de provisões (Apocalipse 6:5) Pão por medida e peso nesta linguagem significa escassez de alimento (Ezequiel 4:10-17) Depois, o quarto ser vivente ordenará e sairá, em campo, o cavalo amarelo e seu cavaleiro. O nome deste é Morte. Ele receberá poder para matar um quarto da vida da Terra. Por onde ele passar deixará atrás de si um rastro de miséria, destruição e morte. Até as feras do campo atacarão as pessoas e as matarão. Possivelmente por causa da destruição e ocupação do habitat natural delas. Será como se um inferno ambulante seguisse os passos desse poderoso e destrutivo agente divino.
A abertura dos selos é uma sucessão de eventos que desencadeiam o começo dos julgamentos divino, e acontecerá em série sucessiva. A primeira é a série de sete selos com os sete cavaleiros e a natureza sendo modificada e seus desdobramentos; a segunda é a das sete trombetas (Apocalipse 8:9; Apocalipse 11:15-19) que têm seu início após a abertura do sétimo selo. Logo, há um silêncio no céu, fruto do horror que a humanidade estará enfrentando. O soar das trombetas abrange eventos que se estendem até a volta de Cristo, que inclui os julgamentos das sete taças (Apocalipse 16:1-21). da ira de Deus. As taças serão o último dos julgamentos contrato da impiedade que toma conta dos homens, antes da volta e estabelecimento do Reino de Cristo, e ninguém poderá deter esses juízes divinos. E, apesar de todos, eventos, muitos não se arrependerão e optarão por viver no pecado de sua rebelião contra a justiça ().

2. O CORDEIRO ABRE O QUINTO SELO  (Apocalipse 6:9-11)

         A abertura do quinto selo não causará efeito algum sobre a terra. Mas revela o destino dos convertidos pela pregação do Evangelho em meio aos terríveis acontecimentos deflagrados pela abertura do segundo e do quarto selo. O registro desta visão no Apocalipse faz parte das provisões misericordiosas de Deus, para que, os crentes daqueles dias, lembrando-se do que leram e ouviram a respeito dos mártires, nas “palavras desta profecia”, tenham forças e motivos para permanecerem fiéis até a morte, se for preciso.

2.1.                    Os mártires
Aparecem guardados debaixo do altar (Apocalipse 6:9), seguros da salvação e em comunhão com Deus. O texto deixa claro que o cavalo amarelo passa devastando a vida dos seres humanos com espada, fome, peste e com as feras da terra (Apocalipse 6:8). este grupo de santos vistos no presente texto são os mártires da Grande Tribulação. O texto dez que “foram mortos por amor da Palavra de deus e por amor do testemunho que deram” (Apocalipse 6:9b) nos informa quem os matou e a forma como morreram. Os mártires teriamo sangue vingado após um tempo (Apocalipse 6:11a; Apocalipse 11:2b). Mas a espada ainda aniquilaria muitos outros santos durante a tribulação (Apocalipse 7:13-14)
        A salvação, nesse tempo, será possível porque Deus dará mais uma oportunidade àqueles que não o receberam como salvador na dispensação da Graça. Haverá muita dificuldade, pois os poderes de Satanás estarão acentuados e com amplitude de atuação como nunca antes da história (Apocalipse 6:9-11  ; Apocalipse 7:9-17; Apocalipse 12:12,17; Apocalipse 14:1-5; Apocalipse 20:4). Nesta época, todos os seres humanos terão oportunidades de salvação, e não somente os desviados que não subiram na época do arrebatamento, desde que invoquem o nome do Senhor (Joel 2:32). a salvação continuará sendo pela graça mediante a fé, como está registrado no Apocalipse 7.12,11 e 14.4. esta descrito nesses textos, que a salvação é mediante o sangue do Cordeiro, e não porque alguém passou pelo fio da espada. É fundamental assimilar que o princípio para salvação mediante a fé, será válido par esses dias de muita angustia e dor.

2.2.                    O clamor dos mártires
“Até quando, ó verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6.10) Este clamor afata qualque possibilidade destes mártires pertencerem a qualquer tempo anterior ou posterior ao abrangido pelos selos segundo, terceiro e quarto. É o que indica o tempo presente do verbo ‘Habitar’. Os assassinos estão vivos quando os mártires clamam por justiça.

2.3.                    A resposta aos mártires e a recompensa deles
"11 - E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." (Apocalipse 6:11). Esta resposta indica que o trabalho do primeiro cavaleiro continuará e que o juízo ainda será aplicado misturado a graça, e que a multidão dos santos ainda aumentará.
        A expressão “ser morto como eles foram” em Apocalipse 6.11, tem sentido de: ser salvos como eles foram. E indica que a graça salvadora ainda estará disponível a todos quanto queiram recebe-las. Que o período de juízos entre a abertura do primeiro e do sétimo sele será administrado junto com a maravilhosa graça de Deus. E milhões se encolherão humildemente diante do Altíssimo e serão por Ele resgatados.

3. O CORDEIRO ABRE O SEXTO SELO (Apocalipse 6:12-17)

         A abertura deste selo iniciará o que chamamos de “a Grande Tribulação propriamente dita”. É o prelúdio do Dia do Senhor (Joel 2:31). Os crentes surgidos desde a abertura do segundo selo até ao sétimo podem ser comparados com a igreja de Esmirna. O que Jesus fala àquela igreja e a respeito dela, encaixa-se perfeitamente a esses crentes (Apocalipse 2:10). Vamos aos resultados da abertura do sexto selo.
         Em nenhum lugar do Apocalipse fala que não haverá salvação depois que o sétimo selo for aberto. Mas também é verdade que não aparece nenhum sinal de conversão dos homens diante dos flagelos a que serão submetidos. Além do que, seis é o número que representa o homem. Diante do que foi exposto, pode-se afirmar que o período do sexto selo será a última chance de redenção do Planeta.

3.1.                    Objetivos do rompimento do sexto selo
São três. Primeiro é, que vendo a poderosa mão de Deus deslocando os exércitos da natureza, os homens vejam nisso a chegada da última hora deles e se arrependam e se convertam. Segundo, são os poderosos deste mundo reconhecerem que todos os males que vêm afligindo a terra, não são simples calamidades naturais, mas intervenção direta e urgente de Deus na história (Apocalipse 6:15-17). Terceiro, é visitar Satanás é suas hostes nas regiões celestiais com o aviso de que o fim do domínio dele nos ares e na terra está às portas (Isaías 24:21).
Deus é justo e m todas as suas obras. Mesmo naquelas que se referem ao trato com Satanás um dos títulos de Deus mias usados no Antigo Testamento é: Senhor dos exércitos. Nos profetas, entres as coisas citadas como tendo a desaprovação de Jeová, está a invasão do território do inimigo de improviso. Ele é o Senhor de todos os exércitos celestiais. Jamais começaria uma guerra sem antes declarar ao Seu opositor a sua intenção.

3.2.                    A missão do cosmos no sexto selo
A natureza geme aguardando a rendenção (Romanos 8:19), mas ela só será redimida depois que for feito ao homem, o último apelo. A convocação, em grande escala, das forças da natureza para ajudarem no convencimento do pecador é o último convite para o homem receber a salvação de Cristo (Isaías 13:9-11). O trabalho delas continuará no período das trombetas para tornar bem patente a decisão dos ímpios de permanecerem na impiedade.

3.3.                    Consequências do sexto selo
A terra parecerá ter perdido toda a sua estabilidade. O firmamento parecerá estar fora do controle. Poderosos instrumentos servirão para aumentar a angustia e a aflição dos homens. Os observadores espaciais verão a desorganização, desestabilização e remoção dos governos humanos e do principado de Satanás. No sétimo selo o Cordeiro cortará a fita inaugural do “Grande e Terrível Dia do Senhor”. Até aqui os abalos e fenômenos naturais, tinham a intenção de levar o pecador ao arrependimento. Daqui por diante será para redimir e purgar a natureza. Libertada da corrupção, que provoca dores como da mulher que está de parto. Toda a criação será conduzida para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8:19-22).

CONCLUSÃO
         Deus insiste em que os homens se arrependam e se convertam. Mas chegará o momento em que Ele dirá “Estes sempre erram em seu coração e não conhecem os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso” (Hebreus 3:10-11).

QUESTIONÁRIO:

1.     O que contêm os seis selos preliminares?

R. A anunciação do Dia do Senhor.

2.     Quem abre os selos?

R. O Cordeiro.

3.     O que indica a cor preta do Cavalo?

R. Austeridade, rigor e severidade.

4.     Qual o proposito da abertura do quinto selo?

R. Animar e confortar os crentes retardatários e estimulá-los a Fidelidade, até a morte, se for preciso.

5.     Quando a natureza será redimida?

R. Depois que for feito ao homem o último apelo.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 04.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Culto da Mocidade deste domingo dia 15 de abril.


Apresentação de mais uma linda criança.
Pessoas aceitando a Cristo.

Aniversariantes do mês.
Fabricio e Meirille Louvando ao Senhor

Conjunto de Jovens Guerreiros de Cristo louvando ao Senhor

Salinha infantil


Jovens Adriano testemunhado sua nova vida como Cristão, Uma benção.


Davi testemunhado as Bençãos do Senhor




Ev. Valmir, 1º líder de jovens, trazendo a palavra de Deus


Culto de quinta feira dia12 de abril.




Márcia Rangel louvando ao Senhor.





terça-feira, 10 de abril de 2012

OS PREPARATIVOS PARA O DIA DO SENHOR


LIÇÃO 03 – 15 DE ABRIL DE 2012
OS PREPARATIVOS PARA O DIA DO SENHOR

TEXTO ÁUREO
“Depois destas, olhei, e que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. Ap 4.1

VERDADE APLICADA
Somente quem mantiver o olhar firme em Jesus, ouvirá o maravilhoso convite: Sobe aqui.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar a unidade das Escrituras;
Ensinar que nossa época está inserida nas “coisas que depois destas devem acontecer”; e
Chamar a atenção da classe para a iminência do Dia do Senhor.

GLOSSÁRIO
Desencadeará: romper com ímpeto; manifestar-se com fúria;
Vislumbre: sinal, vestígio, suspeita, indício; e
Redimir: resgatar, salvar, arrendar.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Apocalipse 4:7-9
"7 - E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 - E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 - E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,"

  • Terça feira: Apocalipse 4:10-11
"10 - Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
  • Quarta feira: Apocalipse 5:2-5
"2 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
3 - E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
5 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos."

  • Quinta feira:  Apocalipse 5:6-10
"6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 - E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 - E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra."

  • Sexta feira:  Apocalipse 5:11-12
"11 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
12 - Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças."

  • Sábado: Apocalipse 5:13-14
"13 - E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 - E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre."

INTRODUÇÃO.
Os profetas do Antigo Testamento viram, com antecipação assombrosa, fatos que ocorrerão na terra no Dia do Senhor. Mas eles viram da Terra, por isso, eles próprios alcançaram pouca compreensão do que viram. No Apocalipse, João descreve os mesmos acontecimentos, porém acrescenta à causa que desencadeará cada evento e os agentes de cada um deles. Isso foi possível porque João viu do ponto de vista do céu.

1. UM CONVITE ESPECIAL
“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Ap 4.1). Portanto, tudo que João vê e escreve daqui por diante até o capítulo 12, acontece no céu e tem efeito sobre a Terra.  É o desenrolar e o concluir da história da redenção, anunciada por todos os profetas e denominada “Dia do Senhor”, vista e contada antecipadamente por alguém que a observa das alturas celestiais.


1.1.   A ocasião do convite
“Depois destas coisas”. Que coisas?
·         Depois de ver Jesus glorificado, no meio das sete igrejas, tendo os ministros de delas na Sua destra.
·         Depois de ter recebido instruções para serem entregues a elas.
·         Depois de ver que o fim do tempo abrangido pelas igrejas está próximo, depois de tudo isso, João, ao modo de (Hebreus 12:1 "PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"), permaneceu com os olhos fitos em Jesus, no céu, de onde recebeu o convite irrecusável: Sobe aqui.

1.2.   O motivo do convite
“Sobe Aqui”. Vou te mostrar as coisas que depois destas que já te mostrei vão acontecer  (Ap 4.1). Representando as igrejas, João foi levado ao céu, onde Jesus revelou-lhe os juízos que executará sobre os homem pecadores e obstinados e os métodos que usará para redimir, purificar, e restaurar o corpo humano e a terra dos efeitos devastadores do pecado.
Você pode fortalecer a confiança dos seus alunos no amor de deus à humanidade, e, em especial, ao seu povo, fazendo  um breve relato das ocasiões em que Deus revelou aos sues servos os juízos que Ele pretendia executar sobre  pessoas e sociedades ímpias. Ex: antes da destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão foi avisado da intenção de Deus. Explore a ideia de que Deus só revela os seus propósitos àqueles que vivem acima do lamaçal imundo das sociedades, nas quais estão inseridos: Abraão vivia nas montanhas... Habacuque que na torre de Vigia... João foi chamado às alturas celestiais. Vale ressaltar que quando Deus decide destruir um povo, como os supracitados, todas as oportunidades de arrependimento e conversão já foram dadas e rejeitadas.

1.3.   Como João subiu ao céu
“E logo fui arrebatado” (Ap 4.2). Além de João, a Bíblia oferece outras amostras de como os salvos serão levados para o céu. O traslado de Enoque mostra o modo discreto de como os santos serão levados do seio das igrejas e do meio das sociedades que serão visitadas pela ira de Deus (Gênesis 5:22 "E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas."). o translado de Elias indica o modo público e ostensivo como os santos e profetas que surgirem durante a tribulação, e sobreviverem a ela, serão removidos da Terra, antes que sejam derramados sobre o planeta os últimos juízos de Deus (Apocalipse 11:12-13 "E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu."; II Reis 2:11-12 "11 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 - O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes."). Estejamos prontos, olhando para o céu. E de lá que soará o glorioso convite: "Sobe aqui”.


2. UMA VISÃO PANORÂMICA E GLORIOSA
João chegou ao céu, e, naturalmente, ficou maravilhado com o que viu. Diante do esplendor e da grandeza da visão, ele só consegue captar os componentes principais da cena. Eis o que ele descreve desta primeira impressão e seus significados:

2.1.   O trono e o mar de vidro (Apocalipse 4:2,6 "2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. 6 - E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.")
João viu um trono, posto ou armado no céu. Isto fala do trono do juízo instalado para o julgamento. João foi convidado para assistir do céu ao julgamento da Terra e de seus habitantes. Do trono saíam relâmpagos e trovões, que falam da iminência dos juízos divinos sobre a Terra; e vozes, que aludem à pregação fervorosa e urgente que os agentes de Deus fazem aos pecadores para adverti-los sobre a proximidade daquele Dia. Ao redor do trono João viu o arco celeste que continua lá para mostrar que a promessa de não destruir mais a terra é tão firme como o próprio trono daquele que prometeu. Diante do trono João viu um como mar de vidro e cristal. O mar, na Bíblia representa a multidão de povos e nações. Vidro e cristal falam da transparência e da calmaria e paz aparentes que reinarão na Terra nos dias imediatamente anteriores aos juízos de Deus (Apocalipse 6:1-"1 - E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. 2 - E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.").
Faça uma leitura atenciosa do Apocalipse a partir da abertura dos selos. Observe a critérios e etapas bem definidos cujo objetivo é purificar, e não destruir. Deus concede aos homens tempo, par que, vendo o Seu furor despejado sobre algumas populações e regiões, arrependam-se, e a terra, para que os lugares já visitados pela Sua ira purificadora se refaçam enquanto Ele purifica outros pontos do Planeta. Confira (Apocalipse 6:8 "E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra."; Apocalipse 8:7-12 "E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite."; Apocalipse 9:18 "Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas."; Apocalipse 16:2,10 "2 - E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. 10 - E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor."). A sequencia de juízos e reveladora: morre um quarto da vida na terra: perece um terço da vida vegetal e animal e muitos homens e um terço do sistema solar e atingido. Um terço do que sobrou da humanidade morre. Somente são atingidos os adoradores da Besta e os assinalados por ela, e, finalmente, somente o trono e o reino da Besta. Estas informações são apenas situacionais, e devem ser somente sugeridas. Reserve o desenvolvimento para as lições que tratarem dos selos, trombetas e taças.

2.2.   Vinte e quatro Anciãos e Seres viventes (Apocalipse 4: 4,7,8 "4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. 7 - E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. 8 - E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.")
Os vinte e quatro anciãos falavam de todos os que, pro terem sido revestidos das perfeições de Cristo (roupas brancas), venceram a carne, o pecado, o mundo e o Diabo e recompensados com a glória e autoridade (coroas de ouro), participam do governo de Deus (tronos). São uma representação dos crentes do Antigo e Novo Testamento. Os seres viventes podem representar a figura da grandeza de Deus. João menciona várias vezes esses seres formidáveis, ora adorando, ora trabalhando. Adoração e serviço são inseparáveis no Reino de Deus.

2.3.   Anjos (Apocalipse 5:11 "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,")
O capitulo cinco apresenta um vislumbre de adoração, reverência e reconhecimento ao Cordeiro que foi morto. João diz que o número era incontável “milhões de milhões e milhares de milhares”. Os anjos são enviados de Deus para missões específicas. Miguel é o príncipe dos exércitos  do Senhor e defensor de Israel, Gabriel é um anjo mensageiro, mas neste contesto surgem miríades incontáveis que exaltam, glorificam e se prostram diante daquele que esta em seu trono de glória (Apocalipse 5:11-14 "11 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, 12 - Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. 13 - E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 14 - E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.").

3. OBSERVANDO OS DETALHES
Passado o êxtase do primeiro momento, João viu coisas e personagens importantes que ele antes não pudera ver. O claro entendimento do que ele vê e descreve no capítulo cinco é fundamental para a compreensão dos demais capítulos do Apocalipse.

3.1.   Um livro selado, mas escrito por dentro e por fora
Havia duas particularidades naquele livro. Estava escrito por dentro e por fora e selado com sete selos. Este era o modelo das escrituras de posse das terras que foram entregues em herança aos filhos de Israel. Se, por alguma desventura, algum herdeiro precisasse vender a herdade, diante de duas testemunhas era lavrado o termo de posse, frente e verso, depois de selado, era entregue ao comprador. Estas terras estavam sujeitas ao resgate a qualquer tempo pelos legítimos herdeiros ou por um parente, que era chamado remidor. Este pagava ao posseiro o preço do resgate e tomava para si o documento da escritura de posse que podia reter consigo até ao ano do jubileu ou devolvê-lo aos herdeiros (Levítico 25: 25-28, 47, 48 "25 - Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão. 28 - Mas se não conseguir o suficiente para restituir-lha, então a que foi vendida ficará na mão do comprador até ao ano do jubileu; porém no ano do jubileu sairá, e ele tornará à sua possessão. 47 - E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro, 48 - Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;"; Jeremias 32:8-11 "8 - Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do SENHOR, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do SENHOR. 9 - Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro, dezessete siclos de prata. 10 - E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança. 11 - E tomei a escritura da compra, selada segundo a lei e os estatutos, e a cópia aberta.").

3.2.   O anjo forte
Ao que tudo indica, o livro fala do documento de posse da terra que foi comprado pelo alto preço do sangue de Jesus e guardado em segurança a destra do trono de Deus, até o momento da abertura de seus sete selos quanto a terra será redimida, purificada, restaurada e devolvida aos legítimos herdeiros. Satanás, o posseiro, recusa-se a desocupá-la. Aparece o ano forte, mas para tristeza de João, que chora muito, o anjo nada pôde fazer além de clamar: “quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?”
O redentor, no Antigo Testamento, precisava preencher alguns requisitos: ser parente do herdeiro da terra ou da pessoa a ser redimida. Se capaz de pagar o preço do resgate. Tinha de ser livre da calamidade que caíra sobre o que estava para ser redimido. Tinha que estar desejoso de redimir. Este é o tipo estabelecido por Deus para ser o Redentor tanto do homem quanto do Planeta. Somente Jesus preencheu todas estas exigências. Só ele pôde abrir os selos.

3.3.   O Leão e o Cordeiro
Os anciões consolam o profeta: “Eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. Mas, quando João olha, o que ele vê não é o Leão, é um Cordeiro, como quem havia sido morto. Porém Ele também é o Leão. O cordeiro possui a totalidade da força e do poder representados nos Seus sete chifres e a totalidade da sabedoria, os sete olhos. Os convidados cerimônia de reintegração de posse se regozijam quando o Cordeiro tomou o livro. Os vinte e quatro anciãos e as quatro criaturas, com harpas e salvas cheias das orações dos santos, adoraram o Cordeiro, prostrados (Apocalipse 5:8-10 "8 - E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.").  Os anjos e todas as demais criaturas também se alegraram e celebram a vitória do Cordeiro (Apocalipse 5:11-13 "11 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, 12 - Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. 13 - E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.").
O leão é um animal forte e dominador. Representa o poder real (Provérbios 30:30 " O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;"). e citado muitas vezes na Bíblia para representar o poder destrutivo que despedaça o inimigo (Salmos 7:2 "Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre."; Salmos 22:13 "Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge."; Jeremias 4:7 "Já um leão subiu da sua ramada, e um destruidor dos gentios; ele já partiu, e saiu do seu lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam destruídas, e ninguém habite nelas."). Representa a coragem daquele que não desiste quando ameaçado (Provérbios 28:1 "OS ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão."). Jesus tem força e coragem suficiente para vencer o diabo regatar a terra da maldição do pecado. Venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos: Jesus se destaca de todos os outros, no céu e na terra, por sua imensurável vitória. Ele é digno porque venceu. É impossível exagerar o valor e a abrangência do sacrifício de jesus ou o tamanho da vitória que Ele conquistou em Sua vida, morte e ressurreição (João 16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."; I Corintios 15:57 "57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo."). Jesus é o único que, na carne, venceu o inimigo por sua própria justiça. Ete fato o faz exclusivamente qualificado – digno de abrir o livro.

CONCLUSÃO
Todos os mortos no Senhor, e todos os que vivem para o Senhor receberão o convite que João recebeu “Sobe aqui”. João assistiu, por antecipação, às coisas que aconteceriam em breve e depois teve que voltar a Terra. Nós, porém, não seremos meros expectadores, mas participantes do programa de eventos divinos e estaremos para sempre com o Senhor.

QUESTIONÁRIO:

1)      Cite dois nomes, que como João, foram transladados ao Céu.

R. Enoque e Elias.

2)      O que mostra o arco celeste ao redor do trono de Deus?

R. Que a promessa de Deus de não destruir a Terra é firme.

3)      Qual o significado dos trovões que saíam do trono?

R. A iminência dos Juízos divinos.

4)      Que convidados estavam diante do trono?

R. 24 anciãos e quatro seres viventes.

5)      João viu um Anto forte, o que este fazia diante do Livro selado?

R. Choravam Muito.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 03.